Uma reflexão antes de desistir

Uma reflexão antes de desistir

17/12/2008

por Wallace Circuncisão, do blog Desafiando Limites.

Uma reflexão torna-se necessária quando os sonhos parecem fracassar e as forças se exaurem, forçando-nos a desistir e desanimar, pensando que chegou o fim. É nessas horas que o Senhor chega com socorro, pois estava apenas esperando chegarmos ao fundo do poço, ao beco sem saída, à encruzilhada da vida, para sentarmos desolados e sem qualquer perspectiva e esperança, para então descobrimos que Ele é o socorro bem presente na hora da angústia e plenamente capaz de reverter nossos aparentes insucessos e eventuais fracassos em vitórias até então inimagináveis.




Aconteceu com José, ao sair do cárcere para o palácio. Da cela para o trono. Quem jamais pensaria tal coisa? Mas os planos de Deus são assim. Inescrutáveis. Sublimes. Surpreendentes. Então todas as lágrimas derramadas serão recompensadas com novas companheiras, mas desta vez de alegria incontrolável e incapazes de exprimir a gratidão de um coração consolado pelo Carpinteiro de Nazaré.

Sim, Ele sabe com endireitar aquilo que nasceu torto. Ele é capaz de transformar um rude tronco em um móvel luxuoso e útil, e valioso também, pois todo trabalho artesanal é mais valorizado. Leva tempo, dá trabalho, mas o resultado é totalmente compensador. E cada obra é única, incomparável, ímpar. Assim, desta mesma forma, Deus está trabalhando conosco, moldando-nos segundo Seus planos soberanos e perfeitos, para nos fazer alcançar os sublimes objetivos por Ele traçados para nós.

Não desista. Se Tomas Edison tivesse desistido após mais de 1.000 fracassos, não teríamos a lâmpada a nos iluminar. As suas trevas de hoje não hão de se comparar com a radiante luz que te espera. Se Abraham Lincoln tivesse desistido após perder eleições importantes em sua trajetória política, os Estados Unidos teriam perdido um de seus melhores presidentes de todos os tempos! Talvez seu fracasso de hoje seja porque Deus tem coisas melhores para você. Melhores e maiores. Se Lincoln tivesse ganho o pleito inicial, teria continuado a carreira política até culminar na presidência? Não sei, não sabemos, mas algo me diz que não. No mínimo, não teria ganho a experiência necessária para enfrentar com galhardia e êxito as crises nacionais que se abateram em seu mandato presidencial.

Se você desistir hoje, o que o mundo deixará de ganhar amanhã? O que Deus deixará de realizar através de você, e somente você? Quando o vaso se quebra, a responsabilidade de reconstruí-lo não é dele próprio, do vaso, mas sim do oleiro que o construiu, ou mesmo que permitiu que se quebrasse.

Descanse nas mãos do Oleiro e apenas observe como Ele pode juntar cacos aparentemente imprestáveis e transformá-los em algo novo e totalmente diferente daquilo que foi antes. Remodelado. Sem qualquer sombra das cicatrizes passadas, e mesmo que ainda sejam visíveis, serão de tal forma orientadas e ajustadas que se tornarão belas, como parte de um projeto bem definido e orquestrado.

Algumas telas dos grandes pintores parecem-se, inicialmente, com borrões de tinta para alguns, incapazes de reconhecer sua harmonia dentro de uma aparente confusão colorida. Mas essas mesmas obras alcançam milhões de dólares em leilões de arte, onde colecionadores meticulosos sabem muito bem avaliar os traços e compassos do gênio por trás do pincel, bem como do intento de sua mente fantástica.

Sua vida parece sem sentido? O Divino Mestre ainda não concluiu Sua obra em você. Seu projeto não foi ainda completado. Você faz parte de um Plano maior, onde cada peça se encaixa perfeitamente, e aquelas que ainda não encontraram seu devido lugar estão sendo transformadas, desgastadas, polidas, diminuídas, para se encaixarem na engrenagem principal.

Se as coisas parecem ter se estagnado, se pararam de repente, não se desespere. Talvez Deus esteja fazendo alguns ajustes em você para fazê-lo assumir um lugar mais importante, e para isso Ele precisa de um tempo. Deixe Deus trabalhar em você. Logo mais, você irá vê-lo trabalhando com você, para, afinal, trabalhar por você.

