PODE UM CRISTÃO FAZER PROTESTO POLÍTICO?

  • Home
  • Artigos
  • PODE UM CRISTÃO FAZER PROTESTO POLÍTICO?

PODE UM CRISTÃO FAZER PROTESTO POLÍTICO?

protesto

Por Gedalias Filho*

Estamos vendo ultimamente uma onda de protestos contra a atual presidente e o seu partido. Haverá hoje, por exemplo, manifestações em todo o país. Então surge a pergunta: pode um cristão fazer protesto político? A primeira resposta que se ouve é:

“Não! Romanos 13 diz que devemos honrar as autoridades instituídas por Deus”.

No entanto, algumas coisas devem ser observadas ao levar em consideração Romanos 13. O versículo 2 diz que aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu. A primeira coisa a se observar é que o(a) presidente não é a principal autoridade instituída no Brasil. A primeira autoridade no Brasil, à qual o(a) presidente deve total submissão, é a Constituição Federal.

A partir do momento que o presidente pisa na Constituição, como é o caso da Dilma, ele(a) perdeu sua autoridade e está no poder ilegalmente, pois a própria Constituição diz que nesse caso o presidente deve perder o mandato. Assim sendo o protesto não é contra a autoridade instituída por Deus, antes é a favor da autêntica autoridade instituída por Deus. A segunda coisa a se observar é que isso não é rebelião e sim protesto. Rebelar tem a ver com desobediência, com insubordinação.

Já protestar é manifestar sua discordância em público. Quem está se rebelando é o(a) presidente quando este(a) desrespeita a lei do país. Nesses protestos não são defendidos roubos, sequestros, homicídio ou qualquer outro ato pecaminoso ou proibido por lei tal como era praticado por grupos guerrilheiros que a Dilma participou durante o regime militar. É tudo dentro da lei.

Outra resposta que se ouve é que não há motivos para tanto alarme, o Brasil está passando apenas por uma crise que logo vai passar. Para quem pensa assim peço que olhe para a Venezuela. Muito do fizeram na Venezuela anos atrás, estão fazendo no Brasil. O Brasil de hoje é a Venezuela de ontem. A Venezuela de hoje é o Brasil de amanhã. A menos que reajamos.

Há também quem diga que não irá participar dessa crise que vem sobre o Brasil, pois sua vida está nas mãos do Senhor dos Exércitos e Deus lhe fará prosperar. Para esses sugiro que leiam os livros “Torturado por sua Fé” de Haralan Popov (Editora Fiel), “O Refúgio Secreto” de Corrie ten Boom (editora Betânia) e “Torturado por amor a Cristo” de Richard Wurmbrand, entre outros.

Todos esses foram homens e mulheres fiéis a Deus que sofreram muito por causa da situação terrível que veio sobre seu país. Richard Wurmbrand, por exemplo, foi um pastor da Romênia que um dia a caminho da igreja foi sequestrado pela polícia e passou quatorze anos como prisioneiro dos comunistas.

Por oito anos sua família não teve nenhuma notícia dele e na prisão ele sofreu as torturas mais terríveis que a mente humana pode imaginar. É certo que Deus esteve com Richard Wurmbrand o tempo todo na prisão, mas acredito que ninguém queira passar pelo que ele passou. Quando uma nação sofre, a Igreja sofre junto inevitavelmente.

Há até aqueles que parecem desejar que a perseguição venha para assim a Igreja despertar. Quem pensa assim não sabe o que quer. Devemos desejar que a Igreja desperte sem precisar passar pela perseguição, pois quando esta chega as consequências são dolorosas para todos. É certo que depois de uma noite tenebrosa vem o dia, no entanto, se essa noite chegar no Brasil, pode ser que apenas nossos netos vejam os primeiros raios da aurora.

Outros dizem que Jesus está voltando e, portanto, é inevitável que tudo isso aconteça. Fico imaginando se o apóstolo Paulo, Martinho Lutero, John Wesley, William Seymour e outros heróis da fé pensassem assim. Não teria ocorrido nenhum avivamento na história da Igreja e a pregação do evangelho estaria proibida em todo o mundo.

Uma das funções da Igreja é ser o sal da terra e influenciar a cultura e os costumes da sociedade. Todas as vezes que a Igreja foi avivada, isso foi refletido na sociedade em geral. Ser luz e sal apenas dentro da igreja não faz sentido.

Não quero instilar o medo, se tivermos que sofrer terrivelmente, sofreremos bravamente com Cristo. Mas se pudermos evitar chegar a tal ponto, evitaremos. Respondendo à pergunta inicial: pode um cristão fazer protestos políticos? Sabendo o que está ocorrendo no Brasil, um cristão não apenas pode, mas deve protestar, caso contrário estará pecando por omissão.

*publicado com permissão, página do autor no Facebook: clique aqui.

Leia mais artigos do blog sobre o assunto:

Por Favor, Brasil, perca a Copa!

9 Lições Que a Derrota na Copa Nos Ensinam

Por Que Orar Pelas Autoridades?

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!