7 Maneiras Infalíveis de Detonar um Blog Cristão

  • Home
  • Artigos
  • 7 Maneiras Infalíveis de Detonar um Blog Cristão

um deslize no teclado e o prejuízo é certo…

Estando eu ocupado mentalmente em escrever um post para a UBE (com dicas de bons posts, boas práticas de postagem, etc.), me dei conta de que, às vezes, as pessoas não sabem o que devem EVITAR para não naufragarem na blogosfera. Também me lembrei de um post que visitei tempos atrás onde um comentarista anônimo teceu duras críticas ao autor, um colega blogueiro – infundadas ao meu ver -, atingindo até mesmo sua honra pessoal.

Foi uma situação deplorável e fiquei bastante decepcionado, inclusive por desconfiar que a identidade oculta poderia pertencer a alguém que eu admirava. Taí uma coisa que eu não sabia que existia: blogueiro-bomba “cristão”: quer explodir os outros e acaba se explodindo junto. Enfim…

Logo, tendo por base essa situação incômoda e desnecessária que acompanhei, julguei por bem dizer como se pode detonar um blog cristão, afinal se esse é o seu objetivo, aqui vai o caminho das pedras.

Agora, se você, por algum motivo desconhecido e incompreensível para a maioria dos mortais NÃO quer detonar seu blog, MAS está fazendo alguma dessas coisas, saiba que está com uma bomba-relógio no colo desktop e ainda não percebeu. Se detonar seu blog não é o que você procura, então analise se você não está dando tiros no pé e revise suas atitudes e conceitos.

Vamos às dicas-bomba, dessa estratégia bem-bin (bem Bin Laden… risos)

1. Promover dissensão entre irmãos

A Bíblia diz que quem promove dissensão entre irmãos é abominação aos olhos do Senhor:

e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:19

Se você está querendo afundar seu blog, comece já a colocar pilha em brigas entre irmãos blogueiros. É batata, logo logo seu blog vai estar indo de pau a pique.

2. Envolver-se em rixas, picuinhas e chocarrices

Essa é outra dica matadora. Qualquer blogueiro que está procurando meios de levar seu blog à obscuridade e à vala do lixo virtual acaba de encontrar uma forma eficaz de arrebentar, literalmente, com seu nome virtual. Veja o que Deus diz sobre isso:

Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Efésios 5:4

3. Espalhar boatos, fofocas e notícias infundadas

Se alguém já foi vítima de fofoca e boataria perversa, sabe o que é e como dói quando inventam coisas sobre você ou sobre sua vida que são falsas e caluniosas. Vou até dar um desconto para quem espalha boato sem saber que é mentira, mas #fica-a-dica para detonar seu blog rapidinho. Ah, e tem mais: você ainda pode ganhar um belo de um processo nas costas por injúria e difamação… #tenso

O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos. Provérbios 16:28

4. Copiar conteúdo sem creditar o autor

Essa é cruel para o autor “roubado”. E para quem quer destruir um blog, esse método não é o mais rápido, mas é infalível! Claro, se você estiver sem paciência, e copiar muuuuuuuuuuito, você pode apressar o processo. Não se intimide: se seu alvo é explodir seu blog, copie sem dó e sem ética.

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. 1 Coríntios 5:11

5. Desrespeitar pessoas e denegrir a honra alheia

Nesse aspecto você pode barbarizar: desrespeite seus leitores, desrespeite seus colegas e desrespeite qualquer um que se atrever a ficar em seu caminho ou discordar de suas opiniões. Se acontecer de não encontrar alguém que queira discordar de você, ache um bode expiatório, deixe o chiqueiro pronto e saia jogando lama para todo lado. Não economize na lambança que em breve seu blog estará no fundo do poço!

Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: “O Senhor o repreenda! ” Judas 1:9

6. Buscar fama e notoriedade em detrimento da ética e do caráter

Esse método não é muito óbvio no sentido de afundar um blog cristão, visto que a fama e a notoriedade mascaram a derrocada espiritual enquanto as visitas sobem vertiginosamente. Todavia, esse tipo de atitude que sacrifica a ética e o caráter no altar da fama mais cedo ou mais tarde vai levar o blog à obscuridade, pois os leitores logo se cansarão disso e procurarão outro que faça aquilo que lhes chame a atenção. Não existe leitor fiel em blog interesseiro, mas isso você já sabe, não é mesmo?

Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios. Provérbios 27:2

7. Vender-se ao diabo e render-se ao pecado

Essa é antiga, mas ainda eficaz. Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata, condenando à morte o Autor da vida. Paulo também sofreu nas mãos dos que tinham interesse apenas terreno no evangelho, como foi o caso de Demas. Assim, uma das melhores e mais eficazes formas de derrotar um blog cristão é entregá-lo nas mãos do cão: de blog cristão para blog do cão. #rimou

Lógico que o coisa-ruim vai deixá-lo com uma pequena aparência cristã para poder semear o mal de forma mais virulenta, mas é questão de tempo até os plantonistas descobridores de heresias desmascararem o blog “cavalo-de-tróia“, o típico blog “infiltrado“.

E [diabo] lhe disse: “Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se você me adorar, tudo será seu”. Lucas 4.6, 7

Prejuízos Inevitáveis e Consequências Desastrosas

  • Perda de Credibilidade

Um bom nome, ainda mais nos mares bravios da Internet, demora muito a ser construído e consolidado com sucesso. Todavia, jogá-lo na lama é apenas questão de horas ou, quando muito, dias. Um blogueiro sem credibilidade é como um papel de bala sujo: seu destino é a lixeira virtual mais próxima ou, se teimar em ficar visível, ser pisado e espinafrado pelos internautas.

Misericórdia é uma artigo escasso entre os navegantes, principalmente se o alvo for um blogueiro que perdeu a confiança de seus leitores. Se quem tem crédito na praça virtual leva pancada a torto e a direito, avalie quem não tem! Se você deseja afundar seu blog, saiba, antes, que seu nome também padecerá do mesmo mal. Quer fazer o mal, tudo bem, mas prepara-se para sofrer as consequências.

  • Perda de Qualidade

Muita gente pensa que a qualidade foi inventada (ou descoberta) pelos japoneses em seu esforço kaizen, pela criação de programas de qualidade total, etc. Sinto decepcioná-lo, mas o estabelecimento e primeira linha de produção onde se adotou o conceito de avaliação de qualidade é muito, muito, mas muuuuuuito mais antigo (risos). O conceito de qualidade foi estabelecido pelo Senhor na sua fase mais criativa, descrita lá em Gênesis 1. Duvida? Não creio… espere um pouco, vou provar:

Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. v.4

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. v.12

E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. v.18

Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. v.21

Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. v.25

E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia. v.31 (ênfases acrescidas)

Ah, o marketing também foi criado quase por essa época (risos). Hoje o argumento não mais seria “e sereis como Deus“, mas “emagrece, boba“!

Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal”. vv. 4 e 5 (ênfase acrescida)

Obs.: se alguém me pega dizendo que Deus criou a qualidade total e o diabo o marketing… #eusouterrível

Dito isso, é fácil perceber que um blog que está a caminho da bancarrota espiritual começa perdendo, de cara, a qualidade de seus posts e conteúdo. O blogueiro que está se esforçando para detonar seu blog é reprovado logo que se pergunta sobre o resultado de seu trabalho: o que eu fiz foi bom? Não, não foi. Foi ruim. Foi péssimo. Sem qualidade, sem futuro. Da mesma forma que você, caro leitor, rejeita um produto xing-ling sem qualidade, você também acabará repugnando um blog sem qualidade. Capice?

