LIÇÃO 07: UM LÍDER DE VERDADE NÃO SE ESQUIVA DE TOMAR DECISÕES DIFÍCEIS – Parte II

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 07: UM LÍDER DE VERDADE NÃO SE ESQUIVA DE TOMAR DECISÕES DIFÍCEIS – Parte II
doubts

Leia a Parte I aqui

II O VERDADEIRO LÍDER: 

2.1 Decide mesmo sem ter todos os detalhes. Quando estamos diante de uma decisão complexa, difícil e que traz grandes impactos, somos tentados a pensar que devemos ter todos os dados possíveis para tomar uma decisão melhor. Porém, o que poucos se dão conta é que informações demais podem gerar outro problema: paralisia devido à sobrecarga de informações para analisar. Olhando para Neemias nós podemos ver que ele decidiu com pouquíssimas informações disponíveis (Nm 2.6) e foi bem-sucedido. Muitas pessoas se iludem pensando que quanto mais informações melhor crendo que isso garantirá sucesso na execução. Mas Neemias tomou sua decisão tendo por base apenas duas coisas: o que deveria ser feito e o que ele poderia fazer. Que esse exemplo nos sirva de lição sobre como tomar decisões.

2.2 Não tem medo de dizer não. Bill Cosby, famoso ator e comediante americano dizia que não sabia qual era o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso era tentar agradar todo mundo. E o que o exemplo de Neemias nos ensina? Ele não tinha medo de dizer não para tudo aquilo que não contribuía para o objetivo e os resultados que ele queria alcançar (Nm 6.2 e 3). Tenha foco nas coisas que vão contribuir diretamente para os resultados que você busca. Como fazer isso? Imitando Neemias: dizendo “não” para tudo aquilo que vai distanciar você das coisas que realmente importam. Sambalate tentava atrapalhar a obra de reconstrução desviando a atenção de Neemias, mas ele respondeu “não” todas as vezes que ele tentou (Nm 6.4).

2.3 Escolhe quais batalhas valem a pena lutar. Além de saber dizer não para as coisas que tentavam roubar sua atenção, Neemias nos mostra que um verdadeiro líder sabe escolher com sabedoria quais batalhas valem a pena lutar. Seu maior desafio era reconstruir o muro porque ele representava mais segurança para a cidade e seus habitantes contra os inimigos externos. Essa era a única batalha que realmente importava e todas as outras dependiam dela (Nm 6.15 e 16). Neemias sabia que as outras batalhas eram meras distrações para desviar sua atenção da obra que realmente importava: levantar o muro. Você, como líder, deve entender qual é seu alvo principal e investir suas forças para atingir esse alvo, do mesmo modo que Neemias que focou na reconstrução do muro (Nm 4.15-18).

III COMO DECIDIR MELHOR?

3.1 Pense de forma estratégica: Estratégia tem a ver com visão de futuro, inovação e mudança e como isso poderá definir o que acontecerá no futuro. Pensar de forma estratégica significa estabelecer qual objetivo deve ser alcançado e quais são as ações que devem ser executadas hoje que vão contribuir para que esses resultados sejam alcançados amanhã. Quando você alinha suas decisões atuais com objetivos futuros, tomar essas decisões pode ser uma tarefa muito menos sufocante e penosa. Davi, por exemplo, tomou a decisão estratégica de reunir o material necessário para a futura construção do Templo que Deus incumbiu a Salomão (1 Rs 28.10-19). O sucesso de Salomão na construção do Templo só foi possível graças à decisão que Davi tomou olhando para o futuro de forma estratégica (1 Rs 29.1-3).

3.2 Pense em termos de resultado: Ao tomar uma decisão, você deve avaliar quais impactos ela terá no futuro. Para isso, leve em conta o seguinte. Que valor ela vai gerar para as pessoas, os efeitos serão positivos ou negativos aos envolvidos? Pode parecer uma pergunta tola, mas muitos líderes não avaliam o impacto que suas decisões causam na vida das pessoas. Outro fator importante: essa decisão vai servir para resolver ou piorar uma crise atual? Decisões que não endereçam problemas atuais podem contribuir para que esses problemas se agravem e se tornem desastrosos no futuro. Quando José aconselhou Faraó a guardar parte da colheita dos próximos anos, ele queria prevenir uma situação que seria desastrosa para todos (Gn 41.36). Isso é pensar hoje em termos de resultados futuros.

3.3 Pense em termo de pessoas: E, por fim, tome decisões melhores pensando nas pessoas porque, afinal de contas, toda decisão importante causa um impacto, positivo ou negativo, na vida das pessoas. E já que estamos falando de pessoas, ouça críticas honestas antes de tomar uma decisão importante pois pode ser que alguém lhe aponte um ponto cego na sua avaliação. Avalie se suas decisões vão contribuir para o desenvolvimento das pessoas que estão ao seu redor e sob sua liderança. Quando foi a última vez que você pensou verdadeiramente no bem-estar e desenvolvimento das pessoas que dividem o fardo da liderança com você? Veja o exemplo de Daniel que reconheceu o trabalho de seus amigos na solução de uma grave crise de vida e morte (Dn 2.17 e 49).  

CONCLUSÃO

Como foi dito na Introdução, decisões levam em conta riscos e incertezas e lidar com essas coisas não é tão fácil quanto parece. Por isso, vimos que decisões melhores dependem também da competência de quem decide, lembrando que competência é a junção de conhecimento, habilidade e atitude (CHA). Vimos que um líder de verdade toma decisões mesmo quando não sabe tudo, que sabe dizer não e que escolhe as lutas verdadeiramente importantes. E, finalmente, decisões melhores são tomadas por quem pensa no futuro, nos resultados e nas pessoas que suas decisões vão impactar. Lembre-se: uma decisão errada ainda é melhor do que não decidir nada.

Próxima lição: LIÇÃO 08: CREDIBILIDADE, A ÚNICA MANEIRA DE CONQUISTAR CORAÇÕES

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!