Tema de Estudo para Líderes e Obreiros: Uma Proposta de Hermenêutica Simplificada

  • Home
  • Artigos
  • Tema de Estudo para Líderes e Obreiros: Uma Proposta de Hermenêutica Simplificada

Tema de Estudo para Líderes e Obreiros: Uma Proposta de Hermenêutica Simplificada

Este é um breve estudo sobre hermenêutica, sob um ponto de vista simples (teologicamente falando) e que pode ser utilizado para orientar pequenos estudos. Ao utiliza-lo, favor dar os créditos ao Blog Desafiando Limites.

Apresentação no GDoc’s

Apresentação no Scribd

Mas, afinal, qual é a importância da hermenêutica para um estudante de teologia e principalmente para aquele que quer transmitir as Boas Novas? Muita. Sabe por quê? Porque sem uma hermenêutica adequada as chances de se dizer o contrário ou, no mínimo, uma variação distorcida do que o texto quer dizer são bastante altas.

Desse modo, a hermenêutica deve ter um lugar de destaque na vida devocional de todo estudante e leitor da Bíblia. Mas, não caia na tentação de que é mais importante saber hermenêutica do que ler a Bíblia. Ler a Bíblia, com sincera devoção e temor a Deus, poderá fazer muito mais por sua vida do que ler um famoso compêndio de hermenêutica!

Usando uma figura de linguagem, eu diria que a hermenêutica é a arte de interpretar a receita, de modo que o cozinheiro saiba como misturar os ingredientes de forma adequada, nas medidas corretas e, finalmente, levá-lo ao fogo no tempo exato de cozimento. Toda receita, quando bem preparada, produz pratos saborosos, de acordo com aquilo que o criador da receita intencionava.

Assim também é com a Palavra de Deus: ela tem a receita para um viver de plena satisfação, vivendo de acordo com a vontade de Deus. Basta você interpretar corretamente o que Deus preconizou e, certamente, você vai experimentar um vida com muito mais sabor e alegria. Duvida? Então veja se Deus não parece, às vezes, com um cozinheiro, preparando algo saboroso para nós:

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11

e

Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Salmos 34:8

e, também

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!