Enquanto isso, descanse sua mente e alma. Poupe o Oleiro de atrasos desnecessários, de mais tempo amassando o barro antes de tê-lo pronto para uma nova fôrma. O resultado final, você se surpreenderá, compensará todo o trabalho, todo o sofrimento, todas as lágrimas. Tudo. Você verá. Creia. Você verá.


O ano de 2005 foi muito difícil para mim: desempregado, desanimado e desesperançado.

Desempregado – e recém-casado -, pois havia pedido demissão para estudar para concursos;

Desanimado, pois havia falhado em minha primeira tentativa;

Desesperançado, pois achava que não iria conseguir sair daquela situação.

Criticado… minha esposa trabalhava o dia todo e estudava à noite, enquanto eu ficava em casa com o olhar perdido… Ainda sustentava a casa, com bicos e com uma pequena reserva financeira que, um dia, acabou.

Às vezes, o que mais precisamos é isso mesmo: de um beco sem saída, do fundo do poço, de uma encruzilhada sem saber para onde ir.

É nesses momentos cruciais que, muitas vezes, encontramos a força necessária para vencer, até então escondida no recôndito do nosso ser. É quando, também, nos voltamos mais para Deus, e descobrimos nEle a motivação e a inspiração para seguirmos avante, em Quem encontramos uma voz amiga e o incentivo para tentarmos mais uma vez. Geralmente, há outras vozes de incentivo, mas não damos muita atenção. Mas, quando chegamos aos becos-sem-saída da vida, Deus finalmente consegue nossa atenção. E, quando O ouvimos, alcançamos aquilo que tanto desejamos.

***

Hoje, após ser aprovado em um dos melhores concursos do país, um dos mais difíceis dos últimos tempos (os concursos estão ficando cada vez mais difíceis, e os concurseiros, cada vez melhores), de ver um sonho se tornando realidade, fico até pasmo ao ler novamente essa mensagem, escrita ao final de um ano de fracassos.

Hoje, após contabilizar inúmeros sucessos, que se iniciaram logo após a escrita desse texto, vejo que a diferença entre o perdedor e o vencedor reside, muitas vezes, na atitude pessoal. Muitos daqueles que consideramos heróis, foram apenas pessoas comuns que se dispuseram a fazer bem-feito e da melhor forma que podiam, aquilo que lhes foi designado. Cumpriram um dever.

Pergunte se eles se consideram heróis. A esmagadora maioria vai dizer que não. Talvez alguém me considere um “herói” por ter passado em vários concursos, e especialmente nesse último da CGU. Mas não é assim que me vejo. Eu me vejo como uma pessoa normal. A única coisa que eu fiz de anormal foi não desistir diante dos obstáculos, diante das lutas, diante da sensação de que era quase impossível continuar. E essas vezes não foram poucas.

Eu não sou detentor de nenhum talento especial, ou privilégios especiais. Se há alguma coisa de especial em minha vida, eu diria que não é nem a vontade férrea de vencer, mas uma determinação que pensava que não tinha: não desisitir sem tentar, não desistir antes da luta acabar, não desistir antes de ainda ter forças para continuar.

É isso um traço de herói? Talvez. Mas isso faz de mim um herói? Não sei. Mas, se fizer, não sou um herói solitário, de conquistas inimitáveis. Sou apenas mais um no meio de tantos. Se não desistir faz de você um herói, então meus pais são muito mais heróis do que eu. Meu pai não tem o 1º grau completo, pois teve que escolher entre estudar e sustentar a família, na roça, no meio do sertão, onde a água é escassa. Converse com ele hoje, ou leia um texto seu. Você vai se admirar, e jamais imaginará que seu passado foi construído em cima de dificuldades e privações.

Veja o exemplo de minha mãe. Igualmente morando no sertão, sendo uma das filhas mais velhas, ajudou a criar e cuidar de sua dezena de irmãos. Retornou aos estudos – supletivos – quando eu estava para concluir o 2º grau. Ela concluiu o 2º quando eu já estava formado havia vários anos. Hoje, ela faz faculdade, entrando na 3ª idade. Eu posso me considerar “herói” tendo esses exemplos, tão próximos de mim? Ainda que eu pudesse, não faria isso. Heróis de verdade são eles, cujos exemplos me inspiram, me emocionam e me surpreendem. Minhas conquistas, perto das deles, apequenam-se, diminuem, assim como eu também, voluntariamente, me diminuo diante de sua história de vida.

Se eu tenho algum objetivo para o futuro? Tenho. Ser um pai melhor do que o meu foi para mim. Se eu conseguir ser, pelo menos, igual a ele, o que já é uma tarefa gigantesca, me darei por satisfeito.

