7 Dicas Práticas Para Vencer a Mediocridade Pessoal e Alcançar Seus Objetivos!

  • Home
  • Artigos
  • 7 Dicas Práticas Para Vencer a Mediocridade Pessoal e Alcançar Seus Objetivos!

below average

7 Dicas Práticas Para Vencer a Mediocridade Pessoal e Alcançar Seus Objetivos!

Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. Mateus 25:18

Por Wallace Sousa, do blog Desafiando Limites!

Introdução

Esta reflexão é baseada em um vídeo (em inglês) do site DeepEnglish. Recomendo esse site para quem quer aprender inglês. Suas aulas gratuitas são excelentes se você pegar o jeito.

No vídeo ele faz a seguinte e desconfortável informação: 92% das pessoas que fazem algum tipo de compromisso de fim de ano para aprender inglês durante o ano seguinte falham em atingir seus alvos de aprendizado em inglês! Você não leu errado: 92% falham! Já pensou que triste isso?

Ou seja, apenas 8% dos que se comprometeram consigo mesmo para aprender inglês obtêm êxito naquilo que se propuseram a fazer! Menos de 10%, menos de 1 a cada 10 têm sucesso! Apenas 8% de excelência e 92% de mediocridade! E não estamos falando apenas em termos de Brasil, para deixar as coisas na perspectiva adequada.

Todavia, eu percebi, vendo o vídeo, que suas lições valem não apenas para quem quer aprender inglês – ou outro idioma qualquer a sua escolha – mas serve para praticamente tudo que queremos fazer, realizar ou conquistar em nossa vida!

Portanto, eu compilei aqui suas dicas para que você, leitor do blog Desafiando Limites, também se beneficie delas, já que estão em um vídeo em inglês. Dessa forma, você poderá, se quiser, fazer parte daqueles 8% de pessoas bem-sucedidas no que se propõem a fazer!

Vamos lá? Aguardo seus comentários e avaliações no final, ok?

Dica 1 – Corrija sua mentalidade

Uma coisa falada no vídeo (aqui tem o link dele, mas não sei até quando estará no ar) é que para deixarmos de estar no grupo dos 92 e ir para o dos 8 é preciso mudar nossa mentalidade. Ao mudar nosso modo de pensar, isso impactará direta e decisivamente em nossas atitudes e ações!

Afinal, se você vive dizendo toda hora a si mesmo que não consegue, que não é capaz, que algo é impossível, você está se autossabotando, se auto-prejudicando todo santo dia e nem sabe!

Portanto, mude sua forma de pensar e passe a acreditar que é possível e que você pode atingir seus alvos e metas. Torne-se um motivador de si mesmo, em vez de um sabotador de si próprio!

Veja estes 3 artigos que podem ajudá-lo nessa tarefa:

Vamos à segunda dica.

Dica 2 – Estabeleça alvos e metas realistas

Uma das razões apontadas no vídeo que contribui para que as pessoas não alcancem seus alvos e metas é que elas fazem projetos mirabolantes e divorciados da realidade, irrealistas.

Sim, se você quer de fato ser bem-sucedido naquilo que você pretende fazer e alcançar, o segundo passo é estabelecer metas que sejam factíveis, que sejam possíveis de serem atingidas dentro do tempo e dos recursos que você possui ao seu dispor.

Por isso, evite colocar alvos e metas irrealistas, pois apenas vai contribuir para que você se enraíze no fosso da mediocridade. E não é isso que você quer, não é verdade?

Está gostando do artigo? Que tal assinar nossa newsletter?

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Dica 3 – Estabeleça alvos e metas específicas

Ok, assumindo que você estabeleceu alvos e metas factíveis e atingíveis dentro de sua capacidade de produção, agora é o momento de contextualizá-las dentro de seu cotidiano e integrá-las a sua vida pessoal, profissional, familiar, etc.

Por exemplo, se seu objetivo é aprender um novo idioma, estabeleça uma meta de estudar todos os dias, 30 minutos por dia, durante o ano. Você terá estudado nada menos que 180 horas no ano!

O mesmo se aplica a qualquer outra coisa que você queira fazer ou realizar, como emagrecer, por exemplo – e aqui vai meu alô para as leitoras mais lindas de blog que existem!  :)

Caso você esteja querendo estudar para concursos, vestibulares ou afins, veja nosso material gratuito: Dicas grátis de estudo para concursos!

Estabelecer alvos e metas específicos ajuda você a quebrar um grande objetivo em partes menores e mais fáceis de serem alcançadas.

Dica 4 – Estabeleça alvos e metas significativos

Agora, de pouco adianta você estabelecer alvos factíveis e particioná-las em metas específicas se não agregar a elas um fator muito importante: significado!

Sim, isso mesmo: significado. Esse será um excelente combustível que impulsionará você no caminho da realização e da conquista. O significado é tão importante para isso que vou lhe dizer apenas que quem descobriu a importância do significado para a vida humana foi nada menos que um médico psiquiatra sobrevivente dos campos de concentração nazista!

Seu nome era Viktor Frankl e ele fundou uma nova escola terapêutica baseada em suas experiências e observações nos campos de concentração, ao perceber que aqueles que conseguiam suportar as atrocidades cometidas lá eram os que haviam descoberto um sentido para a vida, um motivo para continuarem vivos!

O sentido da vida, concluiu Frankl, era o segredo da força de alguns homens, enquanto outros, privados de uma razão para suportar o sofrimento exterior, eram acossados desde dentro por um tirano ainda mais pérfido que Hitler – o sentimento de viver uma futilidade absurda.

