bebe dormndo

Enquanto dormimos, Deus trabalha em nosso favor

Enquanto dormimos, Deus trabalha em nosso favor

 Por Raíssa Bomtempo, do Blog Desafiando Limites.

Deus age enquanto descansamos!

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois aos seus amados Ele o dá enquanto dormem.
(Salmos 127:1-2 )

Estou certa que Deus começa seu trabalho sem depender de nós. Enquanto dormimos, Ele trabalha a nosso favor. Perceba que ELE desenvolve sua criação e as coisas que preparou para nós sem qualquer tipo de ajuda da nossa parte. Quando acordamos podemos contemplar, aproveitar e participar de tudo o que Ele criou, pois Seu objetivo é nos proporcionar vida, e vida em abundância.

Infelizmente, temos a tendência de querer estar no controle de todas as coisas, e nossa inquietude nos leva a elaborar planos, rascunhar projetos e idealizar atividades justo naqueles momentos em que tínhamos que estar descansando. Não obstante, na maioria das situações a vida foge completamente do nosso controle e é assim que deve ser, para ter graça (em ambos os sentidos). Enquanto nada podemos fazer, Deus trabalha em nosso favor. Como diz Eugene Peterson:

“Nós acordamos de manhã para um mundo que não criamos, para uma salvação pela qual não fizemos nada para ganhar”.

Então a nossa atitude deveria ser a de descansar em Deus e deixar que Ele cuide das coisas que não estão sobre o nosso controle e que, assim, a cada novo dia, possamos despertar para o que o Senhor fez por nós durante o nosso “descanso”.

Ter a certeza que Deus trabalha por nós enquanto estamos com nosso coração descansado não significa que estaremos isentos de problemas e aflições. Entretanto, ao confiarmos no Senhor, teremos uma confiança e uma perspectiva nova ao enfrentarmos as adversidades. Ao deixarmos tudo nas mãos daquELE que pode todas as coisas, adquirimos a certeza de que, seja o que for, algo melhor está sendo preparado para nós amanhã, pois o Senhor cuida de seus amados até enquanto dormem. Basta confiarmos, descansarmos e entregarmos tudo em SUAS mãos.

Nossa caminhada de vida pode ser caracterizada por inquietações que geram ansiedade, ou pela fé que produz tranquilidade e felicidade.  Algumas coisas possuem a capacidade de nos tirar o sono, queremos ficar alertas e ativos o tempo todo, e nutrimos um falso pensamento que nos ilude com uma falsa segurança como se nós, por nossos próprios esforços, estivéssemos no controle de alguma coisa. Não gostamos de pensar na possibilidade de desligar a “mente”, pois tememos que as coisas desandem e fujam do nosso aparente “controle”. Dessa forma, comprometemos cada vez mais a nossa saúde psíquica e emocional e, de quebra, também atrapalhamos o trabalhar e o agir de DEUS por nós.

Sabe, não gosto de fazer planos para o meu futuro (mas não entenda isso como comodismo, por favor!), pois estou aprendendo a viver um dia de cada vez, e a descansar em Deus em todas as áreas da minha vida. Aprendi que Deus não quer que tenhamos nosso futuro milimetricamente calculado, mas que confiemos nELE a cada passo. Percebi que quanto mais me preocupo com o “amanhã”, mais eu fico ansiosa e mais a minha fé tende a fraquejar. E isso, por vezes, nos faz perder literalmente o sono. Como diz a Palavra de Deus: “Basta cada da o seu próprio mal.”

presente-de-deus

Descansar em Deus: um maravilhoso presente para as nossas vidas!

Desperdiçamos um delicioso presente de Deus ao vivermos preocupados com o amanhã.

