LIÇÃO 05: PLANEJAR, UM MANDAMENTO BÍBLICO PARA QUEM QUER ATINGIR SEUS OBJETIVOS

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 05: PLANEJAR, UM MANDAMENTO BÍBLICO PARA QUEM QUER ATINGIR SEUS OBJETIVOS
time-planning

FUNDAMENTO:  “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.” Mateus 7:24

__________________________________________________________

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Mateus 7:24-27

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.

Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.

OBJETIVO GERAL

Compreender que o planejamento não é algo divorciado da vida espiritual e que a própria Bíblia fala repetidamente da sua necessidade para ser bem-sucedido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Conceituar o que é planejar, refutar alguns equívocos comuns e saber que existe diferença entre um bom e um mau planejamento. 

Entender porque devemos planejar, o que acontece com quem se recusa a planejar e que um bom planejamento traz liberdade e não engessamento. 

Mostrar como podemos fazer um bom planejamento.

Live da Lição 05: PLANEJAR, UM MANDAMENTO BÍBLICO – feat. Márcio Medeiros

Mapa mental da lição 05 abaixo

INTRODUÇÃO

Eu já ministrei cursos sobre liderança em algumas igrejas e sabe o que ouvi de algumas pessoas? Que liderança não é um tema que merece a atenção dos crentes. Será mesmo que liderança não é um tema a ser abordado na Escola Dominical? Vamos pensar: a Bíblia fala sobre liderança? Ela nos dá exemplos de bons e maus líderes? Ela nos orienta como devemos liderar e que objetivos devemos alcançar por meio das pessoas para a glória de Deus? E sobre planejamento, o que a Bíblia nos diz? Ela nos mostra um Deus que planeja o que faz ou que faz as coisas sem qualquer organização e planejamento? Isso é o que vamos descobrir e discutir na lição de hoje.

I O QUE É PLANEJAMENTO?

1.1 O que é planejar. Apesar de poucos perceberem, todos nós fazemos planos no nosso dia-a-dia. O que comprar no mercado, ir por um determinado caminho por ser mais curto ou menos congestionado, entre outras coisas. Planejar é, portanto, antecipar (Rm 4.17). E planejar envolve, pelo menos, três grandes ações: 1) Preparação, 2) Organização e 3) Estruturação. Planejar é, também, pensar de forma estratégica que envolve alinhar alvos, metas, objetivos e prazos. O relato da Criação de Gênesis 1 e 2 é um grande exemplo de planejamento e execução primorosa. Em outras palavras, planejar é, essencialmente, priorizar aquilo que é mais importante para o alcance dos objetivos almejados. Como diz uma frase famosa: quem falha em planejar está planejando falhar. 

1.2 O que não é planejar. Agora que vimos o que é planejar, o que seria o contrário de planejar? Seguindo o mesmo raciocínio, não planejar é o mesmo que deixar de antecipar e viver de forma reativa, apagando incêndios e improvisando. Não planejar é não se preparar, não se organizar e fazer as coisas de qualquer jeito, sem uma estruturação adequada e correr o risco de parar a obra na metade (Lc 14.28-30). É o mesmo que viver de gambiarras e improvisos, o famoso “jeitinho brasileiro”. Parece ridículo falar isso mas, infelizmente, é assim que muitos líderes agem, desperdiçando recursos, tempo e esforço preciosos. Eles pensam que não precisam planejar e, dessa forma, pavimentam o caminho para a decepção, o fracasso e a frustração de todos.

1.3 Planejar, afinal, é algo que a Bíblia indica? Já que estamos tratando de um tema de estudo bíblico, talvez uma pergunta que se faça é: quais são os princípios ou versículos que embasam essa visão de que planejar é seguir a orientação bíblica? Se olharmos para alguns personagens bíblicos, poderemos afirmar que o sucesso por eles alcançado ocorreu graças a uma forma estruturada e planejada de pensar, tal como José, governador do Egito (Gn 41.33-39), Daniel, ministro do rei Dario (Dn 6.1-3) e Neemias, copeiro do rei (Ne 2.4-9). Eles são exemplos de planejadores, agindo conforme as três etapas de planejamento (preparação, organização, estruturação), com objetivos e prazos definidos, atenção aos custos envolvidos e dificuldades envolvidas em mente.

No próximo post trarei os tópicos 2 e 3 e a Conclusão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!