Fonte: A mensagem de Viktor Frankl, acesso em 13/01/2016.

É preciso dizer algo mais?

Dica 5 – Coloque isso no papel

Outro passo importante no caminho de se tornar bem-sucedido é escrever seus objetivos, tanto os maiores como os específicos, que são os passos intermediários que levarão você a estar no invejado grupo dos 8% de sucesso.

Sim, coloque seus objetivos no papel, escreva-os, registre-os. Sabe por quê? Porque isso lhe possibilitará, pelo menos, três importantes coisas: permitirá que você não se esqueça do que você quer conquistar, ajudará a verificar se está no caminho certo e o quanto está e, preste atenção, a se focar nesses objetivos e direcionar seus esforços, tempo e recursos para atingi-los!

Caso queira, veja este breve artigo que escrevi sobre objetivos de fim de ano e ferramentas auxiliares para não se perder no meio do caminho: Como fazer compromissos de fim de ano e cumpri-los.

Está gostando do artigo? Que tal assinar nossa newsletter?

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Dica 6 – Visualize seus alvos e objetivos

Agora vamos um grau além do que já foi dito anteriormente: algo que vai ajudá-lo substancialmente a se tornar mais apto a atingir seus objetivos: veja-se crescendo em direção aos seus alvos e metas.

Você pode fazer isso como um desdobramento da mudança de mentalidade que foi citada na Dica 1 e também como forma de auto-incentivo e motivação.

Além disso, vai ajudar a enfrentar e superar as dificuldades que surgirem pelo caminho porque, não se iluda, elas vão surgir e você precisa estar preparado e atento para não ser pego de surpresa!

Aqui um texto meu que vai ajudar, e muito, você a entender e vencer as dificuldades que são muito comuns no nosso dia-a-dia. E é também um dos meus textos mais lidos e bem avaliados. Vá lá e veja se ele realmente merece tudo isso:

9 razões para persistir quando as coisas insistem em dar errado

Inclusive esse artigo vai ajudar você na próxima e última dica, a seguir.

Dica 7 – Inicie imediatamente!

Agora chegamos ao ponto crucial de tudo. Você aprendeu a ter uma mentalidade adequada, correta e positiva; aprendeu que deve estabelecer alvos e metas e como faz da maneira certa; aprendeu a deixar isso bem claro e patente e a colocá-los diante de si.

Mas, acabou? Não, agora vem a parte mais importante de todas, pois sem ela nada acontece: você precisa arregaçar as mangas e colocar a mão na massa! Sim, isso mesmo, agora é o momento de fazer valer, de colocar em prática, de tirar do papel aquilo que você escreveu conforme a dica lá de cima!

E, para iniciar a execução de seu planejamento, tenha em mente duas coisas necessárias e importantes: a primeira, saiba que você vai, em algum momento, errar. Mas, não se preocupe, isso faz parte do processo e vem junto com o pacote. Apenas não desanime se erros acontecerem, porque eles são normais e esperados.

A segunda, tenha em mente um plano de contingência para quando as coisas derem errado ou saírem do prumo por algum motivo. Você está tentando e erros fazem parte do processo de aprendizado humano e, se tratados da forma correta, também contribuem para o seu crescimento pessoal.

Portanto, nada de pânico, ok? Desvios de percurso acontecem, apenas tenha um pouco de paciência com isso e faça o esforço necessário para colocar as coisas de novo de volta aos trilhos.

Se você seguir essas dicas simples e práticas, certamente seu futuro daqui a um ano será melhor do que o que é hoje! E não precisa esperar pela virada de ano, ou outra data qualquer, comece hoje mesmo a mudar seu destino mudando os rumos que sua vida vai ter daqui pra frente!

Faça acontecer!

Você deve ter percebido duas coisas ao ler este texto, escrito na intenção de abençoar sua vida e contribuir para que você, leitor do blog Desafiando Limites, mude de vida: que é possível mudar para melhor e, preste muita atenção nisso, essa mudança vai depender muito mais de você do que de qualquer outra pessoa!

Portanto, pare de procurar e inventar desculpas e comece já a trabalhar pelo seu futuro! Você é o principal responsável pelo seu sucesso, apenas aceite isso e logo verá que atingi-lo se tornará muito mais fácil e, creia-me, enriquecedor e satisfatório.

Por que, então, não tentar? Afinal, você só tem a ganhar com isso, não é verdade?

Gostou do artigo? Considere assinar nossa newsletter. Se puder, e quiser, deixe seu comentário sobre como o artigo o ajudou de alguma forma. E, também, avalie e compartilhe com seus amigos, sim?

O que mais posso lhe dizer depois de tudo o que já escrevi? Ah sim, claro: quero deixar aqui para você meu muito obrigado!  :)

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Essas dicas foram maravilhosas! Estou adaptando-me a novo ritmo de estudo e essas dicas deram "um novo gás"!

Obrigado meu irmão! Fica na Paz do Senhor!

obg vc, Vini!

que o Senhor abençoe sua vida e seus projetos.

abs!

Muito bom o artigo, é realmente muito importante ter a capacidade de NUNCA desistir! Parabéns pelo post!
My recent post Click one of the post titles above to include it at the end of your comment

Excelente post! Me ajudou a ver que estou no caminho certo. Quando o desânimo bater, certamente me lembrarei dessas palavras de motivação.
Aos pouquinhos eu chego lá :)
Que Deus te abençoe!

obg Jéssika, pelo comentário e feedback.

parabéns pra vc! abs,

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!