Eu rejeito a alcunha de “herói”, de “superior”, de “forte”. Eu sou apenas “comum, normal, inferior e fraco”, mas, consciente dessas limitações, tentei alcançar o máximo que podia com aquilo que eu tinha. Apenas isso, e nada mais que isso. Como cheguei aqui, então? Com a ajuda de Deus.

Ele não está interessado em grandes homens para honrar, mas em pessoas comuns para auxiliar a realizar grandes feitos. Eu sou apenas e tão somente isso: um “pequeno” através de quem Deus realizou grandes coisas.

Espero que essas singelas palavras possam tê-lo convencido de que é possível, apesar de tudo. Pode acreditar, se eu consegui, qualquer um consegue, fazendo apenas o que eu fiz: não desistir.

Se você gostar, não esqueça de avaliar (Gostei, curtir, Estrelas, +1) e indicar aos seus amigos.

Que Deus te abençoe.

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!

Fonte original, sem as alterações dos fatos de 2005: http://www.irmaos.com/artigos/?id=2345

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] por cima e tentar de novo. Mas, talvez o que mais chame a atenção das pessoas seja o fato de eu expressar meus próprios fracassos e decepções e mostrar que se Deus me levantou, Ele pode reanimar (dar vida) e levantar qualquer […]

[…] acho que não fui eu que escolhi escrever sobre motivação. Eu tive que aprender a vencer o desânimo, a decepção e as frustrações pelas quais passei, e ou aprendia ou morria. Dessa forma, Wilma, […]

[…] conhecia ate alguns minutos atras ao entra no sitio da Editora Ferreira olhei o seu artigo  ”uma reflexão antes de desistir“ terminei de lê..estou chorando profundamente, a sua historia e a minha, apos 12 meses […]

[…] ler meu artigo “Uma reflexão antes de desistir” q pode ler aqui e “Você pode […]

Amigo, o seu texto é lindo e inspirador demais, diante de tantos problemas que venho enfrentando, essa leitura me fez retomar a vontade de seguir em frente, e superar os tantos obstáculos que estão no meu caminho, colocando Deus como meu guia e fazendo uso da sua eterna misericórdia.
Deus continue te abençoando. Um grande abraço.

obg, Diego.

Deus o abençoe e obg por comentar e deixar seu feedback.

abs,

[…] eu falei um pouco mais sobre isso, que você pode ler clicando aqui. Como não passei de imediato, enfrentei vários problemas até conseguir sair do lamaçal. Dessa fase, trouxe coisas boas e ruins. As boas: aprendizado e […]

[…] “Do fundo do baú” em seus títulos ou marcadores. Desses, um dos que mais gosto é o Uma reflexão antes de desistir. Aapesar de não ser muito popular, esse post foi um dos que mais marcaram minha vida de aprendiz […]

[…] mesmo que pecar, capice? E, se você diz que já leu vários textos meus, já deve ter lido quando eu pensei em desistir, mas desisti de desistir? Sim, eu sei que ficou confuso… risos, mas se você entendeu, é o […]

[…] sem saída, a jogar tudo pro alto. Mas, o que nos faz seguir em frente, mesmo quando achamos que as coisas estão indo de mal a pior em nossa vida? É a unção de Deus. É ela que nos capacita a seguir em frente, mesmo quando tudo diz que não, […]

[…] na verdade, esses textos estarem entre os mais votados (ou queridos, pelos leitores), nos diz que a tentação de parar no meio do caminho é grande. Uma das razões para que tantos leitores se identifiquem com esses textos é que, IMHO, eu conto […]

Responder

Dores e prazeres de ser um blogueiro cristão

[…] conhecia ate alguns minutos atras ao entra no sitio da Editora Ferreira olhei o seu artigo  ”uma reflexão antes de desistir“ terminei de lê..estou chorando profundamente, a sua historia e a minha, apos 12 meses […]

[…] momento de nossa caminhada cristã, queremos desistir de tudo… E, sendo ainda mais sincero, isso acaba se repetindo em outros momentos da vida. Ter a fé violentamente atacada, ridicularizada e intimidada acaba por minar nossa resistência, […]

[…] hoje, o que elas estão passando agora. São situações que as deixam deprimidas, estressadas ou desanimadas, com medo do amanhã. Às vezes, são enfermidades, é o desemprego, foi uma desilusão amorosa ou um sonho frustrado. […]

[…] esperança adiada adoece o coração, mas o desejo que se cumpre é fonte de vida”. Só quem já teve esperanças frustradas sabe como isso é […]

Me fez lembrar de minha mãe que foi assistente social em nossa cidade com apenas o primario. Seus post são motivação total. O dia que passo ser vizitar o blog parece que vou sentir um treco. pra quem não gostava muito de ler estou habituando. Quero que tudo que tenho lido seja proveitoso em minha vida. Valeu jovem!!!

obg, Edi.

seus comentários tb nos estimulam a continuar escrevendo.

qdo gostar de um post, peço que avalie e compartilhe tb, ok amado?

gde abço,

Deus abençoe.

