Você se considera muito esperto? Então não repita estes erros!

  • Home
  • Artigos
  • Você se considera muito esperto? Então não repita estes erros!
insistencia-errar

insistencia-errar

Você se considera muito esperto? Então não repita estes erros!

E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. Lucas 2:47

10 erros que as pessoas inteligentes nunca cometem duas vezes  

Todo mundo comete erros – isso é uma constatação – mas nem todo mundo aprende com eles. Algumas pessoas cometem os mesmos erros várias vezes, deixam de fazer qualquer progresso real e não conseguem descobrir porquê.  

“Erros são sempre perdoáveis, se a pessoa tem a coragem de admiti-los.” Bruce Lee.  

Quando cometemos algum erro, podemos ter dificuldade de admiti-lo, porque pareceria um ataque à nossa autoestima. Esta mania causa um grande problema porque as novas pesquisas demonstram uma coisa que o bom senso nos fala há muito tempo – saber reconhecer e admitir nossos erros é a única maneira de evitar que se repitam.  

No entanto, muitos de nós ainda lutam contra isto.  

Pesquisadores do Laboratório de Psicofisiologia Clinica da Universidade Estadual de Michigan descobriram que as pessoas se classificam em duas categorias no que diz respeito aos erros: as que têm uma ideia fixa (“Esqueça isso; eu nunca serei bom nisso”) e as outras que possuem uma mentalidade construtiva (“Mas que baita puxão de orelha! Vamos ver o que eu fiz de errado para não fazer o mesmo da próxima vez”).

Está gostando do artigo? Assine nossa newsletter:

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

“Prestando atenção nos erros, nós investimos mais tempo e esforço para corrigi-los”, diz o autor do estudo Jason Moser. “O resultado é que você faz o erro trabalhar para você”.  

Os que possuem uma mente construtiva caem sempre de pé, porque eles reconhecem seus erros e os utilizam para se aperfeiçoar. Os que possuem ideia fixa estão fadados a repetir seus erros porque fazem o possível para ignorá-los. 

As pessoas inteligentes, bem sucedidas, não estão livres de errar, de modo algum, elas simplesmente dispõem das ferramentas no lugar para aprender com seus erros. Em outras palavras, elas reconhecem rapidamente onde foi que trocaram os pés pelas mãos e nunca cometem o mesmo erro duas vezes.  

“Quando você repete um erro, não é mais um erro: é uma decisão.” Paulo Coelho  

Alguns erros são tão tentadores que nós todos os cometemos em algum momento da vida.   Aqui estão 10 erros que quase todos nós cometemos, mas que as pessoas inteligentes cometem só uma vez.  

1. Acreditar em alguém ou algo que é bom demais para ser verdade.  

Algumas pessoas são tão carismáticas e tão confiantes que pode ser tentador seguir qualquer coisa que elas falam. Elas comentam sem parar como seus negócios são bem sucedidos, como são benquistas, quem elas conhecem, e quantas oportunidades elas podem lhe oferecer. Apesar de sabermos que algumas pessoas são realmente bem sucedidas e realmente querem te ajudar, as pessoas inteligentes precisam ser enganadas apenas uma vez antes de começar a pensar duas vezes sobre um negócio que parece bom demais para ser verdade.

Os resultados da ingenuidade e uma falta da devida diligência podem ser catastróficos. As pessoas inteligentes fazem perguntas sérias antes de se envolver porque percebem que ninguém, inclusive elas próprias, é tão bom quanto parece. 

2. Repetir sempre a mesma coisa todas as vezes e esperar um resultado diferente.  

Albert Einstein dizia que loucura é fazer a mesma coisa e esperar um resultado diferente. Ainda assim existe muita gente que parece ter certeza que dois mais dois vão acabar dando cinco. Pessoas inteligentes, por outro lado, precisam experimentar esta frustração apenas uma vez. O fato é simples: se você mantiver a mesma abordagem, você sempre obterá os mesmos resultados, não importa o quanto você espere o contrário. As pessoas inteligentes sabem que, se quiserem resultados diferentes, elas precisam mudar sua abordagem, mesmo quando for doloroso se fazer isso.  

3. Falhar em adiar a recompensa  

Vivemos em um mundo onde os livros aparecem instantaneamente em nossos leitores digitais de livros, as notícias percorrem grandes e amplas distâncias, e quase tudo pode aparecer em nossas portas em menos de um dia. As pessoas inteligentes sabem que a verdadeira gratificação não vem rapidamente e que as recompensas reais são obtidas com muito esforço. Elas também sabem usar isso como motivação para impulsioná-las através de cada etapa do árduo processo que conduz ao sucesso, porque já sentiram a dor e a decepção de serem subestimadas.  

Veja também este artigo: 7 hábitos que você precisa abandonar se quiser ser bem-sucedido!

4. Trabalhar sem um orçamento definido.  

Você não pode desfrutar da independência financeira até que você opere de acordo com a contingência de um orçamento. Aderir a um orçamento, pessoal e profissionalmente, nos obriga a fazer escolhas ponderadas sobre o que queremos e precisamos. As pessoas inteligentes só precisam enfrentar essa pilha intransponível de contas uma vez antes de mudar de comportamento, começando com um acerto de contas minucioso com relação a onde seu dinheiro está indo.  

