LIÇÃO 04: DELEGUE SE VOCÊ QUISER FAZER MAIS E MELHOR

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 04: DELEGUE SE VOCÊ QUISER FAZER MAIS E MELHOR
esgostamento & stress

FUNDAMENTO:  O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. Gênesis 2:15

__________________________________________________________

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Êxodo 18:17-23

Respondeu o sogro de Moisés: “O que você está fazendo não é bom.

Você e o seu povo ficarão esgotados, pois esta tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho.

Agora, ouça-me! Eu lhe darei um conselho, e que Deus esteja com você! Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões.

Oriente-os quanto aos decretos e leis, mostrando-lhes como devem viver e o que devem fazer.

Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez.

Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você.

Se você assim fizer, e se assim Deus ordenar, você será capaz de suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para casa satisfeito”. 

OBJETIVO GERAL

Compreender que a delegação, longe de ser um conceito meramente secular, está fundamentada na Bíblia e expresso na vida de importantes personagens bíblicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender o conceito de delegação e ver o que a Bíblia nos ensina sobre isso. 

Compreender porque delegar segue princípios bíblicos claros. 

Entender e identificar o dilema Controlar x Crescer e como escapar dele.

Live da Lição 04: DELEGUE SE VOCÊ QUISER FAZER MAIS E MELHOR – feat. Heber Aleixo

Mapa mental da lição 04 abaixo

INTRODUÇÃO

Existem muitas maneiras de se falar sobre delegação mas, talvez, a melhor delas seja abordar o tema com uma ilustração de um dos maiores personagens bíblicos de todos os tempos: Moisés. Ao conseguir libertar o povo israelita de debaixo da opressão faraônica, Moisés chegou ao deserto tendo que lidar com uma multidão de pessoas altamente problemáticas todos os dias. De início, ele tentou lidar sozinho com a situação até que recebeu a visita de seu sogro Jetro. Ele observou o que estava acontecendo e lhe deu um conselho que revolucionou a forma como Moisés lidava com os problemas e que serve, até hoje, como exemplo de delegação bem-sucedida.

I O QUE É DELEGAÇÃO?

1.1 Fazer mais com menos. Delegar é basicamente atribuir poder a alguém para que esta pessoa aja ou realize atos em seu nome (Êx 3.10,13 e 14). É a mesma coisa de conceder poder a outra pessoa. Porém, quem dá poderes a outro abre mão ou abdica de realizar aquilo que ele delegou. Delegar é, pois, fazer mais com menos: menos esforço, porque a carga está sendo dividida em mais ombros. Fazer em menos tempo, pois haverá mais mãos trabalhando para completar a tarefa. E fazer com menor custo porque, ao delegar tarefas mais simples, quem está no topo da organização pode se dedicar às atividades mais importantes e mais estratégicas da organização (Êx 18.22), as que trazem resultados importantes para todos.

1.2 Fazer mais pelas mãos dos outros. Muitos líderes evitam delegar pois acreditam que realizarão a atividade mais rapidamente e com maior qualidade do que parando para explicar aos outros como fazê-la. Mas não é só isso. Alguns líderes se deixam levar pelo orgulho e pelo medo ao imaginarem que, caso a outra pessoa faça um bom trabalho, serão substituídos por eles. Com isso, eles perdem a chance de aproveitar um auxílio importante que está bem ali, do seu próprio lado, para alcançarem maiores e melhores resultados do que trabalhando sozinho (Êx 18.21 e Dt 1.9). Entenda que a grande maioria das pessoas está disposta a ajudar e ser útil, e não querendo puxar o tapete de seus líderes na primeira chance.

1.3 Aproveitar os talentos das pessoas. Existem muitas pessoas talentosas ao nosso redor aguardando apenas uma chance de mostrar serviço e de fazerem algo de relevante e útil. Elas não fazem isso porque querem simplesmente “aparecer”, não senhor. Elas querem mostrar que são capazes, que estão honrando a responsabilidade que lhes foi confiada e que desejam colocar seus dons à disposição do líder e da comunidade na qual elas estão inseridas. Todos possuem algum talento para fazer algo importante e nós aprendemos na parábola dos talentos que quem enterra talento é severamente punido (Mt 25.18, 26-29). O líder deve trabalhar para que as pessoas desenterrem e façam bom uso de seus talentos e não o contrário.

No próximo post trarei os tópicos 2 e 3 e a Conclusão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!