Como sair do comodismo e fazer algo relevante?

  • Home
  • Artigos
  • Como sair do comodismo e fazer algo relevante?

comodismo

Como sair do comodismo e fazer algo relevante?

“E não vos conformeis a este mundo – Romanos 12:2

 Fui surpreendido, ontem, por um comentário que me deixou bastante desacorçoado* com as palavras diretas e sem rodeios de Eva.

Veja o que ela me falou (cuidado, palavras fortes! haha):

“seria interessante se o blogueiro postasse alguma mensagem que ele quisesse passar para os leitores.

toda vez que entro aqui é algum post de Lettie Cowman!

parece que o blogueiro não tem nenhum interesse em falar para seus leitores…. sempre fazendo o ctrl + c e ctrl +v

um dos posts mais incríveis que já li aqui foi um escrito pelo próprio blogueiro

lamentável que agora sejam apenas publicados posts copiados de um livro

isto não é ruim mas poderia ser bem melhor se tivesse um pouquinho mais de dedicação….

parece que só está fazendo por fazer”

De início, virei um crente-galinha: fiquei chocado. Depois, li novamente. Aí eu li de novo. Depois de ruminar um pouco, dei outra lida. E, pra finalizar com chave-de-ouro, li mais uma vez! Aí parei, né, porque masoquismo tem limite! risos

Mas, refletindo bem sobre o que ela escreveu, me veio à mente que ela tinha razão no que escreveu. Razão em querer ler algo meu, inédito, e razão, como leitora, de querer ler algo que a satisfizesse em relação a um conteúdo relevante.

Portanto, o erro não estava nela, pelo contrário, estava em mim. Afinal, como alguém que se pretende escrever para falar aos corações dos leitores, eu deveria estar fazendo aquilo para o que Deus me chamou e capacitou. E isso, confesso, eu estava negligenciando.

Desse modo, tentei refletir sobre os motivos que me deixaram sem inspiração e motivação para escrever, acomodando-me ao fato de poder replicar os posts diários do excelente livro Mananciais no Deserto, de Lettie Cowman.

E, claro, o que eu poderia fazer para reverter essa tendência que nublou meu entendimento e vontade e voltar a escrever coisas úteis para os leitores. Vamos à análise:

Prováveis Causas da Falta de Inspiração e Motivação

1. Acomodação com o sucesso. Sabe, o sucesso é uma coisa perigosa, pois tanto é almejada como perseguida e, ao ser conquistada, pode se voltar contra você. Como assim? Quando você alcança o sucesso que gostaria de ter e começa a descansar sobre os louros da conquista.

O blog tem crescido muito desde o fim de 2014, após muitos altos e baixos. Na verdade, mais baixos que altos. Passei por vários perrengues no último ano, e não foi fácil perseverar. A publicação dos posts de Mananciais no Deserto foi uma forma que encontrei de não abandonar o blog até que eu voltasse a ter vontade de publicar ou escrever novamente.

E a recompensa veio, como pode ser visto abaixo:

estatisticas blog desafiandoTodavia, com o crescimento das visitas e comentários, muitos deles de novos leitores, veio também a conformação, o comodismo. Afinal, quando tudo vai bem, é até normal você tirar o pé do acelerador, não é verdade? Mas, não foi só isso.

2. Vida espiritual raquítica. De uns tempos pra cá eu diminuí bastante o ritmo em várias coisas e, infelizmente, de algumas que não deveria: oração e leitura da Bíblia. Como pode ser visto na vasta maioria dos posts que escrevi, a Palavra de Deus era inspiração recorrente em quase tudo que eu escrevia. Mas, essa fonte foi minguando porque eu deixei de preservá-la adequadamente. Fica o alerta a todos os leitores: vida espiritual raquítica vai se refletir em tudo o que você fizer.

3. Problemas de saúde e má alimentação, aliados ao sedentarismo. Ao mesmo tempo em que descuidei da alimentação espiritual, repeti o erro com a alimentação material. Resumo da ópera: engordei, fiquei mais preguiçoso ainda e, pra acabar (ou pacabá, como se diz em Mato Grosso), ganhei uma bela de uma hérnia de disco e corri o sério risco de ter que me submeter a uma cirurgia e aparafusar a coluna. Foi #tenso.

4. Fazer muitas atividades ao mesmo tempo. No afã de tentar ganhar o mundo, também conhecido como “tentar abarcar o mundo com as pernas”, eu acabei sofrendo um tipo de estafa mental que, aos poucos, foi minando minha capacidade criativa e me deixando completamente sem vontade de produzir algo novo. As causas disso variam um pouco, mesmo porque algumas atividades eu não poderia deixar de fazer. Então, acabou que aquelas que não eram obrigatórias foram sendo cada vez mais deixadas de lado.