O Senhor, como bom chefe e bom Pai, como um Deus soberano que domina sobre tudo e sobre todos, nos pede que exerçamos apenas as funções que ELE determina a nós. Ele sempre indicará o que devemos fazer e devemos aproveitar cada oportunidade em todas as áreas da nossa vida. Aquelas coisas que não estão no nosso alcance “agir” são as áreas em que devemos DESCANSAR E CONFIAR em Sua bondade, pois cabem a ELE resolvê-las por nós. O nosso agir muitas vezes atrapalha o agir de DEUS, por isso,  em algumas situações precisamos apenas entregar tudo nas mãos do Senhor.

E você? Tem descansado quando não há nada que você possa fazer, ou fica exaustivamente tentando manter o controle das coisas em suas próprias mãos? Você tem entregado as situações impossíveis da sua vida para que o Senhor trabalhe a seu favor ou tem vivido ansioso, preocupado, como se Deus também não fosse dar conta? Ou, como se ELE não se importasse com você? Tem passado as noites acordado, derramando lágrimas sobre o travesseiro ou se remexendo na cama, remoendo o dia que passou e com receio do novo dia?

Querido, que tal deixar que Deus cuide das coisas daqui para frente?! Esta é melhor coisa que podemos fazer para o nosso próprio bem!

Nós não temos controle sobre tudo, então porque não descansamos, deixando que Ele trabalhe?

Enquanto você dorme….

 

Deus cuida de nos enquanto dormimos

Deus cuida de nós enquanto dormimos.

Esses dias, minha avó já com 86 anos de idade, acidentou. Em uma tarde de sábado, enquanto ela estava se recuperando em repouso absoluto, me deitei na cama com ela. Nesse momento, talvez em razão do susto do acidente e da semana difícil que havíamos passado, um turbilhão de incertezas, medos, receios e inseguranças quanto ao meu futuro começaram a tomar conta dos meus pensamentos. De repente, percebi que aquela ansiedade não era um sentimento bom e elevei meus pensamentos a Deus. Assim, fui tomada por aquele sentimento de paz que excede todo entendimento.

Olhei para a minha avó e ela estava com um semblante tão sereno: eu estava segurando em suas mãos e ela acabou pegando no sono. Havia algumas noites em que eu já não estava dormindo tão bem, e quando observei que a minha avó havia dormido, pude perceber que Deus estava me ensinando uma linda lição:

Enquanto a minha avó dormia, Deus trabalhava em sua recuperação.

Sabemos que muitas vezes, em alguns casos, os médicos precisam induzir o paciente ao coma para que, durante aquele repouso, seu corpo encontre um equilíbrio e volte a funcionar normalmente. Neste caso, a minha avó não estava por uma situação tão difícil assim, mas não tão simples também: uma fratura do acidente e muitos hematomas pelo corpo. Quando olhei para ela dormindo, percebi que enquanto ela dormia Deus estava trabalhando na recuperação de cada parte do seu corpo. Provavelmente, nos momentos em que a minha avó estava acordada, ela sentia dores e ficava agitada, o que, com certeza, dificultava e atrasava seu processo de recuperação do acidente.

Algumas vezes, Deus fala conosco com TANTA clareza, não é verdade? E foi exatamente assim que aconteceu nessa tarde de sábado. O Senhor sussurrou ao meu ouvido, enquanto eu pensava sobre essas coisas que acabei de contar para vocês:

“Raíssa, enquanto você dorme…”

Deus não precisou completar a frase: para um bom entendedor, meia palavra (risos)… Essa frase, mesmo que pela metade, já me causou um estalo no coração. Imediatamente eu entendi: DEUS TRABALHA POR MIM, ATÉ ENQUANTO EU DURMO. Neste momento, a sensação que eu tive foi de tanta paz e esperança… a sensação que tive é de que Deus passava as mãos sobre a minha cabeça e me dissesse:

“Filha, querida, descansa esse coração. Eu estou no controle de todas as coisas, ainda que você não possa ver. Ainda que a sua fé tenda a ser como a  de Tomé, eu permaneço fiel a você e a todas as minhas promessas. Filha, enquanto você dorme, eu cuido de você, aquiete o seu coração!”

