O que fazer quando eles se unem contra você?

  • Home
  • Artigos
  • O que fazer quando eles se unem contra você?
heart-in-fire

Texto Bíblico: E souberam disso todos os reis que viviam a oeste do Jordão, nas montanhas, na Sefelá e em todo o litoral do mar Grande até o Líbano. Eram os reis dos hititas, dos amorreus, dos cananeus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. Eles se ajuntaram para guerrear contra Josué, contra Israel. Josué 9:1,2

Ilustração, Reflexão ou Aplicação Prática: 

Bom, esse versículo parece um pouco estranho à primeira vista, concorda? Por que eu digo que ele parece estranho? Bem, é que ele fala do que aconteceu mas sua explicação do motivo de ter acontecido é incompleta. Você só sabe o que aconteceu, mas e o porquê? A causa, motivo, razão ou circunstância, como diria o professor Girafales, está bem no início: quando souberam. Mas souberam o que? Eles souberam que Josué havia vencido e destruído as cidades de Jericó e Ai. Eram apenas duas cidades, meio que isoladas do restante da região, por que elas atrairiam a ira dos reis vizinhos e forçaria uma coalizão contra Israel? Bem, o fato é que Jericó não era apenas uma cidadezinha qualquer por alguns motivos bem claros. O primeiro era sua localização altamente estratégica. Para que você perceba a importância de Jericó basta dizer que ela é considerada a cidade antiga, ainda habitada, mais velha do mundo. Seus primeiros assentamentos datam de uns dez mil anos atrás ou até mais. Ela era, digamos assim, a guardiã da porta de entrada para aquela região. O segundo motivo é que Jericó não era uma cidade como entendemos hoje, mas se parecia muito mais com uma fortaleza cercada por muros largos de quase 15 metros de altura, quase um prédio de cinco andares. E, por último e não menos importante, Jericó era uma cidade militarizada, com provavelmente mais da metade da população formada por soldados experientes. Esse foi o principal motivo que levou aqueles reis a se unirem contra Josué. Certo, expliquei o que aconteceu e o motivo de isso ter acontecido, mas onde é que eu quero chegar? Será que você ainda não se deu conta? Eu vou lhe dizer qual é a grande lição que esses versos nos ensinam. Suas vitórias incomodam. Seu sucesso incomoda. Quando você começa a despontar, a vencer, a se sobressair, não é todo mundo que fica alegre em saber que você deixou de ser um qualquer e se tornou um vitorioso, um conquistador. Não se iluda, existem pessoas que, quando ouvirem falar do sucesso que você está alcançando, das vitórias que está conquistando, elas não vão ficar alegres. O sentimento que elas experimentarão não é alegria, mas inveja e ciúme. E se você estiver crescendo a ponto de vir a se tornar uma possível ameaça a elas, pode saber que elas vão se unir contra você. Por isso, lute suas batalhas, conquiste suas vitórias e avance sobre o território inimigo, mas saiba que quanto mais você cresce, quanto mais se sobressai e quanto mais prospera, você vai despertar inveja, ciúme e vai atrair inimigos gratuitos. Mas nem por isso você deve deixar de lutar, se esforçar e vencer. Siga em frente sem temer nem os velhos e muito menos os novos inimigos. Lembre de quem está do seu lado para lhe dar vitória tanto sobre uns como outros.

Oração de: ousadia

Senhor bendito, eu quero confessar que, às vezes, fico intimidado ao saber que ganhei inimigos que eu sequer conhecia. Porém, Senhor, assim como já obtive vitórias no passado graças a tua ajuda, eu vou confiar que nesses novos desafios o Senhor continua comigo e vai me ajudar a vencer essas também. Eu te agradeço em nome de Jesus. Amém.

Pr. Wallace Sousa, Ass. Deus/DF, Brasil.

Quer entrar no grupo de devocionais?

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/0vSenOu7A587wWBo3aWw5o

Telegram: https://t.me/biblianosensinasucesso

 
 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!