lista aprovados

Perfil do candidato aprovado no  Concurso de AFC/CGU 2008 – A hora do feedback

Estudo realizado pelos Analistas de Finanças e Controle da CGU, Rafael da Silva Assunção e Wallace Sousa Circuncisão, traça, de forma independente, o perfil do candidato aprovado para o cargo de AFC/CGU em 2008.

O Estudo

A pesquisa, realizada com os alunos matriculados no 1º Curso de Formação para o cargo de AFC/CGU em 2008, aprovados em ampla concorrência, teve o objetivo não só de traçar o perfil do candidato aprovado, como também: auxiliar candidatos na preparação para o concurso público de AFC/CGU em 2012; e servir como subsídio à tomada de decisão para a CGU, no que tange à organização de novas seleções de servidores em concursos públicos, bem como à gestão de pessoas.

Na ocasião, foram disponibilizadas 220 vagas no concurso, sendo 206 para ampla concorrência e 14 para portadores de necessidades especiais (PNE).

Desenvolvimento do Estudo

O trabalho foi dividido em duas partes. Na primeira, a partir de censo dos alunos matriculados no 1º Curso de Formação da CGU em 2008 (209 alunos), são apresentadas as estatísticas descritivas dos candidatos (sexo, idade, estado civil, formação acadêmica, nível de escolaridade, etc.) e o desempenho deles nas disciplinas cobradas no concurso. Na segunda parte, com base em entrevistas realizadas com uma amostra dos alunos matriculados (124), são apresentadas outras estatísticas descritivas (filho, faixa de renda líquida familiar, atividade remunerada, etc.) e alguns fatores que contribuíram para um melhor desempenho nas provas.

O estudo revelou, entre outros resultados, a predominância de pessoas: do sexo masculino; com idade menor ou igual a 35 anos; com namoradas, companheiras ou esposas; sem filhos; com nível superior apenas; que cursaram instituição pública de ensino superior.

Outro aspecto importante apresentado no estudo foi o modo de preparação do candidato. Questões como, por exemplo, a realização de curso com aula presencial voltado especificamente para o concurso da CGU, a participação em fóruns ou comunidades sobre concursos e o conhecimento sobre técnicas de estudo também foram objeto de análise. A pesquisa também revela estimativas sobre o tempo médio de estudo semanal, o tempo médio de estudo acumulado para concursos e a quantidade de concursos prestados.

Por fim, o estudo mostra onde estão lotados atualmente os alunos matriculados no 1º Curso de Formação para o cargo de AFC/CGU em 2008, com o intuito de provocar uma reflexão sobre quais medidas institucionais poderiam ser adotadas para manter o candidato aprovado em concurso público no quadro de servidores da CGU.

Confira a entrevista que demos à ANAFIC: Autores falam um pouco de seu trabalho.

Caso queira baixar o estudo, eis links no site da ANAFIC.

Perfil do candidato Parte 1

Perfil do candidato Parte 2

Sumário Executivo

Questionário

Questionário Aplicado

Perfil do aprovado – Questionário Aplicado

View more documents from Wallace Sousa

Sumário Executivo

Perfil do Aprovado – Parte 1

Perfil do Aprovado – Parte 2

E curta nossa página no Facebook: Desafiando Limites!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!