Gente! Foi tiro e queda! (risos)

Esse “papo” com Deus me deu literalmente um sono gostoso durante aquela tarde de sábado, e meu coração descansou. Não obstante, acordei e refleti no quanto eu tenho sido falha em descansar em Deus. Pensei também no prazer que ELE sente ao perceber que confiamos em SEU cuidado e amor constante. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, e se vivemos ansiosos e aflitos é porque a nossa fé está muito fraca. Desculpe a sinceridade, mas é isso mesmo: se você vive ansioso, você não está pondo sua fé em prática.

Aprendendo com pessoas que DESCANSARAM em DEUS e receberam O MELHOR.

Melhor de Deus

Deus tem o melhor para você!

As histórias da Bíblia são fantásticas em todos os seus detalhes e singularidades. A Bíblia diz que até de noite o nosso coração nos ensinará.

Estava observando com mais atenção à história de Adão. Você já pensou para pensar nos detalhes dessa história tão conhecida? Não basta conhecer as histórias da Bíblia: precisamos entender que Deus tem uma mensagem, uma lição de vida por trás de cada acontecimento que ela nos narra. Muitas vezes, de uma mesma história Deus pode falar de diversas formas. Mas, para isso, precisamos estar atentos aos detalhes e sempre pedir a Ele que fale aos nossos corações e nos mostre o que está nas entrelinhas.

A história de Adão é a primeira história relevante da Bíblia e, já nela, Deus nos deixa essa preciosa mensagem do trabalho de DEUS durante o nosso período de descanso.

Apesar de Adão ter tudo de que precisava, e a presença de Deus acima de tudo, parecia que estava faltando algo. Embora Deus tivesse lhe abençoado com a terra, com um belo jardim para cuidar, com o céu o mar e os animais viventes, o quadro parecia incompleto. Mas, Deus percebeu que algo faltava para completar a alegria de Adão. Com certeza, Adão, não sabia que as coisas pudessem ficar ainda melhores, também não sabia ao certo o que ele precisava para ser mais feliz, não obstante, DEUS SABIA e se importava com a felicidade plena de Adão.

Em nossas vidas, embora nós pensemos que saibamos o que é bom para nós, Deus é quem sabe, alias, Deus sabe o que é MELHOR para nós, e ELE pede para descansarmos enquanto ELE trabalhará ao nosso favor, nos presenteando com O MELHOR. #creia

Observe que Adão não precisou  dar uma “mãozinha” para Deus. Deus não quis ouvir os palpites e conselhos de Adão, pois o Senhor sabia que qualquer idéia e interferência de Adão seriam aquém dos planos de Deus.

Ao fazer Adão cair em profundo sono, Deus criou a mulher, o que foi uma idéia genial  de Deus, não é mesmo, rapazes?! (convencida, eu? risos). Venhamos e convenhamos, nós, mulheres, somos uma benção na  vida de vocês. (Wallace diz: pois é, convencida sim… risos)

Observe que as MELHORES idéias de DEUS não precisaram de qualquer intervenção humana. Quando damos “pitaco” podemos estar, sem perceber, atrapalhando o que Deus quer nos dar.

Deus ao criar EVA, fez com que Adão caísse em PROFUNDO SONO. Abre aspas: a primeira cirurgia com anestesia da história (rá!). Já parou para pensar na razão disso? É para deixar extremamente claro que enquanto DEUS abençoava Adão com algo que seria MUITO BOM, Adão não precisou fazer esforço algum, não precisou se preocupar ou se afligir, ele simplesmente DORMIA e DESCANSAVA. É essa a lição que Deus nos deixa: DESCANSE meu querido(a), o que Deus deseja fazer por nós é nos abençoar enquanto nós “dormimos”, quando estamos com o nosso coração livre das preocupações e ansiedades que nos assolam.

O melhor lugar para descansar o coração é na presença de DEUS. Deus aproveita o nosso período de descanso (principalmente o descanso mental e sentimental), para trabalhar e nos surpreender.

