Blog Desafiando Limites completa 4 anos! Mas, e eu com isso?

  • Home
  • Artigos
  • Blog Desafiando Limites completa 4 anos! Mas, e eu com isso?

to-nem-aitô nem aí…

Blog Desafiando Limites completa 4 anos! Mas, e eu com isso?

Este projeto começou despretensioso – embora com o desejo de que crescesse com o tempo. E ele realmente cresceu!Conheça um pouco de nossa história e o que poderá vir pela frente.

2010 – O começo de tudo

O primeiro ano – 2010 – foi um ano de muitas publicações, a maior parte de textos menores e de republicações de outros blogs que eu estava conhecendo. Foi uma fase de aprendizado e de incorporação de novos conceitos, métodos e de observação de como grandes escritores faziam e construíam seus textos.

Nessa época eu comecei a acompanhar alguns blogs que também foram marcando minha trajetória, moldando meu caráter e influenciando meu futuro estilo como escritor.

Leia também: Parabéns para mim, um ano do blog

2011 – A consolidação do projeto

O segundo ano foi aquela fase de começar a filtrar os assuntos, blogs e blogueiros a seguir e ler, refinando o conteúdo e buscando mais qualidade do que quantidade. Também foi a época de firmar parcerias e de [tentar] ampliar o alcance do blog. Ainda continuava com um ritmo frenético de postagens.

Esse ano também ficou marcado por uma necessidade quase visceral de escrever, como se houvesse uma fonte invisível dentro de mim borbulhando, querendo sair e ganhar o mundo. Nessa época eu ficava rabiscando qualquer guardanapo de lanchonete pensando no que iria postar no dia seguinte. É sério!

2011 foi também o ano em que ingressei na UBE – União de Blogueiros Evangélicos, e continuo até hoje lá (até que não me suportem mais e me expulsem… risos), conheci pessoas especiais e fortaleci a amizade com velhos amigos.

Leia também: 2 Anos do blog Desafiando Limites

2012 – O ano de novas conquistas e ampliações

Em 2012 as coisas começaram a acontecer de forma mais interessante, com a chegada de novos colaboradores e que também marcaram a história do blog. Nesse ano, Raíssa Bomtempo veio engrossar as fileiras dos autores, seguida por Tagore Morais e pelo pr. Nonato Souza. Alguns dos posts desses colegas figuraram na lista dos mais vistos e mais bem votados por um bom tempo (se é que a Raíssa me entende… risos).

Em 2012 eu também fui convidado a ser autor colaborador em outros blogs. Mas, o que eu não sabia é que aquilo que parecia ser bênção, acabou se tornando um peso, me consumindo e me esgotando aos poucos.

2012 pode ser considerado o ano em que o blog deu uma guinada para cima e que eu pensei que o céu era o limite (hehehe). Mas, daí veio 2013…

Leia também: 3 anos do Blog Desafiando Limites

2013 – O ano das provações e privações

Em 2013, o ano que tinha tudo para ser o melhor ano de nossas vidas (isso dá nome de filme, né?), as coisas começaram a andar para trás, de forma inexplicável. Eu iniciei uma espiral descendente de motivação e inspiração que cada post que eu escrevia, depois de muito esforço, era quase como um parto. A qualidade de meus textos decaiu visivelmente e a inspiração que antes era transbordante, começou a escassear e atingir níveis mínimos.

E isso não foi apenas comigo, mas acabou contagiando os demais. A Raíssa ficou saturada com a conclusão de seu curso de Direito e as atividades que ocorrem naturalmente nesse período. O Tagore mudou para o Rio de Janeiro, começou a estudar em uma escola exigente e seu tempo também ficou escasso. O pr. Nonato… bem, o pastor não chegou a me dizer exatamente o porquê da redução de suas atividades, mas tomando por base o que aconteceu comigo, nem precisava. Além disso, ser pastor por si só já significa um tempo reduzido para ser distribuído entre as atividades eclesiásticas, família e tirar um tempo a sós com Deus.

