LIÇÃO 06: COMUNICAÇÃO, A FERRAMENTA MAIS UTILIZADA PELOS LÍDERES EFICAZES

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 06: COMUNICAÇÃO, A FERRAMENTA MAIS UTILIZADA PELOS LÍDERES EFICAZES

FUNDAMENTO:  Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Tiago 3:2.

__________________________________________________________

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Marcos 4:1-9

Novamente Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele. O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava na beira da praia.

Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino: 

“Ouçam! O semeador saiu a semear.

Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.

Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.

Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.

Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.

Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um”.

A seguir Jesus acrescentou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

OBJETIVO GERAL

Entender como a comunicação pode ser tanto o segredo do sucesso como a razão do fracasso de muitos líderes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Refletir sobre a importância da comunicação para o sucesso de qualquer organização. 

Aprender a utilizar o feedback como ferramenta de comunicação e desenvolvimento dos liderados. 

Mostrar como você pode aperfeiçoar sua comunicação de forma simples e prática.

Live da LIÇÃO 06 – COMUNICAÇÃO, A FERRAMENTA UTILIZADA PELOS LÍDERES EFICAZES – feat. Tany Filling

 

Mapa mental da lição 06 abaixo

INTRODUÇÃO

Todos os grandes líderes da história possuem um ponto em comum, você saberia dizer qual é? Bem, já que estamos falando de liderança e de comunicação, você já deve desconfiar qual: o poder de se comunicar. Porém, o que muitos ignoram é que comunicar-se não envolve apenas a fala, o ato de discursar. É muito mais do que isso. Tem a ver com a escolha das palavras, a forma de encarar a platéia e a postura, a forma de se vestir e, claro, a própria fala em si. Comunicar não é apenas uma questão apenas de conteúdo, mas também da forma como esse conteúdo é transmitido. Além disso, o líder que quer comunicar bem precisa investir em aprender a escutar.

I A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA TODOS

1.1 Todos se comunicam, poucos se conectam. Comunicar-se é um ato natural para todo ser vivo, não apenas para os seres humanos. Porém, a comunicação é um processo complexo que, como já foi abordado na introdução, envolve muito mais do que simplesmente falar. Grandes comunicadores seguem um princípio básico que, resumidamente, é o seguinte: eles praticam o que se pode chamar de comunicação honesta. Comunicar-se honestamente é, em primeiro lugar, falar a verdade (Jo 8.40), ser transparente (Jo 7.18), não culpar os outros por seus próprios erros (1Sm 14.29, 38, 44 e 45) e falar de forma clara e objetiva, sem subterfúgios (Jo 16.25). Jesus era um excelente comunicador porque ele sabia se conectar com as pessoas (Jo 4.9 e 10).

1.2 É uma das qualidades essenciais de um líder. Uma pesquisa feita pelo jornal inglês Sunday Times entrevistou 3 mil pessoas e pediu que elas apontassem quais eram seus maiores medos. O resultado da pesquisa revelou, de forma surpreendente, que 41% daqueles que responderam à pesquisa preferiam morrer a falar em público. Porém, o fato é que a comunicação é essencial para se obter sucesso pessoal, profissional, acadêmico ou mesmo ministerial. E, como líder, seja na igreja, no trabalho ou mesmo no seu lar, você precisa se comunicar bem para atingir objetivos e alcançar aqueles resultados que farão a diferença na sua e na vida das pessoas ao seu redor. Moisés, por exemplo, por não saber se falar bem, teve medo de não conseguir cumprir a missão que Deus lhe confiou (Êx 4.10,13).

1.3 Siga o exemplo de Jesus ao se comunicar. A Bíblia é considerada o livro de histórias por excelência onde lemos algumas das mais belas e marcantes narrativas de todos os tempos, tais como A Criação e a Queda do Homem, José no Egito, O Êxodo, Davi x Golias e Daniel na Cova dos Leões. Algumas dessas histórias inclusive foram levadas ao cinema e ganharam vários prêmios. E Jesus é o melhor exemplo de comunicador que o cristão pode ter: ele falava a linguagem do povo, falava de forma clara e objetiva, usava elementos do cotidiano das pessoas e, acima de tudo, ele tinha uma visão muito clara da mensagem que ele queria transmitir às pessoas (Lc 8.9-11). Podemos dizer que Jesus, com suas histórias, mudou, literalmente, o mundo.

No próximo post trarei os tópicos 2 e 3 e a Conclusão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!