[…] “descansar, refazer as forças”, o primeiro sentimento que vai assaltá-lo será “Desista, você não vai a lugar nenhum mesmo! Você nunca foi ninguém na vida, por que quer mostrar pros outros o que não é? Jogue tudo pro […]

[…] que fazer agora? Trabalhar, produzir e… esperar. Seu sucesso não virá do dia para a noite. Tenha paciência e continue fazendo as mesmas coisas, até atingir um nível mínimo de solidez, até começar a “engrossar o caldo”. Não […]

[…] infância, juventude e início da vida adulta, é perfeitamente compreensível que Moisés tenha relutado em dizer sim ao chamado divino. Mas, é justamente aqui que encontramos o diferencial, aquilo que realmente fez toda a diferença […]

[…] Mesmo que você esteja lutando sozinho, abandonado no campo de batalha, ainda não é o momento de entregar os pontos. […]

[…] novinho, lá pelos idos do século passado, para não dizer milênio (risos), sempre fui alvo da tentação de parar no meio do caminho, de desistir no meio da jornada e abandonar […]

[…] semanas! Talvez você já tenha ido ao lugar certo em busca de seu milagre, uma vez, duas vezes, algumas vezes… e desistiu. Está na hora de voltar, de acreditar de novo e esperar pelo tempo de Deus agir em sua […]

Responder

Aprendendo com a mudança

[…] com você, neste exato momento, e chegou a hora de você sacudir a poeira e dar a volta por cima. Todo mundo passa por momentos de desânimo, e eu sou um dos que já passei por isso não só uma, mas duas vezes, e de forma muito intensa. Se […]

[…] intransponíveis, que ameaçavam a realização de meus sonhos e projetos, eu descobri que era necessário parar e refletir um pouco sobre o que poderia e deveria ser feito para mudar aquele quadro […]

[…] com você, neste exato momento, e chegou a hora de você sacudir a poeira e dar a volta por cima. Todo mundo passa por momentos de desânimo, e eu sou um dos que já passei por isso não só uma, mas duas vezes, e de forma muito intensa. Se […]

[…] com você, neste exato momento, e chegou a hora de você sacudir a poeira e dar a volta por cima. Todo mundo passa por momentos de desânimo, e eu sou um dos que já passei por isso não só uma, mas duas vezes, e de forma muito intensa. Se […]

[…] Eu também já fui vítima de crises. Na crise da Tequila (México), em 1994, houve um drástico corte nos concursos, época em que eu estava apto para passar no Concurso da Receita Federal, pois havia raspado a trave no ano anterior. Meus sonhos foram por água abaixo e a conquista de um cargo público na elite do funcionalismo demorou quase 15 anos para se tornar realidade. […]

[…] amiga concurseira (parabéns, Greice!), que ficou em sexto lugar, depois de mim. Claro, abri mão também por já estar trabalhando na CGU, desde 2008… risos pegue no […]

[…] Uma reflexão antes de desistir […]

[…] pregação foi a que mudou minha vida, quando eu achava que nada mais iria dar […]

Responder

Quando tudo der errado...Persista! | Autoridade Crista

[…] de viver, perdi o prazer de viver. Sim, é verdade, passei por isso, e olha que não é a primeira vez que sofro disso. Mas, calma, não quis me suicidar, nada disso, apenas achei que a vida tinha perdido o sentido ou […]

[…] nos R$ 15 durante todo aquele ano (2005), que foi um ano bem difícil, desemprego… (leia mais aqui). Enfim, tenho saudades daquele que, um dia, foi considerado um dos mais famosos expositores da […]

[…] eu já falei muito sobre não desistir de seus sonhos e de tentar mais uma vez, vou colocar essa música do Regis Danese porque ela pode ser uma versão lírica e harmônica […]

