Quem são os modelos de nossos jovens, adolescentes e crianças?

Ser ou não Ter? Eis a questão...

Vendo a notícia de que a musa teen Demi Lovato foi internada em uma clínica de reabilitação, tendo sido flagrada pelos paparazzi com marcas de cortes nos pulsos, pergunto: Quem são os ídolos/ícones de nossa juventude? Pessoas superficiais como Justin Bieber, atores de novelas globais que têm suas vidas marcadas por sucessivos escândalos, como a invelhecível Suzana Vieira, ou cantoras que fazem do ridículo uma grife pessoal, como Britney Spears ou Lady Gaga?

O que nossas crianças estão aprendendo com os desenhos japoneses que lhes são enfiados goela abaixo, todas as manhãs? Estão aprendendo a gritar com seus coleguinhas, arrancar seus cabelos, ameaçá-los de morte e espancamento? Que podem fazer tudo isso e não há problema ou castigo algum?

Entretanto, a culpa é unicamente de nossa juventude ao se espelhar nesses exemplos ruins para seu presente e pior ainda para seu futuro? E onde estão os bons exemplos que eles poderiam escolher? Onde? Onde?

Os líderes religiosos de maior destaque no Brasil (sem levar em conta o mérito ou crédito) proporcionam exemplos,  talvez, piores do que quem até ganha para fazer bagunça. Duvida? Observe:

Edir Macedo chocou (ou se revelou) a igreja quando fez propaganda aberta, declarada e despudorada a favor do aborto, e ainda, de graça (?), atacou o pr. Silas Malafaia pelo seu posicionamento partidário. E o Silas deixou barato? A conhecida voz que, tempos atrás, levava edificação aos lares, vociferou cobras e lagartos àquele que, um dia, foi seu aliado. Eu mesmo vi o pr. Silas, em seu programa sabatino matinal destilar ameaças veladas e nem tanto a quem havia usado seu nome em vão… ops! havia usado o nome de sua igreja sem permissão.

Caio Fábio, que já foi considerado um dos porta-vozes da igreja evangélica brasileira, hoje, quando abre a boca, solta tanto palavrão que é quase impossível ouvi-lo falar sem apertar o nariz ou não ter ânsia de vômito, tal a mágoa destilada de seus lábios. Para quem um dia o viu como o “Billy Graham” brasileiro, a decepção não poderia ser maior.

Faltaria espaço para falar de nossos políticos e governantes, protagonistas em casos constantes, contínuos e contumazes de corrupção desenfreada e descarada.

Afinal, a Bíblia não deixa dúvidas para quem devemos olhar, ou que modelo devemos seguir:

Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Isaías 45:22

e

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2

Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. 1 Pedro 2:21

Sim, Jesus é nosso modelo palpável, mas não devemos esquecer a exortação de Paulo aos Coríntios:

Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. 1 Coríntios 11:1

Logo, o fato de nossa juventude atual não seguir bons exemplos não é apenas um fato que depõe contra eles, mas também contra nós, que podemos estar sendo maus exemplos ou deixando de ser bom exemplo para eles.

E você, car@ leitor@, se fosse fazer uma análise sincera de seu testemunho, ele escaparia do crivo de “tristemunho“?

Postou wally, no Desafiando Testemunhos… ops! Limites

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Website: http://wallysou.com/

Faça seu comentário e enriqueça o post!

7 Comentários

  1. Pingback: É Possível Ser Feliz e Produtivo na 3ª Idade? at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  2. Pingback: 9 razões para persistir quando as coisas insistem em dar errado at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras

  3. Pingback: Quando tudo der errado...Persista! | Autoridade Crista

  4. Pingback: 9 razões para persistir quando as coisas insistem em dar errado : TI & Informática para Concursos Públicos

  5. Pingback: Tweets that mention Quem são os modelos de nossos jovens, adolescentes e crianças? at Desafiando Limites e Vencendo Barreiras -- Topsy.com

  6. kellyursula

    É… infelizmente os desenhos animados atuais estão destruindo nossas crianças.
    A TV à cabo e seus canais infantis muito tem a nos ensinar (tanto no lado mau como o lado bom) e em um de seus canais há um desenho chamado OLÍVIA (que eu a chamo de METIDA) – http://bit.ly/cQsBiZ- … A personagem é uma porquinha-criança com idade por volta dos 6 anos. É uma criança extremamente irritante! O mundo parece girar em torno dela e ela dá sugestões, ordens a todos em sua volta (inclusive pais, avós e professores) e apenas o q fazem é apenas acatar. Lembro-me de um episódio em que ela brinca de pediatra e vai à geladeira, retira um pote de geléia para colocar no pé de seu amiguinho (isso seria o remédio para uma suposta dor). Olhei para minha sobrinha e falei: "Essa menina tá querendo apanhar! Onde já se viu pegar geléia da geladeira pra passar no pé??"
    Nós, como educadores, lembrando aqui que educadores não são apenas os professores, temos a obrigação de induzir em nossas crianças o senso crítico, não deixando-as receber informações da TV como verdade absoluta, mas ter capacidade de discernir entre o certo e o errado.
    A programação infantil é tão falha e tão cheia de errôneos ensinamentos que, se olharmos para cada atração, veremos terrores! Terrores que estão construindo o caráter e a personalidade de nossas crianças de hj, ou seja, nossos adultos de amanhã.
    Ai meu Deus… onde iremos parar????

    Sobre sua pergunta, irmão wally, com certeza temos falhas e muitas vezes caímos no tristemunho. Eu mesma já fui (e sou) vítima diversas vezes de futilidades e falta de discernimento. Quem nunca passou por isso atire a primeira pedra…
    Mas vigiando podemos conseguir escapar das astutas ciladas do entretenimento.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!