5. Falta de um planejamento eficiente e de programar as atividades cotidianas. Essa ainda está me consumindo vários neurônios, porque não descobri AINDA como resolver a situação. Como neurônios é uma matéria-prima rara para mim, os poucos que sobram têm que cuidar de coisas mais importantes como respirar, me alimentar, me movimentar e manter o equilíbrio. Só estou conseguindo escrever este post porque realoquei os neurônios envolvidos na manutenção do equilíbrio e estou sentado.

Enfim, eu poderia citar aqui mais um zilhão de desculpas pra estar acomodado. Mas, dessas acima listadas, acredito que respondem por uns 80% do desânimo e comodismo que me impedem de escrever no blog.

Ah, antes que me esqueça: não chega a ser um grande defeito, mas sou um pouco (ok, um muito) perfeccionista. Eu não consigo pensar em escrever um post sem revisá-lo bem e deixá-lo nos trinques. E isso, claro, acaba tomando tempo e esforço. Para quem não anda muito animado, isso é um verdadeiro veneno.

Potenciais Atitudes e Ações Para Retomar a Inspiração e Motivação

Agora que citei alguns motivos para eu não estar escrevendo conteúdo inédito no blog, vou tentar dizer (para mim mesmo) o que precisa ser feito para retomar a animação e vontade de escrever. E estou em uma encruzilhada: mesmo sem vontade ou querer, eu preciso mudar. Então, se não tem vontade, vai sem vontade mesmo, né?

A. Estabelecer novos marcos e metas. Há alguns anos (ops: o blog completou 5 anos no fim de janeiro, e eu deixei passar… :-? ), eu tinha o desejo de que o blog atingisse a maturidade e chegasse a umas 1.000 visitas diárias, o que poderia ser chamado de uma boa média. Hoje, essa média já ultrapassou 1.600 visitas/dia, com picos costumeiros de 1.800 visitas. Meu pensamento é trabalhar para fazer o blog gerar renda e começar a se pagar e, quem sabe, gerar algum rendimento extra que possa ser investido em missões.

B. Retomar uma vida espiritual saudável. Isso já está sendo feito, ainda de forma um pouco tímida, e os efeitos estão começando a surgir. Quando eu leio a Bíblia, já começo a ter algumas idéias, ainda meio toscas, mas já é alguma coisa. Mas, o mais importante é retomar uma vida de comunhão com Deus. Aprendi, da forma mais contundente possível, que “sem Ele, nada podeis fazer”. Agora, com Ele, espero voltar a produzir alguma coisa útil.

Alguns dos textos que mais gostei e tive prazer em escrever, e que também estão entre os mais acessados e bem avaliados pelos leitores, tais como Amanhã Deus vai mudar a sua vida, 9 razões para persistir quando as coisas insistem em dar errado e Deixando o passado para trás, vieram justamente após algum momento de comunhão com Deus ou de estudo da Palavra. Sem intimidade com Deus, pelo menos para mim, é impossível produzir algo minimamente relevante.

C. Regular a alimentação e iniciar um programa de atividades físicas. Após passar alguns meses com bastante dor na coluna e no nervo ciático, ingerindo fortes medicamentos para dor, porém sem sucesso, emagreci à força. Desde então, faço fisioterapia toda semana, terei que ingressar em um programa de exercícios, mais à frente e cuidar da alimentação. Além, é claro, de reduzir minha circunferência abdominal, já que ultimamente eu estava prestando atenção apenas ao meu próprio umbigo. É a vida, meus caros… não tá fácil pra ninguém.

D. Reduzir o afã de tentar ser multitarefa e ser mais focado. Houve um tempo em que pensávamos que era cool (legal) ser multitarefa, e quem não era estava perdendo tempo e ficando para trás. Todavia, novos estudos sugerem que a multitarefa, na verdade, prejudica sua saúde e seu cérebro! Portanto, estou me condicionando a mudar meu estilo de pensar e agir, voltando a me concentrar em uma coisa de cada vez, no intuito de recuperar e melhorar minha saúde mental.

E. Combater a procrastinação e começar a planejar minhas atividades cotidianas. Procrastinação é um vício difícil de ser superado, confesso que dos muitos vícios que ainda cultivo #vergonha, este é um complicado de ser abandonado. Depois que iniciei o curso Learning How to Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects (Aprendendo a aprender: Poderosas ferramentas mentais para auxiliá-lo a dominar assuntos difíceis, em tradução livre).

