Interceder é assumir o lugar do outro

Hebreus 13.3 diz assim:

Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados.

 

Oh, aí vem o Bob, e eu lhe disse que estaria orando por ele! "Querido Deus, ajude o Bob. Amém". Olá, Bob, estive orando por você!

Outro dia fui orar pelos missionários. Conheço alguns pessoalmente, já contribuí financeiramente para alguns trabalhos desenvolvidos por eles, troquei emails e telefonemas, às vezes. Todavia, ainda restava um quê de distanciamento que me impedia de orar co mais eficácia, visto que sou partidário da ideia que oração tem que ser eficaz, senão não é oração. Pode ser qualquer coisa: palavras bonitas, bem arranjadas, articuladas, mas, se não atingir um fim específico, não pode, biblicamente, ser chamada de oração. Os fariseus oravam bonito, digo, falavam bonito, mas eram orações inócuas, inertes e ineficazes. Clique aqui para saber porque sou tão radical em se tratando de oração.

Pois bem, nesse dia havia duas coisas urgentes a serem realizadas: orar e almoçar, não necessariamente nessa ordem. Resolvi, então, aliar ambas: fui almoçar orando. Então, naquele momento, enquanto estava na fila do self-service, algo inesperado aconteceu: comecei a orar pelas necessidades dos missionários que, muitas vezes, sequer têm como escolher o que vão comer no dia. Olhava para os pratos a serem servidos, a minha total disposição, e pensava em quantos servos de Deus sequer podem se dar o prazer de colocarem à mesa uma comida digna, decente para seus filhos, ou mesmo para si.

Naquele momento, dei-me conta de que, realmente, estava orando eficazmente por eles, suplicando a Deus por algo, de fato, específico, necessário e urgente para os missionários. Descobri, quase por acaso, algo que deveria estar ciente desde há muito, mas que, por alguma inexplicável negligência e injustificável ignorância, desprezava infantilmente.

Em suma, se você deseja orar com fervor e eficácia, não há outro caminho a não ser colocar-se no lugar daquele de quem está intercedendo. Assim como eu quase fui levado às lágrimas por estar vendo diante de mim uma grande variedade de alimentos, que eu podia tanto escolher como pagar por eles, e sabendo que, para muitos, aquilo seria um grande privilégio, e que para mim, apenas mais um dia como outro qualquer, você também vai descobrir na intercessão um peso de responsabilidade até então desconhecido.

Coloque seu ombro debaixo da carga de seu irmão, de seu próximo, e sinta o peso de suas dificuldades. Chore com ele, chore por ele, interceda por ele, clame por ele. Seja seu porta-voz diante de Deus. Se lhe faltarem as palavras, soluce, gema, mas saia de seu lugar de conforto e sinta-se em seu lugar, clame a Deus por socorro.

 

Oramos com mais vigor quando sentimos na pele a aflição de uma situação angustiante.

Não espere ser afligido para orar com fervor, coloque-se no lugar do outro para fazer suas petições serem ouvidas no Trono da Graça.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!