LIÇÃO 08: CREDIBILIDADE, A ÚNICA MANEIRA DE CONQUISTAR CORAÇÕES

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 08: CREDIBILIDADE, A ÚNICA MANEIRA DE CONQUISTAR CORAÇÕES

FUNDAMENTO:  Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim? João 8:46

__________________________________________________________

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: 1 Samuel 12:1-5

Samuel disse a todo Israel: “Atendi tudo o que vocês me pediram e estabeleci um rei para vocês.

Agora vocês têm um rei que os governará. Quanto a mim, estou velho e de cabelos brancos, e meus filhos estão aqui com vocês. Tenho vivido diante de vocês desde a minha juventude até agora.

Aqui estou. Se tomei um boi ou um jumento de alguém, ou se explorei ou oprimi a alguém, ou se das mãos de alguém aceitei suborno, fechando os olhos para sua culpa, testemunhem contra mim na presença do Senhor e do seu ungido. Se alguma dessas coisas pratiquei, eu farei restituição”.

E responderam: “Você não nos explorou nem nos oprimiu. Você não tirou coisa alguma das mãos de ninguém”.

Samuel lhes disse: “O Senhor é testemunha diante de vocês, e bem como o seu ungido é hoje testemunha de que vocês não encontraram culpa alguma em minhas mãos”. E disseram: “Ele é testemunha”.

OBJETIVO GERAL

Assumir que a credibilidade do líder é um bem inestimável é que ele deve zelar por ela como se fosse sua própria vida porque, na verdade, é mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Esclarecer o que é credibilidade e porque é a coisa mais importante que o líder possui. 

Mostrar que o desenvolvimento e a prosperidade da sociedade em geral (empresas, igrejas, instituições públicas, etc) dependem de líderes íntegros. 

Demonstrar os impactos nocivos e, às vezes, irreversíveis que a perda de credibilidade causa nas organizações e, principalmente, nas pessoas.

Mapa mental da lição 08 abaixo

INTRODUÇÃO

A credibilidade é a base para a confiança e nenhum sucesso é duradouro sem ela. Veja o exemplo da Volkswagen: em 2014, ela manipulou o software que media as emissões de seus carros a diesel nos Estados Unidos para um valor menor do real. Porém, a fraude foi descoberta por pesquisadores de uma universidade e a empresa se viu obrigada a fazer um recall de 11 milhões de carros. Apesar da perda financeira, o prejuízo maior ocorreu na imagem: uma pesquisa apontou que 40% dos consumidores perderam o interesse em comprar um VW depois disso. Vamos refletir como a credibilidade e sua perda afeta o ministério pastoral e a imagem do líder?

I  O QUE CARACTERIZA A CREDIBILIDADE? 

1.1 Ser íntegro. O progresso de qualquer sociedade está ligado à honestidade das pessoas. Eu já visitei alguns países e posso dizer que aqueles onde a integridade fazia parte da cultura local eram muito mais desenvolvidos, mais prósperos e conseguiam superar os problemas e as dificuldades muito mais facilmente que os outros. Deus ama e abençoa quem é íntegro, embora isso não signifique que uma pessoa íntegra não vá enfrentar problemas ou perseguições. Veja o caso, por exemplo, dos amigos de Daniel diante do rei Nabucodonosor. Eles preferiram ser lançados no fogo a se dobrarem à estátua de ouro e negar o Senhor (Dn 3.12-17). Além deles, temos o belíssimo exemplo de Jó que foi chamado de íntegro pelo próprio Deus (Jó 1.8). A integridade é um elemento indispensável na construção da credibilidade de um líder.

1.2 Ser confiável. Confiança é o principal ingrediente para que uma relação entre duas partes possa vingar, seja uma sociedade comercial, um vínculo empregatício, uma amizade, um matrimônio ou até mesmo entre um líder e sua equipe. Quando a confiança é abalada, o término do relacionamento pode se tornar questão de tempo. Davi perdeu a confiança que tinha em Saul e isso o levou a se afastar da corte real com receio de ser morto (1 Sm 20.1). Porém, a ironia disso é que Davi confiava plenamente em Jônatas, o filho daquele que procurava tirar sua vida (1 Sm 20.3,30,31). Uma pessoa pode demorar meses ou anos para conquistar a confiança de alguém, mas essa mesma confiança pode se perder em questão de minutos (Ec 5.4-6).

1.3 Ter palavra. Por que um líder deve ter palavra? Porque pessoas de caráter são pessoas de palavra. Na Bíblia vemos o próprio Deus afirmando que um dos atributos do seu caráter é que Ele vela por sua Palavra (Jr 1.12) e cumpre aquilo que promete (Nm 11.23 e 23.19). Um líder, se quiser ter o respeito, admiração e comprometimento de seus liderados, deve se esforçar para ser um homem de palavra. Poucas coisas atingem mais a honra de um líder do que ser conhecido como alguém que não honra aquilo que ele mesmo disse que faria. Jesus nos deixou bem claro que nossa palavra deve ser “sim, sim” e “não, não”. Se você é líder, faça como o salmista e peça a Deus um vigia à porta dos seus lábios (Sl 141.3) para que sua credibilidade não seja jogada na sarjeta por não ter zelo com suas palavras.

No próximo post as partes II e III serão publicadas.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!