LIÇÃO 01: O QUE É LIDERANÇA E PORQUE ISSO IMPORTA – PARTE II

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 01: O QUE É LIDERANÇA E PORQUE ISSO IMPORTA – PARTE II

Leia a Parte I clicando aqui

II QUEM PODE SER LÍDER

2.1 O líder já nasce pronto? Esse é um mito que, apesar de já ter sido desacreditado há bastante tempo, ainda engana e seduz algumas pessoas. O que podemos dizer sobre alguém poder ser líder é que existem alguns traços de sua personalidade que podem facilitar ou dificultar o seu desempenho como líder. Dito isso, é possível afirmar que qualquer pessoa pode vir a ser líder se ela contar com três qualidades essenciais: ser humilde e ter vontade de aprender, aceitar assumir riscos e desafios e, por último mas não menos importante, estar comprometido com o sucesso da missão que lhe foi atribuída como ocorreu com Davi quando aceitou lutar com Golias (1 Sm 17.32).

2.2 O líder é, portanto, formado. Vimos que uma pessoa dedicada e com vontade suficiente pode se tornar um líder. Mas, como se forma um líder? Como podemos avaliar se alguém se tornou um líder de verdade? Se ele é humilde e aceita ser corrigido, e se não tem medo de arriscar e de enfrentar desafios, ele está no caminho de se tornar um grande líder. Essas qualidades são importantes e contribuem para o desempenho de um líder. Porém, na igreja é necessário haver a unção divina para que o líder possa alcançar resultados que vão além de suas habilidades pessoais. Davi foi ungido rei e foi talhado como líder graças à unção divina em sua vida (Sl 89.20).

2.3 A liderança cresce com os desafios. John Maxwell, um dos maiores especialistas em liderança atualmente, nos dá um ótimo indicador para medir o quão grande um líder é. Maxwell nos diz que podemos medir a grandeza de um líder pelo tamanho dos desafios que ele aceita enfrentar porque, afinal, todo líder procura enfrentar desafios do mesmo tamanho que ele. Calebe não teve medo dos gigantes, os filhos de Enaque quando subiu para tomar posse de Hebrom (Js 14.12). Qual o tamanho de Davi como líder, já que ele foi o único que se dispôs a enfrentar Golias do alto de seus quase três metros de altura (1 Sm 17.4)? Qual é o tamanho dos desafios que ele aceita enfrentar? Isso vai mostrar que tipo e qual o tamanho dele como líder.

III ESTILOS DE LIDERANÇA

3.1 Liderar com foco nas pessoas. O principal papel de um líder é buscar a harmonia na equipe, motivar e inspirar as pessoas, estar atento aos prazos e escolher o melhor caminho para se chegar ao objetivo traçado. E, nesse esforço, cada líder possui uma característica ou atua de uma forma segundo a necessidade. O líder geralmente age de uma das seguintes formas: autocrática, centralizando as ações e decisões como Saul (1 Sm 13.9); paternalista, evitando conflitos como fez Eli (1 Sm 3.13) ou tentando agradar a todos, e, por fim, liderando de forma compartilhada, ouvindo opiniões sobre como agir e chegar ao resultado como fez Moisés ao ouvir o conselho de Jetro (Êx 18.24). Via de regra, a última é a mais difícil, mas também é a que produz melhores resultados.

3.2 Liderar com foco nos resultados. Liderar com foco nos resultados é uma ótima opção para o líder que quer fazer entregas relevantes e concretas. Os técnicos de atletas que ganham medalhas e quebram recordes são desse tipo. Um líder bíblico que liderava com foco nos resultados e que queria cumprir sua missão era Neemias (Ne 6.3). Porém, existe uma armadilha perigosa que deve ser evitada por quem lidera dessa forma: pensar somente nos resultados pode fazer você ignorar e desprezar as pessoas. Um líder temente a Deus não pode querer atingir resultados passando por cima das pessoas como se fosse um trator, destruindo e esmagando tudo o que estiver na sua frente. Esse não é o papel de um líder de verdade, muito menos na obra de Deus.

3.3 Liderar com foco na situação. Um outro modo de liderar e fazê-lo de acordo com a situação, por isso é chamada de liderança situacional. Ela requer que a equipe possua um alto nível de maturidade e que tenha capacidade de se autodirigir em boa parte do tempo, liberando o líder para se dedicar a analisar o cenário e tomar as melhores decisões. Ser um líder situacional requer uma ampla gama de talentos que não são fáceis e nem podem ser desenvolvidos rapidamente. Além disso, ele deve conhecer profundamente os membros de sua equipe e ajudar no seu desenvolvimento, de modo que possa confiar neles sem reservas. Um exemplo de líder situacional? José, ao governar o Egito, sabia que as ações executadas devem se adaptar às circunstâncias (Gn 41.33-36).

CONCLUSÃO

O líder possui um papel muito importante não apenas no desempenho de uma organização, seja ela secular ou eclesiástica, mas também em sua sustentabilidade e perenidade. Ou seja, um líder pode ser a razão para o sucesso ou para o fracasso de um grupo e, por consequência, da própria organização. Em um dos cursos sobre liderança que fiz, um pastor muito bem-sucedido me disse o que seria o segredo de seu sucesso: desenvolva sua equipe de modo que ela tenha o seu coração e não a sua cabeça. Em outras palavras, que eles possam ter liberdade de serem eles mesmos e que estejam comprometidos para buscar o sucesso da organização com um todo.

 

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!