  • Perda de Respeitabilidade

Lá em cima, no item 5, falei sobre a FALTA de respeito por parte DO blogueiro, e agora vou falar da PERDA de respeito AO blogueiro por parte de seus leitores. Você está conseguindo visualizar que isso parece uma reação em cadeia, tal qual aquele joguinho de dominó onde se derruba uma peça e as demais vão caindo em sucessão? Exatamente: se alguém perde sua confiança, você perde o respeito por ela, pelo que ela diz e pelo que ela faz. Ela deixa de ser relevante para você.

Ainda não existe um medidor de respeitabilidade para blogs, no máximo um contador de visitas, mas isso não significa quase nada em termos de respeito, afinal existem blogs que são muitos visitados, mas a maioria dos leitores é atraída pela balbúrdia e pela apelação. Um dos programas televisivos que mais chama a atenção hoje é O Pânico na TV que, na minha humilde e delicada opinião, deveria se chamar O Penico da TV, mas tudo bem. Você que assiste, já que privo meus olhos e ouvidos dessa tortura intelectual sadomasoquista auto-infligida, poderia me dizer se respeito é uma palavra em uso no dicionário penical, digo panical?

Quer destruir seu blog? Que tal usá-lo como penico na net? #fica-a-dica

  • Perda de Prioridade

Quando Jesus está para concluir seu célebre discurso no monte, ele deixa, deliberadamente para o fim, um de seus ensinos mais difíceis de por em prática: o de abrir mão da ansiedade da vida e descansar nas mãos do Senhor. Eu, cá com meu botões, acredito que Jesus deixou pro fim porque se começasse o Sermão do Monte por essa parte, quando estivesse no fim de sua prédica, teria sobrado pouca gente para escutar… #fato

Mas, o que foi que Jesus disse no fim mesmo? que devemos ter prioridades na vida, sendo a principal buscar a vontade de Deus e seu Reino. Agora ficou fácil perceber porque alguém que está empurrando seu blog na ladeira da sujeira perdeu todo e qualquer parâmetro de prioridade cristã, não é mesmo?

Então ficamos assim: quem tem prioridade em jogar o blog na cloaca da internet é só fazer o contrário do que Jesus disse, e deixar a vontade de Deus e o Reino em último lugar em sua vida.

  • Perda de Santidade

A santidade na vida cristã é um conceito super-fácil de ser entendido, agora colocar em prática é que são elas! Se tem uma coisa que eu entendo bem na vida cristã é santidade: eu sei o que é, sei como faz, só não sei ainda porque não consigo fazer isso direito (risos). Santidade, diferentemente do que o senso comum herdado do catolicismo aponta, é SEPARAÇÃO e não PERFEIÇÃO. Ah, lá vem você #dinovo dizer que não acredita… tá bom, tá bom, eu provo:

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4.12, 13 (ênfases acrescidas)

Observou? aperfeiçoamento dos santos! Logo, santo não é perfeito. Prova pedida, prova dada, vamos em frente.

O blogueiro que age se misturando com o mundo está deixando a santidade em último plano. Santo = Separado. Misturado é o contrário de Santo. Assim como o cristão que não é santo vai acabar ficando de fora do céu, o blogueiro misturado também vai, mais cedo ou mais tarde, ser lançado fora do Google Page Rank.

Bem, diante de tudo isso, você ainda quer mesmo detonar seu blog?

Postou wally, do blog Desafiando Limites, ciente de que bomba no blog dos outros é um… estouro (risos)

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

[…] Como editor de um blog evangélico anônimo, procuro sempre pensar em fazer o melhor para Deus, mas é inevitável começar a questionar se está mesmo valendo a pena investir tanto tempo, recursos pessoais e abrir mão de outras coisas em prol desse trabalho que, na verdade, é só um hobby (não confunda com O Hobbit, ok?). Uma das coisas que me fazem parar pra pensar se e o esforço está valendo a pena é quando comparo meu blog com outros famosos da blogosfera cristã. […]

Vivendo e aprendendo….. ótimo texto!!!

