Escondendo-se da presença divina

adianta fingir que não sabe?

Pecado x Santidade/Avivamento

Edilene (autora)

Em Gênesis no Capítulo 03, do versículo 09 ao 11, fala a respeito da queda do homem (Adão e Eva).

09 – E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

10 – E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

11 – E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Adão e Eva tinham uma vida de totais privilégios. Todas as tardes, na viração do dia, Deus vinha falar com eles, mas um dia Deus veio e chamou por Adão. Deus perguntou, ondes estás? Ao que respondeu, ouvi a tua voz e temi, porque estava nu, e escondi-me. Todas os dias antes deste dia, eles já estavam nus, eles viviam assim. Porque de repente isso passou a incomodar?

Havia um fruto de uma árvore muito bonita no meio do Jardim do Éden, e, Deus disse para Adão e Eva que podiam comer de todos os outros frutos do jardim, mas do fruto desta árvore não. Fez-lhes advertências acerca das consequências se comessem. Mesmo assim eles desobedeceram a Deus e comeram o fruto e, a partir desse instante, seus olhos foram abertos e eles notaram que estavam nus. Quando desobedeceram a Deus, eles pecaram.

Temos aqui um quadro, pecado x santidade.

Pecado significa: transgressão. Tudo aquilo que separa o homem de Deus. O pecado faz separação entre nós e Deus.

“Existem coisas que ainda não são para sabermos”. Deus perguntou: Quem te mostrou que estavas nu?

Adão viu que estava nu por causa do pecado, da desobediência. Isso acusou a sua nudez. É isso que o diabo faz quando pecamos. Ele nos acusa, nos aponta diante de Deus e dos homens. Ele ri quando desobedecemos, afrontando a Deus. O pecado nos condena e faz com que queiramos nos esconder de Deus assim como fizeram Adão e Eva que se esconderam entre as árvores do jardim.

Eles tinham intimidade com Deus, eram os primeiros na terra, todos os dias podiam falar com o Senhor livremente, habitam no lugar que creio ser o mais lindo que já existiu na terra, tinham total domínio sobre os animais, mas trocaram tudo isso por uma “curiosidade”. A serpente os enganou e isso mudou a vida de toda a humanidade.

Quando eu peco, quando você peca, enfim, quando todos nós pecamos, não muda apenas uma parte da nossa vida em particular, mas mudamos o curso de tudo ao nosso redor, as próximas gerações também poderão ser afetadas por nossas atitudes. É por isso que prestaremos contas diante de Deus pelos nosso atos.

Sempre se ouve falar em avivamento, e, muitas vezes temos a ideia de algo como um grande evento, coisas sobrenaturais, um culto na direção dos jovens, muitos louvores, danças, profecias, falar em línguas e etc. É isso, mas é muito mais. Avivamento é algo que precisa acontecer sempre em nossas vidas, mas para estarmos avivados, é preciso estarmos santificados.

Todos os dias precisamos de santidade em nós. A palavra nos diz que, sem santificação ninguém verá a Deus. Ora, se Deus é a razão das nossas vidas, devemos viver a cada dia em santidade para um dia vermos a sua face, porque ver a Deus quer dizer habitar com ele, vê-lo como ele é, viver eternamente em sua companhia. Isso é tremendo!

A santificação faz aproximação entre o homem e Deus. Santidade significa separação do pecado. Quando Adão e Eva pecaram, eles se esconderam de Deus, mas eles podiam ter corrido para Deus e dito, desobedecemos, mas não queremos estar longe de ti, Senhor. Ao contrário, eles fugiram da voz de Deus, sentiram medo daquele que os criou, daquele que entregou o jardim e o domínio dos animais em suas mãos.

Hoje não somos diferentes deles. Pecamos e fugimos de Deus, quando o que deveríamos era correr para Deus e nos arrepender. Pedir perdão e mostrar nossa nudez, nossa dependência dele.

O que essa palavra revela é que, se pecarmos, e nós pecamos, podemos chegar até o Pai, nus mesmo, sem tentar fazer alguma folhagem como Adão e Eva fizeram, tentando cobrir sua vergonha. Deus sabe de tudo, e quando nos arrependemos sinceramente, ele nos perdoa e muda nossa história. As folhagens não podiam cobrir a pele de Adão e Eva, e Deus em sua infinita misericórdia, fez túnicas de pele de animal para os vestir.

Mesmo tendo desobedecido, Deus não os abandonou à própria sorte, ainda assim, ele providenciou uma veste para eles pois o sol os queimaria a partir daquele instante. Quando alguém peca, o diabo aponta e quer que se pense que tudo acabou, mas não acabou. Não devemos pecar, mesmo sabendo que Deus nos perdoa, pois isso é tentar a Deus, contudo se pecarmos, temos um advogado junto ao Pai, Jesus.

A palavra de Deus diz que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Para que Deus vestisse Adão e Eva, houve o sacrifício de algum animal, foi derramado o sangue para então se fazer as vestes para eles. Deus enviou Jesus, o seu Cordeiro para morrer nós, Ele derramou seu sangue, para fazer novas vestes, vestes de justiça diante do Pai.

É preciso sempre voltar a Deus e nos arrepender, então, se acontecer de pecar, não fuja da presença de Deus, mas corra para ele. É claro que devemos vigiar e orar em todo o tempo e termos a certeza de o nosso Deus está no controle de tudo e lembrar sempre que quando nos arrependemos e deixamos o pecado, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar.

Que Deus abençoe abundantemente sua vida em nome de Jesus.

Edilene trabalha no mesmo órgão que eu, e ministrou esse estudo em uma segunda-feira passada, num dos cultos no horário do almoço e gentilmente cedeu para publicação aqui no blog Desafiando Limites.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Concordo plenamente mas é tipico d nós seres humanos achar q podemos nos esconder de um Deus que é onisciente, onipresente.
Quando cometemos pecado e sabemos disso, nos escondemos com medo, tentamos nos cobrir com folhas, que são nossas desculpas, como se fosse possível nos esconder de Deus. Essas folhas (desculpas) pensamos que seriam capazes de nos esconder dos olhos do Senhor.
Mas Deus está em todos os lugares e sempre sabe onde estamos como o salmista escreveu:
“Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas. Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão.” Salmos 139: 7-12.
Mas o q é+ interessante é q por + q tentamos nos esconder d Deus, Ele vai fazer questão de nos achar e vai nos receber de braços aberto…
Abs…

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!