Estas São as 5 Decisões Que se Você Tomar Vai se Arrepender pro Resto da Vida!

  • Home
  • Artigos
  • Estas São as 5 Decisões Que se Você Tomar Vai se Arrepender pro Resto da Vida!

shame

Estas São as 5 Decisões Que se Você Tomar Vai se Arrepender pro Resto da Vida!

Disclaimer: este é um artigo traduzido e adaptado – ou seja, não é uma tradução literal, ao pé da letra – para o Blog Desafiando Limites, com auxílio da plataforma de tradução do Duolingo.

Nós aqui do blog sempre estamos procurando trazer conteúdo relevante para seu crescimento e amadurecimento pessoal, sentimental, profissional e espiritual! A fonte do artigo está logo no final.

Assine nossa newsletter e receba em seu email nosso conteúdo, é grátis!

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20

Nossos dias são preenchidos com um fluxo constante de decisões. A maioria são banais, mas algumas são tão importantes que elas podem assombrar você pelo resto da sua vida.  

Um estudo recente da Universidade de Columbia descobriu que nós estamos atolados em mais de 70 decisões por dia. O grande número de decisões que temos que tomar todos os dia leva a um fenômeno chamado fatiga de decisão, devido ao qual seu cérebro se cansa como um músculo.  

Um novo estudo da Universidade de Texas mostra que mesmo quando nossos cérebros não estão cansados, eles podem tornar muito difícil para nós tomarmos boas decisões.

Quando tomamos uma decisão, em vez de recorrer ao conhecimento que acumulamos, nossos cérebros focam em memórias específicas e detalhadas.  

Por exemplo, se você está comprando um carro novo e tentando decidir se você deveria escolher os assentos de couro, mesmo que você saiba que você não pode pagar por eles, seu cérebro pode focar nas memórias do cheiro maravilhoso e a sensação dos assentos de couro no carro esportivo do seu irmão, quando ele deveria se concentrar na infelicidade que você irá que sentir ao pagar a prestação mensal do carro.  

Leia também: Deixando o passado para trás!

Como você ainda não tem memórias dessa situação, fica difícil para o seu cérebro refletir sobre isso.  

“Não sou um produto das minhas circunstâncias. Sou um produto das minhas decisões.”

– Stephen Covey  

Algumas decisões são menores, como o que comer, qual caminho tomar para o trabalho, ou em qual ordem cumprir as tarefas; outras são mais difíceis, como escolher entre duas ofertas de emprego, mudar para uma nova cidade por alguém que você ama, ou cortar uma pessoa tóxica de sua vida.  

Está gostando do artigo? Assine nossa newsletter facilmente:

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Independentemente da magnitude da decisão, nossos cérebros tornam difícil para nós mantermos a perspectiva que precisamos para fazer boas escolhas.  

Bronnie Ware passou sua carreira como uma enfermeira de cuidados paliativos, trabalhando exclusivamente com pessoas que estavam entre 3 a 12 meses de morrerem.  

Ela tinha um hábito de perguntá-los sobre seus maiores arrependimentos, e ela escutou os mesmos cinco tipos vez após vez. Ao estudar esses arrependimentos, você pode ter certeza de fazer boas escolhas e não se tornar, você mesmo, uma vítima deles.

1. Elas gostariam de não ter tomado decisões com base no que as outras pessoas pensam.  

Quando você toma suas decisões baseado na opinião de outras pessoas, duas coisas tendem a acontecer:  

  • Você faz uma escolha medíocre de sua carreira: existem muitas pessoas por aí que estudaram por um diploma que eles se arrependem ou até passam a vida trabalhando em uma carreira da qual eles se arrependem. 

Seja por procurar a aprovação dos pais ou por busca de salário ou prestígio ao invés de paixão, fazer uma escolha ruim de carreira é uma decisão que você terá que conviver para sempre.  

  • Você falha em manter seus valores morais: quando você se apega muito ao que o seu chefe pensa sobre você, em quanto dinheiro você acha que sua esposa precisa para ser feliz, ou quão mal você irá parecer se falhar, você está em alto risco de violar seus próprios morais.  

Seu desejo intenso de parecer bem compromete sua capacidade de se manter verdadeiro consigo mesmo e, em última análise, de sentir-se bem.  

