LIÇÃO 03: SER LÍDER É VIVER FORA DA ZONA DE CONFORTO – PARTE II

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 03: SER LÍDER É VIVER FORA DA ZONA DE CONFORTO – PARTE II
exercise
Capa da Revista EBD

Link para a Parte I

II TRANSFORMANDO-SE EM UMA VERSÃO MELHOR DE SI MESMO

2.1 Transformação e mimetismo são coisas diferentes. Transformação e imitação são duas coisas bem diferentes mas que, ainda, confundem muita gente. Enquanto a imitação é temporária, a transformação é permanente. A imitação é rápida e engana a muitos, mas por pouco tempo. Já a transformação é demorada, mas não engana ninguém. Um camaleão pode mudar de cor em questão de segundos, mas nunca deixa de ser camaleão. Já uma lagarta, ao virar borboleta, nunca mais voltará a ser o que era. A transformação é demorada, complicada e, não raro, dolorida. Porém, recompensa o esforço e o tempo investido, impacta o presente e garante o futuro. Por isso, invista em se tornar uma versão melhor de si mesmo como Paulo nos exortou (Rm 12.2).

2.2 A transformação é um processo que toma tempo. Como dito acima, toda transformação é demorada: necessita de tempo, esforço e intencionalidade para acontecer. Você já ouviu falar na indústria de transformação? Somente os países desenvolvidos possuem uma indústria de transformação bem desenvolvida. Veja o exemplo do cacau brasileiro: é vendido barato lá fora porque não possui muito valor agregado. Porém, você já viu quanto custa um chocolate suíço? Bem caro, não é mesmo? E a Suíça não tem plantação de cacau, sabia? Transformar é, também, agregar valor. Tornar-se uma pessoa melhor pode demorar e não é fácil mas, ao fazer isso, você está agregando valor e se tornando, claro, uma pessoa valiosa (Pv 31.10).

2.3 As dificuldades nos aperfeiçoam. Poucos gostam de enfrentar dificuldades, isso é fato. Porém, o que muitos ignoram e deveriam repensar a respeito é que as dificuldades não são apenas parte do processo. Elas são, sim, parte do processo mas são, também, essenciais ao progresso (Rm 5.3-5). As dificuldades nos forçam a evoluir, a crescer e a melhorar a forma como agimos e também como reagimos aos problemas e desafios. Ao se deparar com problemas e dificuldades, saiba que Deus os está colocando diante de você não para destruí-lo e sim para ensiná-lo e fortalecê-lo (Tg 1.2,3,4). Os desafios, quando aceitos e superados, nos capacitam a avançar e nos preparam para os novos e maiores desafios que virão.

III RENOVANDO-SE CONTINUAMENTE

3.1 Renovação mental. Paulo nos adverte a renovarmos nossa mente de forma contínua (Rm 12.2) e nada melhor do que um exemplo prático para ilustrar o que ele disse. Em 1981, a psicóloga Ellen Langer realizou um experimento que tinha por objetivo avaliar o quanto a renovação mental impactava o corpo físico. Oito homens foram levados a viver por apenas cinco dias em um ambiente que reproduzia, por meio de fotos, roupas e eletrodoméstico da época, o mundo como era 22 anos antes. Ao término do período de testes, todos estavam não apenas se sentindo mais jovens, mas até mesmo sua saúde e vigor físico haviam melhorado de forma significativa. Renove sua mente como nos exorta Paulo, porque uma mente renovada renova todo o resto!

3.2 Não ande cabisbaixo. A Bíblia nos exorta a evitarmos andar de forma altiva, ou seja, ostentando orgulho e soberba como faziam os fariseus porque o juízo será mais pesado (Tg 3.1). Porém, ela igualmente, nos exorta a não andarmos temerosos, tímidos e acabrunhados, com receio de enfrentarmos desafios e dificuldades (2 Tm 1.7). Você sabia que andar ereto, demonstrando confiança faz com que, de fato, sua confiança em vencer desafios e superar dificuldades aumente? Sua postura diante das dificuldades vai, literalmente, determinar seu nível de compromisso e engajamento e, consequentemente, qual resultado você irá alcançar. Lembre-se do que Deus repetiu por três vezes a Josué: seja forte e corajoso diante dos desafios que estão diante de você.

3.3 Sua atitude determina sua altitude. Você sabia que um avião possui um medidor de atitude? Não, você não leu errado não. É medidor de atitude sim. Eu não estou confundindo com o medidor de altitude do avião. Existem esses dois medidores mesmo no avião: o de altitude e o de atitude. O primeiro mede a distância do avião até o chão, ou seja sua altitude, enquanto o segundo mede o nivelamento do nariz do avião em relação ao solo. Ele avalia como está a atitude do avião: se o nariz está empinado, vai subir; se nivelado, é voo de cruzeiro e, finalmente, se está embicado é porque está caindo. Por isso, trabalhe sua atitude se quiser que sua altitude esteja elevada (Js 1.3-6). Atitude, meu irmão, é tudo.

CONCLUSÃO

A lição de hoje abordou três coisas simples, simples sim porém poderosas que nos ensinam grandes lições. Nós somos chamados por Deus para não nos conformarmos com este século e não nos acomodarmos com as coisas deste mundo. Somos exortados, também, a não nos conformarmos com quem somos hoje e buscarmos, a cada dia, nos transformarmos para melhor segundo o padrão divino, imitando cada dia mais a Cristo e nos parecendo com Ele. E, finalmente, precisamos de renovação diária, constante e perseverante para atingirmos o necessário grau de maturidade espiritual para experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

PRÓXIMA LIÇÃO 04: DELEGUE SE VOCÊ QUISER FAZER MAIS E MELHOR

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!