3 Dicas Rápidas, Práticas e Eficazes Para Se Tornar Mais Inteligente de Verdade!

smart brain

3 Dicas Rápidas, Práticas e Eficazes Para Se Tornar Mais Inteligente de Verdade!

Vamos ser práticos: é realmente possível se tornar mais inteligente do que já somos? Resposta simples e direta: sim, é possível. Agora vem a parte mais chatinha: como nós podemos nos tornar mais inteligentes? Quais os passos ou o que devemos fazer para sermos mais inteligentes?

Quem sabe cursando uma faculdade caríssima? Talvez tendo aulas particulares com professores renomados? Será que é só comer um Chambinho (por favor, não confunda com Chimbinha!), que vale por um bifinho? Não, nada disso amigos. A resposta é bem mais simples que essa.

E acredite: é também bem mais fácil de ser implementada, e você pode começar a partir de agora mesmo! Se duvida, leia até o fim e descubra se eu estou certo ou não, ok?

Ah sim, depois que ler e começar a ficar mais inteligente, que tal compartilhar este post para que seus amigos, parentes e vizinhos também fiquem mais inteligentes, assim como você, hein campeão?  =)

Vamos às dicas então! Ei-las aqui, logo abaixo. Se você quer ficar mais inteligente, você vai precisar:

1. Dormir bem

Perceba, eu não disse dormir mais ou dormir muito. Eu disse dormir bem, dormir melhor. Mas, o que quer dizer dormir bem? Significa dormir o suficiente para que seu cérebro consiga se livrar das toxinas acumuladas durante o dia. Sim, seu cérebro também acumula sujeira durante o dia e precisa ser “lavado”.

Ou seja, é durante o sono que o cérebro faz uma “faxina” interna e se livra de substâncias tóxicas e prejudiciais que ficam circulando entre as células nervosas, os famosos neurônios. Isso é tão sério que a falta contínua de sono pode, em casos extremos, até levar a morte.

Outro fator muito importante é que um bom repouso, leia-se sono repousante, é primordial para a memorização do que foi aprendido durante o dia. Portanto, quem se priva de sono tem dificuldades para gravar aquilo que estuda! Agora você já sabe duas coisas fantásticas sobre o bom sono, certo?

Está gostando do post? Que tal assinar nossa newsletter (lista de artigos) e receber nossos artigos em seu email? É super fácil:

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Neste estudo aqui, em inglês, você pode ler uma pouco mais sobre essa descoberta científica e usar isso para ficar mais inteligente ou, na pior das hipóteses, para não emburrecer. Agora você já sabe porque os bebês precisam dormir tanto nos primeiros anos:

  • eles estão tendo um crescimento mental muito elevado e precisam limpar as impurezas que vão se acumulando durante o período de vigília, enquanto estão acordados.

Uma dica muito útil para que você possa dormir melhor é desligar os aparelhos de telas chamativas, tais como smartphones e computadores pelo menos uma hora antes de dormir. A luz azul que eles emitem inibe a liberação de melatonina e isso traz graves prejuízos à qualidade do seu sono.

Portanto, durma melhor se você quer ser mais inteligente! E você vai ganhar, de lambuja, mais qualidade para sua vida pessoal. E depois, o que devo fazer além disso para ficar inteligente?

2. Aprender outro idioma

Indo direto ao ponto – por que estudar e aprender outra língua ou idioma vai me tornar mais inteligente? Talvez a resposta não seja exatamente quanto mais inteligente, mas sim como mais inteligente!

Ser bilíngue (falar 2 idiomas) ou multilíngue (falar 3 idiomas ou mais) vai deixar você mais inteligente da seguinte maneira:

  • Você terá maior flexibilidade mental para lidar mais rapidamente com tarefas alternadas do que aqueles que falam apenas uma língua. Veja o estudo aqui, em inglês: How bilingualism can affect your brain (Como o bilinguismo pode afetar seu cérebro).
  • Você terá uma ampliação da sua capacidade de retenção e memorização, de interpretação e interação com outras pessoas, culturas e ambientes profissionais, inclusive interfere positivamente no desempenho acadêmico.

Saiba mais lendo estes estudos, também em inglês para já começar a exercitar sua segunda língua (risos): Is Bilingualism Really an Advantage? (O bilinguismo é, de fato, uma vantagem?) e Bilingual People Are Like Brain ‘Bodybuilders’ (Indivíduos bilíngues são como ‘fisiculturistas’ cerebrais).

Tudo isso vai se traduzir em mais chances de promoção e ascensão no seu trabalho, possibilidades de conhecer outros países a serviço, conhecer e se relacionar com pessoas de outras culturas e ampliar sua rede de influência. E quem não quer isso, não é mesmo?