Pedimos a Deus o que é bom, e aguardamos com o coração ansioso por aquilo, entretanto, Deus pede que aquietemos o nosso coração e não tenhamos nenhum cuidado sobre nós, nosso trabalho é só descansar, ELE quer nos presentear com O MELHOR.

Igualmente, Jacó, quando em sua caminhada se sentiu cansado, procurou um local para repousar. Não obstante, a história de Jacó também nos mostra o agir de Deus quando descansamos no LUGAR CERTO.  A Bíblia conta que Jacó descansou com a cabeça sobre uma pedra. Com certeza, não era o tipo de “travesseiro” mais confortável, entretanto tem um grande significado para as nossas vidas, sabe por que? Enquanto atravessamos um deserto, existe uma coisa que não falta: PEDRAS. E, PEDRA, de acordo com a Palavra de Deus nos remete a um versículo que descreve uma das características de JESUS:

“Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular”. Atos 4:11

Ainda que o deserto que estamos atravessando seja um momento difícil de nossas vidas,  nessa caminhada árdua  podemos repousar a cabeça em qualquer pedrinha que encontrarmos no caminho… pois, JESUS é a PEDRA ANGULAR. Quando descansamos na Presença de Deus, Ele nos dá paz e fala conosco até através de nossos sonhos, foi isso que Ele fez com José.

Se você estiver passando por um deserto, procure esta Pedra Angular, e ao reclinar a cabeça nela verá os anjos do Senhor descendo e subindo, e poderá ouvir Deus falando: “Eu sou o Senhor, Deus de abrãao, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu te darei, a ti e à tua descendência…”  (Gênesis 28:13)

Enquanto Jacó dormia, anjos desciam e subiam do céu.

Espere, descanse  e aquiete o seu coração em DEUS

descanso-fe-em-deus

Na Palavra de Deus encontramos o lugar de descanso para nossa alma.

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6,7.

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus” (Salmos 46)

Tanto o apóstolo quanto o salmista, nesses versículos, não se referem à preocupação normal e sadia que deve existir em nossa vida e que mostra nossa responsabilidade diante de diferentes situações da vida. Eles nos levam a descansar, confiar, esperar e aquietar  no soberano controle de Deus sobre todas as coisas que não estão no nosso alcance.

Sabe, meu querido (a), não podemos prever o futuro, mas Deus nos GUIA para um futuro cheio de paz e esperança através de Sua Palavra.

Descanse em relação ao seu amanhã , viva o presente momento. Quando focamos muito no futuro perdemos grandes oportunidades de contribuir para ele no presente.

Você não faz idéia do que Deus tem reservado para você, e não digo isso de boca para fora apenas com a intenção de causar alguma emoção no seu coração. Compartilho com vocês essa Palavra, pois é o que Deus ministrou em meu coração sobre a minha própria vida e preocupações que às vezes me cercam.

O desejo sincero de falar para vocês, leitores, todas essas coisas é para que vocês aquietem o coração e, se porventura algo está te deixando aflito, preocupado ou ansioso, levante a cabeça com confiança no seu amanhã e prossiga para o futuro maravilhoso que te aguarda SE você permanecer no centro da vontade de DEUS hoje.

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para aqueles que O amam.”
1 Coríntios 2:9

Sabe o que este versículo significa? Que qualquer coisa que você imaginar para o seu futuro já é pequeno demais! Portanto, não temas, trabalhe e se dedique em cada oportunidade que Deus colocar à sua frente, mas não deixe que os cuidados deste mundo ocupem e preocupem seu coração com ansiedade, dúvidas ou medo.

O desejo sincero do meu coração é que Deus tenha falado com você através dessa Palavra, assim como ELE falou ao meu próprio coração enquanto eu escrevia. Se de alguma forma você foi abençoado através deste texto, deixe seu comentáro, isso nos deixa muito feliz. Ah… não deixe  de avaliá-lo, clicando em Curti, Gostei, nas Estrelas, +1, Compartilhando, etc.