O ritmo de publicações no blog despencou e, com ele, despencou também o número de acessos. A audiência, que vinha em ritmo crescente e constante, foi reduzida a praticamente a metade. Parte dessa culpa é minha, pois fiz algumas alterações no índice do blog que tirou o site de vista do google por algum tempo e ele perdeu relevância nos sites de busca, coisa que nunca mais voltou a ser a mesma.

E 2014, o que nos espera?

Sinceramente? Não sei. Eu realmente não sei o que esperar do blog Desafiando Limites este ano de 2014. Eu estou com novas e importantes atividades profissionais, sendo arrolado para ser parte de um projeto grande e extenso que vai me ocupar bastante. Além disso, estou na reta final de uma pós-graduação em Teologia, um sonho antigo que finalmente tomou forma. A inspiração que literalmente me movia anos atrás ainda não deu suas caras. E tenho minhas dúvidas se voltará.

Mas, a cada dia percebo que mais e mais pessoas deixam seus comentários aqui em textos antigos que impactaram suas vidas a ponto de não conseguirem sair sem deixar uma mensagem de gratidão e incentivo.

Sobre os textos que escrevi, quero confessar uma coisa: quando os leio hoje, até parece que nem fui eu quem os escreveu. Às vezes, eu acho que eu estava em outro nível e que o Espírito de Deus tinha liberdade quase total sobre minha vida e meus pensamentos. Quando me lembro de textos como “Contando as derrotas que me fazem subir“, “Uma reflexão antes de desistir” ou “Amanhã Deus vai mudar sua vida por completo” eu me sinto como uma parte pequena desses textos.

É como se eu tivesse apenas emprestado a mão e o Senhor tivesse me tomado para ser um instrumento nas mãos dEle! De verdade, quando eu leio esses textos, eu me sinto pequeno e humilhado. Dias atrás, na aula sobre os profetas de Israel, o professor falou algo interessante: quando Deus enviava a Sua Palavra, era como se Ela tomasse conta do profeta e adquirisse vida própria, tornando-se maior do que o próprio profeta. Em alguns dos textos que escrevi, é assim que sinto: eles adquiriram vida própria. De fato, neles, posso afirmar, eu estava realmente inspirado (se é que você entende o que eu quero dizer… risos).

Só que essa inspiração… meio que pediu um tempo pra mim (risos).

Então, é uma despedida, Wallace?

Eu não sei, meu amigo… sinceramente, não sei. Eu apenas sei que aquela inspiração que me levou a escrever textos que me marcaram e também alguns de meus leitores, a exemplo de “Deixando o passado para trás” e “9 razões para persistir quando as coisas insistem em dar errado” essa inspiração se foi. Se voltará, desconfio que não.

Assim, ainda estarei por aqui, de vez em quando, se houver algo realmente importante e interessante para compartilhar, se é que ainda haverá alguém por aqui para ler… enfim. Mas, este ano temos a presença da bela (e solteira) Michelle Costa, uma jovem talentosa e competente para escrever e com muita coisa boa para dizer.

Por fim, quero dizer que quando comecei a escrever, eu pensava que ia transformar a vida dos meus leitores com meus escritos. Mas, eu acabei descobrindo que a única vida que foi transformada foi a minha! Eu posso traçar uma linda clara e firme entre quando comecei a escrever e o que sou hoje. Não sei dizer se posso me considerar melhor, mas diferente com certeza.

E, como eu disse em um dos vários textos que citei: por que a vida é assim? Não sei, só sei que é assim. E é assim que a vida é…

Então, vida que segue, vida que vivemos e vida que… se vive a cada dia. E, quem sabe, um dia, eu me anime (que é vida, em grego) e volte a dar as caras por aqui, não é verdade? Mas, será que quando o filho do Homem voltar, achará fé na terra? (risos)

Pois é: tem certas coisas que nunca mudam: eu perco o amigo (ou o leitor), mas não perco a piada!

Até breve. Que Deus nos abençoe.

