Não tenha medo e nem se desanime

no fear of danger

Texto Bíblico: E disse o Senhor a Josué: “Não tenha medo! Não se desanime! Leve todo o exército com você e avance contra Ai. Eu entreguei nas suas mãos o rei de Ai, seu povo, sua cidade e sua terra. Josué 8:1

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática:

Você sabia que o medo é uma das armas mais poderosas que um inimigo pode utilizar para facilitar a vitória sobre seu oponente? E quando falo de luta não estou falando apenas de batalhas físicas, corpóreas como nas guerras comuns. Podemos falar de batalhas esportivas tais como disputas de várias modalidades como judô, boxe, caratê, esgrima e outras que envolvem contato físico até aquelas em que não há contato, por exemplo tênis, vôlei, etc. E tem as partidas que envolvem contato físico mas não necessariamente envolvem luta, como futebol, basquete e outras. Se eu fosse falar de cada modalidade teria que escrever um livro, então esses exemplos devem bastar para que você entenda o que quero dizer. Se formos falar da sétima arte, o cinema, eu me lembro de uma cena do filme O Senhor dos Anéis em que o comandante do exército de orcs coloca as cabeças dos soldados mortos e as catapulta dentro da muralha da cidade com o claro objetivo de incutir medo nos defensores. O medo é tão poderoso que uma pessoa com medo sente as forças se esvaindo, sua imunidade diminui deixando-a mais suscetível a doenças oportunistas e, tomada pelo pânico, toma decisões irracionais. E o medo, além de poderoso, assume diversas formas. Existe o medo do escuro, de altura, de lugares fechados, de sair na rua e até de falar em público. Esse último, inclusive é tão forte que supera até mesmo o medo da morte. Traduzindo: tem pessoas que preferem a morte a falar em público. Daí você tira o efeito que o medo causa nas pessoas fazendo-as tomar atitudes irracionais. O medo é natural na vida do ser humano, talvez por isso que uma das coisas mais repetidas na Bíblia é a expressão “não tenha medo”. Como vimos no primeiro capítulo do livro de Josué, foi dito a ele “seja forte e corajoso” nada menos que quatro vezes! Às vezes, Deus nos diz não tenha medo, outras vezes Ele nos diz seja forte e corajoso mas o fato é que, para ser vitorioso, nós devemos dominar o medo em vez de sermos dominados por ele. Por fim, não desanime. O desânimo pode ser tido como o desmaio da alma. nimo vem do latim animus e significa vida, mente e coragem. Animar significa dar vida, fazer respirar. Quando Deus nos diz: seja forte e corajoso porque eu estou com você, Ele está, em outras palavras, dizendo assim para você: respire, se acalme, nada de desespero porque Eu estou do seu lado e vai dar tudo certo. Não tenha medo, não permita que sua alma desmaie de medo. Ele está do seu lado, você não está sozinho. Respire, inspire, expire. Sinta o ar encher seus pulmões. Anime-se. E vamos à luta, sem temer que está do lado de lá porque sabemos Quem está do lado de cá.

Oração de: ânimo

Querido Deus, eu confesso que, às vezes, eu sinto medo. Mesmo sabendo que o Senhor está comigo e que o Senhor luta ao meu lado, ainda assim eu sinto medo. Senhor, ajude-me a vencer esse inimigo interior para poder enfrentar e vencer os inimigos exteriores. Em nome de Jesus eu oro e te agradeço sabendo que o Senhor vai me ajudar a vencer essa batalha. Amém.

Pr. Wallace Sousa, Ass. Deus/DF, Brasil.

Quer entrar no grupo de devocionais?

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/0vSenOu7A587wWBo3aWw5o

Telegram: https://t.me/biblianosensinasucesso

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!