Assine para ficar sabendo das novidades!

Inscreva-se em nossa lista para ficar antenado com as últimas postagens do blog. Seu email não será compartilhado com terceiros.

22 opiniões sobre “Enquanto dormimos, Deus trabalha em nosso favor”

  1. Olá!! Paz irmã, nossa muito bom esse seu post, falou comigo , tava bastante preocupado com uma situação e lendo este, pude ver q n precisa eu me sentir anioso, pois Deus está no controle de minha vida e dos q me pertencem, q Deus continue te abençoando e dando graça para vc postar mais , obrigado.

      1. Boa tarde! Irmã em Cristo não a conheço, Mas quero do mais fundo da minha alma agradecer-lhe o bem que me fez ao encontrar este blog. Deus falou-me através da sua palavra. Deus a abençoe pelo bem que me fez.
        Um abraço no amor e, na paz de DEUS.

  2. Que o Senhor Jesus continue trazendo grandes revelações ao seu coração! Fui bastante edificada com essa linda mensagem, eu pude sentir o próprio Deus falando ao meus ouvidos. Muito feliz
    por isso.

    :D

  3. Palavra de Deus pra minha vida… Estava procurando o versículo que Deus trabalha por nós enquanto dormimos , para compartilhar com uma amiga , agora entendo que foi Deus que me direcionou a ler essa Palavra , pois era tudo o que eu precisava ouvir, e falou tremendamente ao meu coração. Glória a Deus. Continue sendo esse canal de benção e instrumento nas mãos de Deus para abençoar vidas. :)

  4. ja havia ouvido esse versiculo mas nao sabia em q parte da biblia estava hoje DEUS tocou no meu coraçao a procurar ai achei o seu q falou muito mas ao meu coração muito mas coisas q nao sabia sobre esse versiculo q realmente DEUS fala

  5. Maravilhoso!!! acordei nessa madrugada, buscando uma resposta do Senhor para tomar decisoes…Li a palavra,..e logo depois encontrei seu texto Raissa, foi muito especial, Deus falou comigo atraves do seu estudo. É maravilhoso permitir que o O Senhor nos ensine atraves de vidas como a sua …não a conheço, essa foi a primeira vez que li seu blog, mas uma coisa sei: O nosso Deus lhe usou para me ensinar e confortar meu coração nessa madrugada! meu desejo é que voce sempre permita ser usada para Honra e Gloria de nosso Senhor Jesus cristo !!!

    um grande abraço,
    Nina Arbex. (Metodista e esposa de pastor)

  6. Estou passando pelo deserto…enquanto orava a Deus, encontrei esse versículo(Salmos 127:1-2 ). fiquei refletindo sobre ele o tempo todo. esqueci em qual versículo ele estava e fiz uma busca no google, onde encontrei esse blogue…gloria a Deus!!!
    Através de vc Raíssa, Deus tocou tremendamente o meu coração aflito. Estava angustiada e não ouvia resposta de Deus…através de vc, Deus respondeu as minhas perguntas…
    Não ha como expressar tudo q estou sentindo agora…só posso agradecer a Deus e a vc Raíssa por ser uma benção…
    DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO SEMPRE
    vc é muito especial!!!!
    Vou descansar e esperar
    ^_^

  7. Bom, eu adorei o texto, muito mesmo, há tempos ando buscando na internet textos a respeito de descansar em Deus, porque considero uma das coisas mais difíceis de se alcançar, verdadeiramente, mas infelizmente, mesmo sentindo no texto a possibilidade mais próxima a mim, ainda não compreendo como se dá de fato esse "abandono", mas irei reler algumas vezes para conseguri alcançar.

  8. Glorias a DEus!!!! Ouvi a voz de Deus falar comigo todo o tempo, pois só Ele nos conhece, e a maneira que ele tem pra nos alcançar é inacreditavel!!! Louvo a Deus pela vida de seu filhos fiéis!!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião é importante para nós, por isso queremos dizer: Muito Obrigado!