LIÇÃO 11: OS MAIORES ERROS E ACERTOS QUE UM LÍDER PODE COMETER – Parte II

  • Home
  • Liderança
  • LIÇÃO 11: OS MAIORES ERROS E ACERTOS QUE UM LÍDER PODE COMETER – Parte II
alvo-real

Acesse a parte I clicando aqui

II NÃO SE ILUDA: TODO LÍDER COMETE ERROS

2.1 Vença a ilusão de se achar perfeito. Não é raro que o líder caia em algumas armadilhas bem comuns: ceder à tentação de se autopromover, confundir estar ocupado com produzir resultados e atuar em várias frentes e deixar várias atividades inacabadas. Vários líderes que deixaram uma marca importante na história tinham consciência de suas limitações e podemos citar, entre eles, Davi, Esdras, Mardoqueu e Neemias. Cada um deles fez algo que muitos julgavam impossível: Davi venceu Golias (1 Sm 17.49,50); Esdras reconstruiu o Templo (Ed 6.14,15); Mardoqueu salvou o povo judeu do extermínio (Et 8.15,16); e Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém (Ne 6.15,16). O líder não precisa – e nem pode – ser perfeito. O que ele precisa é se colocar nas mãos de Deus para executar a vontade perfeita do Senhor.

2.2 O erro mais comum que os líderes cometem. Estamos vivendo em um mundo repleto de distrações e ruídos que tentam, a todo custo, tirar a nossa atenção daquilo que realmente importa. E o grande desafio atualmente é manter o foco e não se deixar levar pelas distrações. Paulo, modelo para todo líder cristão, em sua carta aos Filipenses 3.13,14 nos exorta a: 1) manter o foco; e, 2) prosseguir para o alvo. Perder o foco significa: a) perder o alvo de vista, b) gastar mais para fazer o mesmo e, não raro, c) entregar um resultado pela metade, inacabado. No livro A única coisa: O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida, os autores abordam aquilo que Paulo disse que fazia: uma coisa bem feita de cada vez. Líderes que tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo acabam não fazendo nada bem feito.

2.3 As consequências desastrosas de erros evitáveis. Errar é humano, mas insistir em erros que poderiam ser evitados é desumano e esses erros podem trazer consequências desastrosas, tanto para o líder como para os liderados. O primeiro rei de Israel, Saul, foi um homem obstinado que tanto insistiu em erros assim que destruiu sua família, acabou morrendo e levando o povo a sofrer duras derrotas (1 Sm 31.1-7). Davi, que o sucedeu, mesmo sendo um rei melhor que Saul (1 Sm 15.28), também pecou ao fazer o que ele sabia ser errado e que poderia ter evitado: o adultério com Bate-Seba (2 Sm 11.27) e o censo de Israel (1 Cr 21.2-4). E, por causa desses erros, Davi enfrentou lutas até o fim da vida e teve que enfrentar as duras consequências (1 Cr 21.10-12) desses erros que ele poderia ter evitado.

III UM LÍDER DE VERDADE ACERTA O QUE É ESSENCIAL

3.1 Aprenda com seus erros e dos outros. Ser inteligente é aprender com os próprios erros, mas ser sábio é aprender com os erros que os outros já cometeram. Nesse sentido, você não precisa reinventar a roda: basta olhar os atos, tanto os mal-sucedidos como os bem-sucedidos, de líderes anteriores e aprender com eles. Nos tópicos e lições anteriores, foram citados bons e maus líderes bem como acertos e erros que podem servir de farto material de estudo. Se você quer aprender com exemplos positivos, olhe para José, Daniel, Neemias, Esdras e Mardoqueu. Mas se você quer evitar erros, veja o exemplo de Saul (1 Samuel), do povo que saiu do Egito e morreu no deserto (Números), e os tristes exemplos relatados no livro de 2 Reis.

3.2 Os maiores acertos que os líderes devem buscar. Muita coisa poderia ser dita sobre esse tema, porém a Bíblia nos traz dois exemplos que são basilares e que se você seguir esses dois conselhos simples, todo o resto se encaixará naturalmente. O primeiro conselho é: tema a Deus, pois esse é o princípio da sabedoria (Pv 9.10). O segundo é: ame ao Senhor de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e com todo o seu entendimento (Lc 10.27). Nenhum grande acerto que você fizer será maior do que esses. No fim das contas, todas as suas grandes realizações serão construídas em cima desse simples alicerce.

3.3 Frutos das decisões acertadas. E, para finalizar esse tópico, assim como Saul e Davi colheram frutos amargos de suas decisões erradas, existem exemplos de homens e mulheres de Deus que desfrutaram de muitas bênçãos graças a decisões acertadas do passado. E, para ilustrar com exemplos extraordinários, falemos de Raabe que escondeu os espias e passou a adorar o Deus de Israel (Js 2.9-13) e Rute, que decidiu seguir sua sogra, abandonando seus deuses falsos e entregando sua vida ao Senhor (Rt 1.16,17). Essas mulheres nem faziam parte do povo escolhido, mas suas escolhas de fé lhe garantiram um lugar de destaque na genealogia do Messias e na galeria dos heróis da fé de Hebreus 11. 

CONCLUSÃO

Na lição de hoje aprendemos sobre os desafios do nosso tempo, de como eles vão influenciar e impactar as ações e as decisões do líder que está à frente de um grupo de pessoas ou de uma organização. Aprendemos, também, sobre a ilusão de se enxergar como perfeito e como o líder pode evitar cair nessa armadilha porque ele é, afinal, um ser humano falho e que comete erros como qualquer outro. E, por fim, o líder deve focar nas coisas que ele não pode se dar ao luxo de errar para que possa evitar as consequências negativas dos erros e desfrutar as consequências positivas de seus acertos.

Próxima lição: LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!