 

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Wally.
Peccedil;o perdatilde;o minha enorme ausecirc;ncia. Mas estou com vocecirc;. Sem inspiraccedil;atilde;o. E soacute; quem eacute; quot;blogueiroquot; sabe como eacute; deprimente isso.
Mas, como diz a Biblia, haacute; tempo para todas as coisas. Que seja um tempo, apenas, para vocecirc; voltar, com tudo.
DTA

Amém amada. Oremos uns pelos outros e que o Senhor nos ajude a vencer.

Prezado Irmatilde;o Wally:
Ao longo desses quatro anos posso dizer que o blog serviu muito para minha famiacute;lia.
Em momentos de desalentos encontramos palavras de acirc;nimo e vimos por intermeacute;dio dos posts Deus falando conosco.
Faz tempo que natilde;o posto, mas continuo acompanhando aqui no Sul as suas postagens.
Que Deus continue abenccedil;oando este trabalho hoje e sempre, parabeacute;ns!!!

Obg querida. Que o Senhor vos abençoe grandemente, em nome de Jesus. E a guriazinha e o Murilo, estão bem? Grande abço. Paz.

Gostei da sinceridade, Wallace! De qualquer forma, continuo lendo suas publicaccedil;otilde;es anteriores… na medida que vou precisando. Tem muito texto precioso e merece sempre ser lido! Que Deus nos direcione conforme Sua vontade! Fique na paz, meu irmatilde;o!

Amém, irmã Cláudia! Ore por mim, quem sabe Deus tem misericórdia de mim e ainda me use outra vez? Obg pelo comentário, amada.

Olá Irmão wallace, só complementando o que postei antes, acho que uma analogia sobre a carreira de um jogador de futebol cairia bem aqui. Veja, por exemplo, o caso do Seedorf: Foi um grande atleta, correu, fez belos gols, conquistou títulos… agora, vai usar toda sua experiência, prestígio e status, como TREINADOR!!! Vai usar toda sua produção passada para construir novos valores, talvez melhores do ele mesmo, porém não mais importantes, pois cada história é única, e portanto, todo jogador tem valor. Talvez existam outros Wallaces, Raíssas, Tagores, Nonatos… que viriam à tona, se tivessem um " cara bom assim" pra ajudar e melhorar textos vivos, vida real, gente que luta e que vence… mas que não vencem sós!
NÃO ESTAMOS ÁVIDOS POR NOVIDADES, quem ler os seus textos não busca isso!
ESTAMOS ÁVIDOS POR ESSÊNCIAS, POR VERDADES, POR EXCELÊNCIAS… POR HOMENS DE DEUS!!!

hehehe

boa ilustração, Marco.

quem sabe eu possa me tornar um mentor de alguém que vai ser uma bênção para outros, não é verdade?

me coloque em suas orações, amado.

obg de novo!

apz.

Caro Irmão wallace, por não ter um bom domínio da informática, já postei alguns comentários aqui, e não foram publicados. Seus textos e de seus colaboradores, sempre ensejam uma nova motivação e caminhos, decerto, tens sido um instrumento de Deus para levantar muitos que estavam caídos ou prestes a desistirem de um objetivo improvável. Um tempo atrás você postou alguma coisa parecida com o que relatou agora, sobre uma "escassez" de inspiração e apatia para escrever. Penso que o que tem ocorrido contigo é a chegada da maturidade nesse mister. Não se precisa correr tanto, escrever tanto… só é necessário escrever o que for possível, que será excelente e proveitosos para nós que aprendemos a admirá-lo e compartilhamos da das suas "dores" de escritor. Você não escreve ficção, escreve e descreve sobre a vida, e a vida não é fácil e nem mesmo uma máquina de precisão. Amigo Wallace, é a beleza, a verdade e força do seus escritos que encantam e abençoam… não a quantidade. Há compositores de música, que compõem, às vezes, em espaços de mais de anos… Que uma uma vez por ano, será uma Carta de benção para nós. Deus o abençoe ricamente, Obrigado por tudo!

amado, vc não faz ideia de como suas palavras me foram abençoadoras e reconfortantes.

Deus abençoe sua vida, amado.

ps. não recebi nenhum comentário seu antes deste, deve ter sido algum problema que não estou sabendo qual.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!