LIÇÃO 10: O LÍDER E O DESAFIO DE ENGAJAR AS PESSOAS

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 10: O LÍDER E O DESAFIO DE ENGAJAR AS PESSOAS

FUNDAMENTO:  Eu descerei e falarei com você; e tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles. Eles o ajudarão na árdua responsabilidade de conduzir o povo, de modo que você não tenha que assumir tudo sozinho. Números 11:17

_____________________________________________________

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: 1 Crônicas 11:6-12

Naquele dia Davi tinha dito: “O primeiro que atacar os jebuseus se tornará o comandante do exército”. Joabe, filho de Zeruia, foi o primeiro, e por isso recebeu o comando do exército.

Davi passou a morar na fortaleza, e por isso ela foi chamada cidade de Davi.

Ele reconstruiu a cidade ao redor da fortaleza, desde os muros de arrimo até os muros ao redor, e Joabe restaurou o restante da cidade.

E Davi foi se tornando cada vez mais poderoso, pois o Senhor dos Exércitos estava com ele.

Estes foram os chefes dos principais guerreiros de Davi, que junto com todo Israel, deram um grande apoio para estender o seu reinado a todo o país, conforme o Senhor havia prometido.

Esta é a lista deles: Jasobeão, um hacmonita, era o chefe dos oficiais; foi ele que, empunhando sua lança, matou trezentos homens numa mesma batalha.

Depois, Eleazar, filho de Dodô, de Aoí, um dos três principais guerreiros.

OBJETIVO GERAL

Entender que a igreja é formada por pessoas que desejam contribuir para o crescimento da obra e engajá-las é essencial para esse crescimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Mostrar quais são os principais fatores que prejudicam o engajamento das pessoas em uma organização. 

Mostrar quais são os principais fatores que facilitam o engajamento das pessoas em uma organização. 

Entender que o comportamento do líder pode ser a razão para o fracasso ou para o sucesso do engajamento dos colaboradores.

LIÇÃO 10: O LÍDER E O DESAFIO DE ENGAJAR AS PESSOAS – com Heber Aleixo

Mapa mental da lição 10 abaixo:

INTRODUÇÃO

Como fazer com que o clima e os resultados da equipe que você lidera sejam positivos? A resposta mais simples e barata é engajar seus membros de modo que as pessoas se sintam satisfeitas em trabalhar ali e, dessa forma, melhores resultados sejam alcançados. Shawn Achor, em seu livro O Jeito Harvard de Ser Feliz, afirma que a felicidade leva ao sucesso, em vez do que se pensava antes que o sucesso gerava felicidade. Por isso, inspirar comprometimento, engajamento e pertencimento nos colaboradores resultará em um clima agradável e em resultados extraordinários. Vamos aprender como gerar isso em sua equipe?

I FATORES QUE PREJUDICAM O ENGAJAMENTO DA EQUIPE

1.1 Um líder com perfil centralizador. Um fator que causa muito prejuízo ao engajamento da equipe é o líder se deixar dominar pela insegurança, inveja e medo como fez Saul em relação a Davi (1 Sm 18.7-9). Saul tinha tudo para ser um grande rei, mas deixou que maus sentimentos o atormentassem e, em vez de aproveitar o enorme talento de Davi em prol da nação, quisesse matá-lo com receio de que ele tomasse seu reino (1 Sm 20.30,31). Nem todo líder centralizador é inseguro, mas um líder inseguro tende a ter um perfil centralizador porque desconfia que alguém se destaque e se torne apto a substituí-lo, tal como fez Saul em relação a Davi. Se você é líder e é centralizador, pergunte-se porque você age assim e se isso não está prejudicando o comprometimento e o clima de trabalho de sua equipe.

1.2 Um líder que não reconhece nem valoriza a própria equipe. Outro grande empecilho para o engajamento da equipe é um líder que não reconhece as realizações e nem demonstra seu apreço à equipe por meio de elogios e palavras de incentivo. Muitos podem pensar que meras palavras são suficientes, porém, como tudo na vida, as ações falam mais alto do que as palavras. O que realmente conta é o interesse e a iniciativa de investir no desenvolvimento daqueles que compõem a equipe. Como falado no tópico anterior, Saul era um exemplo de péssimo líder porque, além de sentir inveja de Davi, não reconhecia as coisas boas que ele fazia (1 Sm 19.4,5). Quem assim procede vai acabar cercado de bajuladores e perder membros talentosos que não vão suportar continuar debaixo de tal jugo (1 Sm 20.1).

1.3 Um líder que tolera politicagem. A politicagem recebe muitos nomes no ambiente organizacional: grupinhos, panelinhas, partidarismo ou sectarismo. Apesar de alguns nomes serem mais elegantes do que outros, todos expressam o mesmo problema: divisão, problemas de comportamento e relacionamento e resultados abaixo do esperado. O apóstolo Paulo enfrentou esse problema de divisão na igreja de Corinto e o atacou assim que o identificou (1 Co 3.3-7). Paulo sabia que o sectarismo iria prejudicar não só os envolvidos, mas toda a igreja, por isso o Espírito Santo o inspirou que o registrasse para que esse tipo de comportamento não fosse tolerado. Uma equipe engajada e unida em torno de objetivos comuns alcança desempenho extraordinário porque ninguém está preocupado com o próprio ego (1 Co 3.21-23).

No próximo post trarei as partes 2 e 3 e a Conclusão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!