Em defesa da diversidade [2]

Cuidado! Imagens fortes!

Todo novo-convertido, bem essa é uma afirmação empírica, mas tá valendo, sonha com uma igreja ideal. É um sonho utópico, e que causa muitas decepções e frustrações.

Talvez por desconhecimento bíblico e teológico, o novo-convertido, após a conversão, pensa que a igreja é um mar-de-rosas, que tudo vai ser mil maravilhas e coisa e tal… nem desconfia que a igreja é formada por pessoas tão falhas quanto ele, em processo de transformação, de santificação, que é um processo contínuo e progressivo.

A igreja possui, no Novo Testamente, várias figuras, tais como edifício, corpo, templo, etc., mas quero chamar a atenção para o figurativo “lavoura” ou jardim. Paulo diz que um semeia e outro rega, mas é Deus quem dá o crescimento. A Igreja seria, então, uma reedição do Éden, o paraíso de Deus (éden significa jardim).

Então, nós, que fazemos parte desse jardim de Deus, devemos nos lembrar de Gênesis, onde o Senhor Deus plantou um jardim para o homem. Todavia, nesse jardim havia inúmeros animais, aos quais o homem deu os nomes que bem quis.

O cuidado do Senhor com a biodiversidade, um tema muito em voga hoje, é tão grande que, na ocasião do dilúvio, Deus salvou mais bichos do que gente! Talvez porque eles é que, no fim das contas, eram os inocentes…

Bem, onde quero chegar? No seguinte: a igreja, como jardim, é um terreno fértil para o aparecimento dos mais diversos bichos, e essa diversidade faunológica, longe de ser prejuízo para a igreja, é um perfeito habitat para o crescimento e cultivo de qualidades indispensáveis: a tolerância, a justiça, a equidade, o amor ao próximo, o companheirismo, etc.

O terreno da igreja torna possível, no meio de tanta coisa ruim, o florescer de muita coisa linda e maravilhosa e, a despeito das ervas daninhas e bestas-feras que habitam por ali, vemos brotar e florescer lindas rosas no jardim de Deus, para sua glória. Temos, também, o privilégio de ver o nascimento, crescimento e maturidade dos cordeiros de Deus.

Veja essas fotos, e reflita se, como afirmei, a diversidade, mesmo animal, gera grandes oportunidades de crescer na graça e no conhecimento do Salvador.

Enjoy it.

Bichos que povoam o habitat eclesiástico, e suas respectivas nomenclaturas explicativas

Tipo de crente que acha que sabe tudo, mas que fala besteira que é uma barbaridade.

Não se dão, mas não se largam... vivem entre tapas e beijos

Esse gosta de ir fundo nas discussões, sem se importar de chegar ao fundo do poço

Esse é terrível, língua de sogra perde longe... cochicha mais que panela de pressão no fogo alto. Também conhecido como "o terror dos pastores"

Mais curioso que macaco novo, porque macaco velho não põe a mão em cumbuca

não é assombração, mas vive assombrando nas 'interpretações' escatológicas e nas estrambóticas e estapafúrdicas também

esse corre muito, vive pulando de gramado em gramado, onde a grama parece mais verde

só Deus sabe o que vai sair de dentro dessa cachola embananada

os espreitadores de sonhos alheios, não suportam ver ninguém alçando voo, que já querem abater os sonhadores. Arranham mais que xique-xique no sertão.

esse é figurinha carimbada na igreja, e tarimbada na enganação. Não dá para fazer filme só com ele, porque se ele é o "artista", onde está o bandido?

vulgo 'zoiúdo', enxerga tudo, nada escapa ao seu atento e vigilante olhar. Consegue ver os defeitos de todo mundo, menos seu próprio pecado.

nem queria ter por vizinha, é mais enxerida que tamanduá em formigueiro. Também tem o corpo na igreja e a cabeça no mundo.

sua especialidade é a zombaria, gosta de rir dos projetos e sonhos alheios.

a ignorância é um problema sério para este tipo de crente, é levado por todo vento de doutrina.

esse desconfia de tudo o que se faz na igreja, mesmo que seja para melhoria da própria igreja.

assim como existe o osso duro de roer, esse é do tipo "zagalo", duro de engolir.

típico crente oculto, ninguém sabe, ninguém vê, ninguém ouve ele falar da salvação

esse é procurado sempre que tem alguma coisa pra ser feita, mas sabe se esconder como ninguém para evitar algum trabalho ou sacrifício

esse é o tipo que gosta de brincar com fogo e flertar com o pecado

sabe aquele crente que vive pedindo: "ora por mim" e nunca diz: "vou orar por você"? é esse.

nem vou falar muito desse chato, porque todo mundo conhece um

primo do chato, esse é uma mala sem alça, não sabe onde lhe cabe nem toma chá de simankol

a corrida pro céu sempre tem os lerdos, e é a falta de santidade que trava o avanço cristão

o caminho para o céu é estreito, mas sempre tem quem acha algum motivo para se empalhar com as coisas do mundo

super-crente, acha que pode tudo, até chegar no céu sem a ajuda de Jesus

para esse, tudo é motivo de escândalo, nunca alcança maturidade para entender o agir de Deus.

e, por último, o crente linguarudo, que tem a língua maior do que a boca, que tem parte com a lambisgóia.

E você, conhece algum tipo desses no seu zoológico, ops… na sua igreja?

=o)

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] This post was mentioned on Twitter by Wallace Sousa. Wallace Sousa said: Em defesa da diversidade [2]: http://wp.me/pKOiU-fG […]

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!