[…] Eu estava meditando, já há alguns dias, que precisava escrever novamente sobre motivação. Apesar de gostar de escrever sobre vários assuntos, a motivação é algo que me traz muito prazer em escrever. Uma coisa que os leitores não devem fazer idéia ou ter noção é que nós que escrevemos… ops, não conheço outros que escrevem sobre motivação para falar em seu nome… Reformulando: eu que escrevo sobre motivação também tenho meus momentos “down“, pra baixo. Inclusive, fim do ano e começo deste (2011) foi um ano em que praticamente desisti de viver, perdi o prazer de viver. Sim, é verdade, passei por isso, e olha que não é a primeira vez que sofro disso. […]

[…] Eu estava meditando, já há alguns dias, que precisava escrever novamente sobre motivação. Apesar de gostar de escrever sobre vários assuntos, a motivação é algo que me traz muito prazer em escrever. Uma coisa que os leitores não devem fazer idéia ou ter noção é que nós que escrevemos… ops, não conheço outros que escrevem sobre motivação para falar em seu nome… Reformulando: eu que escrevo sobre motivação também tenho meus momentos “down“, pra baixo. Inclusive, fim do ano e começo deste (2011) foi um ano em que praticamente desisti de viver, perdi o prazer de viver. Sim, é verdade, passei por isso, e olha que não é a primeira vez que sofro disso. […]

[…] Após 10 anos sem regar meus estudos, resolvi, de uma hora para outra, parar com tudo e investir, mais uma vez, no sonho de ser aprovado em um concurso público. Comecei a regar esse sonho em janeiro de 2005, e já queria colher os frutos em março de 2005. Resultado? Não estavam maduros o suficiente. Foi uma frustração, uma decepção que me perseguiu durante todo o restante daquele ano. Falei um pouco disso aqui. […]

Um excelente texto que fala ao coração e a alma. Vc é um cara usado por Deus para falar à vida das pessoas. Deus te abençoe!

obg, Paulo.

imaginei q vc ia gostar desse post.

=o)

[ ]s

Quando estou um pouco abatida, gosto de ler esse post, pois ele me reanima e me motiva.
Obrigada

sabe, às vezes, eu também… risos

já comentou no post para concorrer à Bíblia?

[…] desejada, apesar de quase ter ficado entre as vagas. O desânimo bateu forte (leia mais em Uma reflexão antes de desistir) e o ânimo só retornou no fim de 2005, para retomar em janeiro de 2006. A partir daí, tirando os […]

[…] desejada, apesar de quase ter ficado entre as vagas. O desânimo bateu forte (leia mais em Uma reflexão antes de desistir) e o ânimo só retornou no fim de 2005, para retomar em janeiro de 2006. A partir daí, tirando os […]

[…] revivi essa situação quando estudei para técnico do TRT/MG. Contei um pouco sobre isso quando escrevi sobre refletir antes de desistir. Nesse, eu também sabia, de antemão, que não havia ido tão bem quanto deveria, e corrigir o […]

[…] revivi essa situação quando estudei para técnico do TRT/MG. Contei um pouco sobre isso quando escrevi sobre refletir antes de desistir. Nesse, eu também sabia, de antemão, que não havia ido tão bem quanto deveria, e corrigir o […]

Texto lindo kra, mano por acaso entrei nesse site e era o que precisava ouvir, por acaso quando estava lendo estava ouvindo a musica marca da promessa, tenho certeza que isso não foi por acaso.

fica com Deus.

obg, Rafael, pelo retorno, Deus o abençoe e lhe conceda a realização de seus sonhos.

abs.

[…] ler meu artigo “Uma reflexão antes de desistir” q pode ler aqui e “Você pode […]

Muito legal.
Obrigada por compartilhar conosco.

[…] nos R$ 15 durante todo aquele ano (2005), que foi um ano bem difícil, desemprego… (leia mais aqui). Enfim, tenho saudades daquele que, um dia, foi considerado um dos mais famosos expositores da […]

Lindas palavras! Realmente motivadoras… Estava precisando ler isso no dia de hoje.
Talvez o Senhor tenha me trazido por esse caminho, me entregando esse texto justamente por perceber isso.
Obrigado!

Grandes coisas fez, faz e fará o Senhor por nós. Por isso ficamos/somos alegres.

[…] Leia mais… […]

Valeu, Wally. Sua experiência é linda. E vale a pena passá-la p/ frente. Muitas pessoas serão, como eu estou sendo, encorajadas a continuar lutando até ver o final da luta. Se morrer, que morra lutando.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!