[…] uma nova fase. Agora que completamos 2 anos de vida e, para um blog, 2 anos significa que ele está entrando em uma fase de maturidade, é chegado o momento de pararmos de ficarmos felizes com o passado e de pensarmos não apenas no […]

Responder

Dores e prazeres de ser um blogueiro cristão

[…] (guerra de nervos, nos comentários). Sério, eu sou praticamente um blogueiro anônimo, mas por que afundar meu blog na lama, agindo de forma a escandalizar o nome de Cristo e manchar a honra da noiva dEle? Já tem muita […]

[…] época de Big Broster e Penico da TV, onde a aparência é mais valorizada do que a essência, nunca é demais lembrar que certas coisas […]

[…] não é fácil gerir um blog cristão que procure se pautar pela criatividade, originalidade e qualidade. Não é fácil manter um blog […]

Pra complementar Wally:

Para o item 2:
"Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes." 2a Timóteo 2:14

Para o item 5:
"Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa." Tiago 3:16

Item 6:
"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; "Filipenses 1:15

oi Anderson, obg pelo enriquecimento, muito útil.

ainda não vi seu vídeo, mas vou ver.

gde abço, apz.

Oi Wally!

Quanto tempo mesmo tens de blogosfera? (risos). Meu irmão, se és mestre agora, imagino daqui uns anos! Seu bom humor me fez sorrir demais, mas a coisa é bem séria, e não é que tem "pênico" gospel fazendo muito sucesso na blogosfera? Cheinho de …. Há necessidade urgente de espalharmos o Bom Perfume de Cristo. Nosso alvo deve ser alcançar vidas e não sucesso, não é mesmo?

Deus o abençoe Wally.

oi amada… infelizmente na migração de servidor perdi o coment q já havia feito, mas agradeço pela sua generosidade em me apoiar.

abs, apz.

Obrigado por partilhar esse seu profundo conhecimento sobre grandes verdades, que irei indicar em notícia no dihitt, pois é de grande valia para todos nós assunto desta magnitudes e irei também colocar parte de seu post com o link e autoria para o site que já comecei a seguir desde já. Paz e Graça

obg, Charles, pelo apoio na divulgação.

Wally que benção então somos irmãos em Cristo e primos de região,srssrsrsr, sou de Fortaleza e gosto muito do teu jeito de escrever, teus textos são bons e edificantes com uma pitada de humor que faz com que eles não fiquem cansativos.

Obrigada por suas palavras que recebo como incentivo.

Fica na paz!!

eu que agradeço a honra de receber seu elogio, amada.

afinal, como vc bem deve saber, grande é a Seara, mas poucos são os cearenses…

=)

Maravilhoso! Um texto como este só pode mesmo ter sido "inspirado" à alguém que só faça questão do título de "Little" Servo de Deus!
Paz seja com você eternamente,
Mônica Menegassi

olá, Monica, prazer e apz.

o que seria de mim se não fosse Ele? então, se Ele é grande, eu só posso ser o \”bem muidinho\”… rs

abs,

OI Wally, muito bom seu texto, destaco aqui a bomba de numero 6 – “Buscar fama e notoriedade em detrimento da ética e do caráter”, esse ponto é uma questão muito seria. Tenho pouco tempo na blogosfera e já vi muitas coisas, existem os que em nome da ” fama e notoriedade” vendem as suas almas ao diabo em busca de uma gloria passageira e corrupta( correção) tudo em nome da “fama”

Wally, as vezes acho que você tem alma Cearense,ssrsrsrsrsr

Uma boa noite

OI Wally, muito bom seu texto, o que destaco é a bomba de numero 6 – “Buscar fama e notoriedade em detrimento da ética e do caráter”, essa é questão muito saria , já vi muitas coisas nesse pouco tempo que estou no mundo dos blogueiros, em nome da ” fama e notoriedade” vendem as suas almas ao diabo em busca de uma gloria passageira e corrupta

Wally, vezes acho que você tem alma Cearense,ssrsrsrsrsr

Uma boa noite

oi Iris! apz

quase… sou potiguar, vizinho ao Ceará, lá do RN.

abs, obg por vir comentar.

=)

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!