A melhor maneira de evitar a cair na garra das opiniões dos outros é perceber que opiniões de outras pessoas são apenas isso – opiniões.   Independentemente de quão ótimo ou terrível eles pensam que você é, isso é apenas a opinião deles.

Sua verdadeira autoestima vem de dentro. 

2. Elas gostariam de não ter trabalhado tanto.  

Trabalhar duro é uma ótima maneira de impactar o mundo, para aprender, para crescer, para se sentir realizado e, às vezes, até para encontrar a felicidade, mas se torna um problema quando você o faz à custa das pessoas mais próximas a você. 

Ironicamente, nós muitas vezes trabalhamos duro para ganhar dinheiro por causa das pessoas com quem nos importamos sem perceber que elas dão mais valor a nossa companhia do que ao dinheiro.

  • Uma dica importante aqui, que não está no texto original: se alguém está por você pelo dinheiro, ela vai lhe deixar quando o dinheiro acabar. E você, provavelmente bastante envergonhado, vai ver ficar ao seu lado quem você desprezou quando estava com dinheiro sobrando!

A chave é encontrar um equilíbrio entre fazer o que você ama e estar com as pessoas que você ama. Caso contrário, um dia você irá olhar para trás e desejar que tivesse se concentrado mais no último.  

Relacionado: Não tenha pressa em atingir seus alvos

3. Eles gostariam de ter expressado mais seus sentimentos.  

Quando crianças, somos ensinados que as emoções são perigosos e que elas devem ser contidas e controladas. Isso geralmente funciona no início, mas conter seus sentimentos faz com que eles cresçam até explodirem.  

A melhor coisa que você pode fazer é colocar seus sentimentos diretamente sobre a mesa. Embora seja doloroso no começo, isso lhe força a ser honesto e transparente.  

Por exemplo, se você se sente como se não ganhasse dinheiro suficiente no trabalho, agende uma reunião com seu chefe e exponha a razão de você querer ganhar mais.

Como resultado, ele ou vai concordar com você e lhe dar um aumento ou discordar e dizer o que você precisa fazer para se tornar mais valioso.  

Por outro lado, se você não fizer nada e deixar que seus sentimentos se degradem, isso vai atrapalhar seu desempenho e impedir você de alcançar seu objetivo.  

4.   Elas queriam ter mantido mais contato com seus amigos.  

Quando você é pego em sua rotina semanal, é fácil de perder de vista o quão importante as pessoas são para você, especialmente aquelas para quem você tem que dar mais tempo. Relacionamentos com amigos antigos estão entre as primeiras coisas que perdem prioridade quando estamos ocupados. 

Isso é muito triste porque passar tempo com os amigos é um grande dissipador de estresse. Amigos próximos lhe trazem energia, perspectivas novas e um sentimento de pertencimento, de um jeito que ninguém mais consegue.  

5.   Elas gostariam de terem sido mais felizes.  

Quando sua vida está prestes a terminar, todas as dificuldades que você enfrentou subitamente se tornam insignificantes comparadas aos bons momentos. Isto é porque você percebe que, com muito mais frequência do que o contrário, o sofrimento é uma questão de escolha.  

Infelizmente, a maioria das pessoas percebe isso tarde demais. Embora todos nós sentiremos dor, a forma como reagimos a isso está completamente dentro de nossa governabilidade, tal como nossa habilidade de nos sentirmos felizes.  

Aprender a rir, sorrir e ser feliz (especialmente quando se está estressado) é um desafio às vezes, mas é um que vale a pena cada gota de esforço.  

Agora junte tudo isso e, claro, viva uma vida plena sem ter tanto do que se arrepender quando ela estiver se findando!

Algumas decisões tem repercussões que podem durar uma vida inteira. A maioria destas decisões são feitas diariamente, e elas exigem foco e perspectiva para impedir que elas lhe assombrem.  

Fonte: 5 Decisions You’ll Always Regret 

 Gostou? Avalie, comente, deixe sua opinião e compartilhe com seus amigos! Obrigado!

ps. foi feita uma revisão na tradução do artigo, mas caso tenhamos comido mosca e você ache algum erro, sinta-se à vontade para nos alertar que logo corrigiremos, ok? Deus te abençoe!

 

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!