Elas sabem que, se você entender o quanto está gastando e no que está gastando isso, as escolhas certas se tornam evidentes. Um café com leite expresso pela manhã fica muito menos tentador quando você está ciente do custo: em média mil dólares por ano. Um orçamento não serve apenas para você se certificar de que tem o dinheiro suficiente para pagar as contas; as pessoas inteligentes sabem que organizar e aderir a um orçamento rigoroso significa nunca ter que deixar passar uma oportunidade por terem desperdiçado seu precioso capital em despesas discricionárias. Orçamentos estabelecem disciplina, e a disciplina é a base de um trabalho de qualidade.  

5. Perder a visão de conjunto.  

É tão fácil abaixar a cabeça para trabalhar, se esforçar tanto com o que está na sua frente, que você chega a perder de vista o panorama geral. Mas as pessoas inteligentes aprendem a controlar isto comparando suas prioridades diárias com uma meta cuidadosamente calculada. Não é que elas não se preocupem com trabalhos menos importantes, elas simplesmente possuem a disciplina e a perspectiva certas para ajustar seu curso conforme necessário. A vida não é nada mais que o quadro geral, e quando você o perde de vista, tudo é afetado.

below average

6. Não fazer seu dever de casa.  

Todo mundo já pegou um atalho em algum momento, seja copiando a tarefa de biologia de um amigo ou chegando despreparado em uma reunião importante. As pessoas inteligentes percebem que, embora possam ocasionalmente ter sorte, essa abordagem vai impedi-las de alcançar seu pleno potencial. Elas não correm riscos, e entendem que não existe substituto para o esforço e a diligência devida. Se você não fizer sua lição de casa, você nunca vai aprender coisa alguma – e isso é uma maneira infalível de frear violentamente a sua carreira.  

7. Tentar ser alguém ou alguma coisa que você não é.  

É tentador tentar ser quem você pensa que as pessoas querem que você seja, mas ninguém gosta de um impostor, e tentar ser alguém que você não é nunca vai terminar bem. Um cara esperto descobre isso na primeira vez que for convidado a se retirar por ser uma farsa, esquecer suas falas, ou deixar cair a máscara.

Outras pessoas parecem nunca perceber que todo mundo consegue ver que o que fazem é tudo encenação. Elas não se dão conta das amizades que arruinaram, dos empregos que perderam, e das oportunidades que desperdiçaram só por tentarem ser o que elas não são. As pessoas inteligentes, por outro lado, fazem essa ligação no mesmo instante e percebem que felicidade e sucesso exigem autenticidade.  

8. Tentar agradar todo mundo.  

Quase todos cometem este erro em algum momento, mas as pessoas inteligentes percebem que é simplesmente impossível agradar a todos, e tentar agradar a todos não agrada a ninguém. As pessoas inteligentes sabem que, se quiserem ser eficientes, precisam arranjar coragem para dar as ordens e fazer as escolhas que elas acham certas (não aquelas que todos vão gostar).  

9. Fazer-se de vitima.  

Os noticiários e fofocas da nossa rede social estão cheios de histórias de pessoas que só parecem ir adiante bancando as vítimas. Uma pessoa esperta pode até tentar uma vez, mas logo se dará conta que isso é uma forma de manipulação e que os benefícios cessam imediatamente, assim que os outros percebem que é encenação. Mas existe um aspecto mais sutil nesta estratégia que somente as pessoas verdadeiramente inteligentes compreendem: para bancar a vítima, você tem que abrir mão do seu poder, e isso não tem dinheiro que pague.  

10. Tentar mudar uma pessoa.  

O único jeito das pessoas mudarem é através da livre e espontânea vontade de mudarem a si mesmas. Ainda assim, é um desafio tentar mudar alguém que não quer mudar, como se seu simples capricho e vontade fossem suficientes para que ele mudasse (como fizeram com você). Alguns até buscam ativamente as pessoas problemáticas, achando que podem “consertá-las”.

As pessoas inteligentes podem cometer este erro uma vez, mas logo percebem que nunca serão capazes de mudar ninguém, além de si mesmas. Ao contrário, elas constroem suas vidas ao redor de pessoas autênticas, genuínas, e se esforçam para evitar as pessoas problemáticas que as puxam para baixo.  

Juntando tudo agora.  

Pessoas emocionalmente inteligentes são bem sucedidas porque nunca param de aprender. Elas aprendem a partir dos seus erros, elas aprendem a partir dos seus sucessos, e elas estão sempre mudando a si mesmas para melhor.  

Você trabalha com uma mentalidade positiva ou com uma ideia fixa? Quais são os outros erros que as pessoas inteligentes nunca cometem repetem? Por favor compartilhe seus pensamentos na seção de comentários abaixo, assim tanto eu aprendo com você como você aprende comigo. :)

Fonte: 10 Mistakes Smart People Never Make Twice

Esta é uma tradução colaborativa através do Duolingo e adaptada para este artigo.

Achou algum erro, avise que corrigimos! Gostou? Avalie, comente e compartilhe!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Seu conteúdo é de estrema importância, obrigado.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!