Ainda estou na fase inicial de combate à procrastinação, mas já está sendo bom para melhorar a saúde mental. E sobre a ausência de planejamento, fruto do comodismo, estou vendo apps de celular para gerenciamento de tarefas e controle de atividades, para facilitar a administração do tempo e das tarefas. Uns meses atrás eu andava esquecendo até as contas a pagar… pense! Mas, vou sair dessa, espero… risos

Conclusão

É muito complicado sair do comodismo quando isso se insere em seu cotidiano de uma forma sólida e enraizada, ainda mais quando você não percebe que está vivendo acomodadamente. Ou até que sabe, mas finge que não percebe a situação e vai empurrando com a barriga até não poder mais (meu caso).

Para mim, isso é ainda mais complicado porque eu já escrevi vários textos que falam que não devemos cair ou ficar no comodismo, como esses que citei logo acima. Então, dou graças a Deus que Ele usou a leitora Eva para me dar esse puxão de orelhas bem dado e me fazer acordar pra vida e me tocar que existem pessoas que precisam ser tocadas pela Palavra de Deus. Ora, se Ele quer me usar – ou usar você – para abençoar alguém, recusar isso é uma desobediência frontal ao chamado divino e até mesmo um egoísmo tolo e ridículo.

Desta forma, venho aqui me desnudar um pouco e dizer que vou tentar sair desse marasmo e voltar a escrever, apesar de sentir que não tenho mais aquela inspiração que marcou fortemente os artigos sobre motivação que escrevi. É como se eu tivesse perdido a mão, mas mesmo assim vou tentar novamente.

Portanto, caros leitores, se os artigos não saírem com a mesma qualidade dos anteriores, e duvido mesmo que sairão, peço que me deem um desconto e orem por mim. Nem sempre é fácil reconhecer e admitir que não somos os ultra-espirituais que parecemos ser, ou que queremos ser, mas hoje, eu estou muito mais na condição de precisar ler um artigo de motivação do que de escrever um, se me permitem a franqueza e sinceridade.

Então, vamos fazer assim: você ora por mim e eu escrevo. Se sair alguma coisa que preste, você será duplamente abençoado: lendo o artigo e podendo agradecer a Deus por ter ouvido e atendido sua oração. E eu, de minha parte, poderei ter mais um bom motivo para agradecer aos meus leitores: por conseguirem me aturar e ler o que escrevo, e por estarem orando por mim, e participarem comigo dessa grande empreitada.

Hoje, mais do que nunca, o futuro do blog Desafiando Limites depende muito mais dos leitores do que dos editores (no caso, eu).

Se você leu até aqui, obrigado por antecipação pela paciência e pelas orações. E vamos em frente, Canaã é logo ali, não é verdade?

Deus o abençoe!

ps. quer comentar? Terei o maior prazer em responder seu comentário. Só não vale xingar hein! risos

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Blog Comments

Ensina-me…
REINVENTAR-SE
Algumas etapas da vida são fortes.
Não basta chegar, é preciso se sustentar.
Diante do mar,
nossa fraqueza se avoluma.
Na tempestade,
tudo se mostra empacado.
Parece que uma coisa deve acontecer
para vir a outra.
A vida é uma grande armadilha que
às vezes não nos dá alternativas.
Fim? Jamais!
É mister saber procurar todas
as possibilidades.
Sem que percebamos,
de algum lugar profundo vem uma
força inexplicável.
Renascemos sem quantificarmos
e num simples sorriso, está o sinal de que
um novo tempo já nasceu.
Dell Delambre
ME FAZ VIVER!
Novos tempos quero viver
Amar, quero aprender
Não quero temer
Quero ser tudo o que Deus pôs em mim
Quero ser vida e emoção
quero cantar uma canção
quero chorar com quem ainda chora
quero alegrar-me pelo sorriso de qualquer um
Só não quero ser ausência e medo
Pois só quero viver o que for preciso
Seja dor, seja sorrisos
Eu só quero viver!
Marco Alves.

obg, Marcos, por deixar seu comentário.

abs,

E-books http://issuu.com/karmitta/docs/destinados_a_reina… … " O segredo para o sucesso, a plenitude e a vida vitoriosa já preparados para você." Esse livro e o seu autor, me abriu uma graciosa porta de bençãos e vida com Deus. Que seja uma benção para ti meu irmão, que muito nos tem abençoado com sua alegria, confiança em Deus e conquistas maravilhosas. És uma benção para mim!

obg, Marco, vou dar uma olhada sim!

abs, Deus o abençoe.

Wallace,

Parabéns pelo desabafo. Que Deus te ilumine. Saiba que tenho sido muito abençoado pelos seus textos inspirados na palavra de Deus.

Estarei orando para que Deus te dê forças e inspiração para que vc continue nos abençoando.

Um abraço,

Marcelo

obg, Marcelo, eu realmente careço dessas orações. muitíssimo obg e que Deus continue abençoando sua vida por meio dos textos, em nome de Jesus.

abs, apz.

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!