Mesmo que ainda pairem dúvidas de que aprender outra língua pode deixar você mais inteligente, é certo que isso lhe possibilitará ter acesso a vários materiais, estudos, pesquisas e livros que certamente ampliarão seu conhecimento e, aí sim, lhe capacitarão a assumir maiores responsabilidades e alcançar novos resultados!

Ou seja, você se tornará naturalmente mais empregável e vai ganhar com uma maior qualidade de vida profissional. Eu indico a plataforma gratuita Duolingo para um aprendizado eficaz e divertido de idiomas.

smart people

“Uma pessoa inteligente lhe dará respostas inteligentes, mas uma pessoa sábia lhe fará perguntas inteligentes.” (tradução livre)

Ok, diz você, vou começar a dormir melhor e aprender outra língua pra ficar. O que mais preciso fazer pra ficar mais inteligente?

3. Meditar (na Palavra de Deus)

Antes de falar sobre a meditação, deixe-me esclarecer que, hoje, falar sobre meditação praticamente significa referir-se a meditação nos moldes das religiões orientais, tais como a yoga, por exemplo. Todavia, o primeiro conselho dado por Deus a Josué, mais de 1.000 anos antes de Cristo, foi para que ele fosse bem-sucedido foi “medite na minha Palavra de dia e de noite”. Confira:

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” Josué 1:8

E, antes dele, Moisés já havia dito ao povo que eles seriam considerados inteligentes pelos outros povos se meditassem e cumprissem os preceitos divinos. Observe:

Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando eles ouvirem todos estes decretos dirão: “De fato esta grande nação é um povo sábio e inteligente”. Deuteronômio 4:6

Agora, passada essa fase dos prolegômenos (introdução ao assunto, risos), o que você vai melhorar em sua vida através da meditação (e minha defesa é que você medite na Palavra de Deus)? Os estudos dizem o seguinte:

A meditação contribui para aumentar sua confiança no desempenho de suas atividades acadêmicas ou profissionais e se sentir melhor quando estiver em busca de seus objetivos. Em outras palavras, as pessoas que praticam a meditação se tornam mais capazes de agir de acordo com um propósito e com foco na conquista de algo. Lembrou de Josué, citado lá em cima? Pois é.

Meditar também pode auxiliar a você se sentir e se ver de forma mais positiva, o que quer dizer que meditar lhe permite combater e afastar pensamentos negativos e evitar encarar a vida com uma visão derrotista, ficar arrumando desculpas e sair procurando culpados para suas derrotas e insucessos.

A meditação é uma das chaves para evitar de forma eficaz que você se torne amargurado com as situações da vida e consiga enfrentar as vicissitudes com galhardia e sair-se vitorioso delas, percebendo aquilo que está ao seu redor de forma mais ampla e compreensível, facilitando a elaboração de um planejamento voltado àquilo que você deseja ser e conquistar.

Em suma, meditar é uma outra forma de exercitar seu cérebro e deixá-lo em forma, evitando doenças degenerativas como o Mal de Parkinson e outras, rejuvenescendo e equipando o cérebro para lidar melhor com os problemas da vida!

Assim, medite e adquira mais qualidade de vida mental. Seu cérebro só terá a lhe agradecer!

Conclusão

Ao colocar em prática essas 3 dicas úteis, simples e fáceis de serem implementadas você naturalmente:

  • se tornará uma pessoa melhor e mais produtiva, capaz de atingir seu potencial e seus objetivos;
  • viverá melhor, com mais saúde, será e se sentirá mais útil e realizado, e;
  • ampliará sua área de influência, podendo impactar muito mais e melhor as pessoas com quem você tem contato, onde quer que você estiver atuando!

E, convenhamos, se você conseguir se tornar uma pessoa melhor, viver de uma forma melhor, conquistar coisas melhores e ainda ajudar outras pessoas a também viverem suas vidas de forma melhor, quem será o asno que vai dizer que você não ficou mais inteligente, não é verdade?

Caro leitor (ou leitora), obrigado por nos honrar mais uma vez com sua presença e ler este artigo. Meu desejo, de todo o coração, é que ele tenha sido útil para sua vida e o ajude a se tornar, de fato, uma pessoa mais realizada.

Se isso é verdade, poderia avaliar o post e compartilhar com seus amigos? Sinceramente, aceite meu muito obrigado!

ps.: você gostaria de um post com recomendações ou resenha de livros interessantes que sejam inspiradores e motivacionais? Comente com o que você acha e qual livro gostaria de ver resenhado.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (http://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Website: http://wallysou.com/

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *