regional Filhos no reinado-Ultima parte

Em 4 de fevereiro de 2010 08:32, <redacaoregional> escreveu:


Juntos, mas cada um no seu lugar
Um dos mais graves problemas em relação aos limites parece surgir quando os pais deixam de assumir o seu papel e transferem a responsabilidade da educação dos seus filhos para terceiros, omitindo-se. A criança encara esse comportamento como abandono e falta de interesse. E quando a responsabilidade é jogada para outros, é difícil acompanhar todo processo. “Cada um, tanto o pai quanto a mãe, tem o dever de, juntos, ensinar ao seu filho o melhor caminho a ser seguido”, comenta Susie Meire Valadão.

Ivana Brandão acredita que o diálogo é o melhor caminho. “É muito importante que os pais, ao tomarem qualquer decisão, sempre que possível, devem fazê-lo em conjunto, com o filho presente, principalmente naquilo que lhe diz respeito”. Ivana ainda traz uma informação reveladora, que parece traduzir bem a realidade dos pais hoje em educar os seus filhos da melhor maneira. Segundo ela, muitos que a procuram, angustiados, desabafam: “Não sabemos se são os nossos filhos ou se somos nós que precisamos de ajuda”. Susie Meire também é enfática: “Quando se trata de limites, a questão principal é: o que eu quero ensinar para o meu filho?”

Com a palavra, os especialistas
LIMITES: O QUE PENSAM OS PROFISSIONAIS SOBRE O ASSUNTO?

“Quando se trata de limites, a questão principal é: o que eu quero ensinar para o meu filho?”
Susie Meire Valadão Cintra
Psicóloga e psicopedagoga

“Apregoou-se que não se deve dizer ‘não’ aos filhos, que eles devem ser livres nas suas atitudes, escolhas e decisões. Surge o grande conflito: como educar os filhos? Com ou sem limites? Como prepará-los para a vida?”
Ivana Brandão
Psicóloga e psicopedagoga

“Se a nossa foi uma geração neurótica pela repressão que sofremos, a de nossos filhos é uma geração de delinqüentes, pela ausência de limites com que foi criada”.

“Numa reação à repressão sofrida ou por mero comodismo, o fato é que muitos pais de nossos dias perderam o controle de seus filhos pela omissão e falta de critérios na indispensável colocação de limites às vontades e reivindicações de seus filhos”.
Luiz Carlos Osório – Médico, psicanalista, grupoterapeuta
e especialista em adolescência e família

“Os pais parecem ter desaprendido, por exemplo, como dizer um simples ‘não’ de forma convincente, quando precisam negar alguma coisa aos filhos. Na maior parte das vezes, esse ‘não’ soa como um ‘sim’”.
Tânia Zagury – Mestra em Educação e professora adjunta
da Faculdade de Educação da UFRJ
Graduada em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

“Embora todos os sentimentos e desejos sejam aceitáveis, nem todos os comportamentos o são”
Haim Ginott – Psicólogo e escritor
Citado por John Gottman e Joan De Claire
em “Inteligência Emocional e a Arte de Educar Nossos Filhos”.

::Por Marcelo Ferreira

Sm 46:10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
?237964:289:1265279521:1:1265279521140564__utm.gif?utmt=imp&utmac=UA-164895-2&utmcsr=grupos&utmcmd=email&utmctr=regional&uctr=regional&utmcid=13

h.gif
cancelar assinatura – página do grupo
 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!