LIÇÃO 09: O LÍDER EFICAZ INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE SEUS COLABORADORES

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 09: O LÍDER EFICAZ INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE SEUS COLABORADORES

FUNDAMENTO:  Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: “Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança. Deuteronômio 31:7

__________________________________________________________

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Deuteronômio 31:1-8

Moisés disse ainda estas palavras a todo o Israel:

“Estou com cento e vinte anos de idade e já não sou capaz de liderá-los. O Senhor me disse: ‘Você não atravessará o Jordão’.

O Senhor, o seu Deus, o atravessará pessoalmente à frente de vocês. Ele destruirá estas nações perante vocês, e vocês tomarão posse da terra delas. Josué também atravessará à frente de vocês, conforme o Senhor disse.

E o Senhor fará com eles como fez com Seom e Ogue, os reis dos amorreus, os quais destruiu juntamente com a sua terra.

O Senhor os entregará a vocês, e vocês deverão fazer com eles tudo o que lhes ordenei.

Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.

Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: “Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança.

O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime!”

OBJETIVO GERAL

Compreender que o sucesso do líder e seu legado dependem diretamente da competência das pessoas que trabalham sob suas ordens.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Demonstrar que uma boa gestão depende de um processo de escolha bem estruturado e bem feito das pessoas com quem se vai trabalhar. 

Entender que uma gestão de sucesso depende de colaboradores preparados com antecedência. 

Mostrar como contornar algumas armadilhas comuns ao se lidar com pessoas para evitar prejuízos à obra de Deus.

Mapa mental da lição 09 abaixo :

INTRODUÇÃO

Existe uma ilusão muito comum quando se pensa nas pessoas que estarão trabalhando ao nosso lado, seja na obra de Deus ou numa organização secular: a de que as melhores cabeças produzirão os melhores resultados. Porém, pesquisas mais recentes têm apontado que possuir uma inteligência privilegiada ou um currículo turbinado não é mais garantia de sucesso. Os especialistas estão olhando atualmente para a inteligência emocional, ou seja, para a capacidade de lidar com as emoções diante de crises e obstáculos como um ingrediente para o sucesso. Se você deseja ser bem-sucedido, ministerial ou profissionalmente, é nisso que você deve investir.

I SELECIONE BEM SEUS COLABORADORES

1.1 Selecione pessoas com vontade de aprender. Uma característica que está sendo muito valorizada pelas grandes organizações mundiais hoje é o que passou a ser denominado “aprendiz de longo prazo”. Em outras palavras, é a pessoa que possui o desejo de aprender cada vez mais, uma pessoa ensinável. Uma pessoa assim é humilde e sedenta por se desenvolver para alcançar novos patamares na vida pessoal, espiritual e profissional. Um exemplo de personagem bíblico que reúne essas qualidades é Ester. Ela se tornou rainha porque se deixava ser ensinada (Et 2.15) e era obediente ao conselho das pessoas mais experientes que lhe diziam como deveria proceder (Et 2.20). Pessoas assim ganham a simpatia de todos ao seu redor, tal como aconteceu com Ester, que teve um papel crucial para seu povo (Et 4.14). 

1.2 Selecione pessoas com mentalidade de crescimento. Carol Dweck, uma pesquisadora americana, descobriu que as pessoas podem desenvolver dois tipos de mentalidade e isso vai impactar decisivamente seu futuro. Uma mentalidade é chamada de fixa, em que a pessoa não se sente capaz de mudar quem é ou o que faz, pensando que nasceu, viverá e vai morrer assim. Ela encara as dificuldades como obstáculos intransponíveis. Já a outra mentalidade é a de crescimento, em que a pessoa sabe que pode evoluir e se desenvolver, de modo que as dificuldades contribuem para aperfeiçoar e moldar seu caráter. Se formos olhar para os filhos de Jacó, podemos dizer que José possuía uma mentalidade de crescimento (Gn 37.6-9) enquanto seus irmãos invejosos tinham a mentalidade fixa (Gn 37.18-20).

1.3 Selecione pessoas com vontade de servir. Ultimamente muito se tem falado de um estilo de liderança que atua servindo os demais: o líder-servo. Um líder-servo imita Jesus que veio para servir e não para ser servido (Mc 10.45) e coloca o interesse de todos acima dos interesses individuais e pessoais. Os apóstolos, quando identificaram uma necessidade urgente logo no início da igreja, orientaram que fossem escolhidos homens que tivessem vontade de servir (At 6.1-3). E Paulo, ao orientar as igrejas na escolha de seus líderes, elencou várias qualidades que traçam o perfil de alguém que aceite liderar os demais seguindo o exemplo de Cristo (1 Tm 3.1-10). Já o apóstolo João nos apresenta dois tipos de líderes: Diótrefes, ganancioso e arrogante, e Demétrio, humilde e honesto, elogiando o segundo (3 Jo 1.9,12).

No próximo post as partes II e III serão publicadas.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!