LIÇÃO 11: OS MAIORES ERROS E ACERTOS QUE UM LÍDER PODE COMETER

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 11: OS MAIORES ERROS E ACERTOS QUE UM LÍDER PODE COMETER
decisão

FUNDAMENTO:  O judeu Mardoqueu foi o segundo na hierarquia, depois do rei Xerxes. Era homem importante entre os judeus e foi muito amado por todos os judeus, pois trabalhou para o bem do seu povo e promoveu o bem-estar de todos eles. Ester 10:3

_____________________________________________________

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Deuteronômio 31:1-8

Moisés disse ainda estas palavras a todo o Israel:

“Estou com cento e vinte anos de idade e já não sou capaz de liderá-los. O Senhor me disse: ‘Você não atravessará o Jordão’.

O Senhor, o seu Deus, o atravessará pessoalmente à frente de vocês. Ele destruirá estas nações perante vocês, e vocês tomarão posse da terra delas. Josué também atravessará à frente de vocês, conforme o Senhor disse.

E o Senhor fará com eles como fez com Seom e Ogue, os reis dos amorreus, os quais destruiu juntamente com a sua terra.

O Senhor os entregará a vocês, e vocês deverão fazer com eles tudo o que lhes ordenei.

Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.

Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: “Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança.

O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime!”

OBJETIVO GERAL

Refletir sobre a postura do líder em relação às decisões e às consequências, negativas e positivas, de seus atos e decisões.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Refletir sobre os desafios que os líderes devem enfrentar atualmente e como isso impacta suas ações.

Entender que o líder deve resistir à ilusão de ser perfeito e que ele deve pesar suas decisões medindo-as por suas consequências.

Compreender que como um líder não vai acertar tudo, por isso deve focar nas questões que é imprescindível acertar.

LIÇÃO 11: OS MAIORES ERROS E ACERTOS QUE UM LÍDER PODE COMETER – com Mário K Simões

Mapa mental da lição 11 abaixo:

INTRODUÇÃO

A Bíblia não é apenas um livro de belas histórias: a história da Criação, a convocação de Abraão, José no Egito, o chamado de Moisés, Davi & Golias e, claro, a maior história de todas que é a história da redenção. Além disso, podemos aprender com ela histórias de líderes do passado e aprender tanto com seus acertos como com seus erros. Todo líder erra, já errou ou ainda vai errar e ele precisa saber como lidar com eles para que não se tornem um empecilho para sua autoridade nem uma mancha para o seu legado. Nesta lição vamos aprender aspectos práticos e úteis sobre acertos, erros, aprendizado e como liderar em tempos difíceis e estranhos.

I O DESAFIO DE LIDERAR EM TEMPOS DIFÍCEIS

1.1 Seja resiliente. O que é resiliência? Esse termo vem da mecânica, ramo da física, apontando que certos materiais, mesmo submetidos a grande pressão, não quebram ou sofrem ruptura. Em termos psicológicos, é a capacidade de se lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações estressantes ou traumáticas sem se desesperar e ainda encontrar saídas para enfrentar e superar essas adversidades. Um exemplo claro é o de Davi ao voltar para Ziclague e a encontrar arrasada e saqueada (1 Sm 30.1-4). Ele ficou angustiado e chorou até não ter mais forças, mas se recuperou e liderou uma campanha militar para recuperar tudo o que o inimigo havia levado (1 Sm 30.6,17,18). Ser resiliente atualmente é essencial para liderar nesses tempos difíceis que vivemos.

1.2 Seja transparente. Uma vez perguntaram para uma criança como um santo se parecia e ela, lembrando dos vitrais da igreja com desenhos de santos nas janelas, disse que um santo era alguém que deixava a luz passar por ele. Ser transparente é a qualidade de um corpo não oferecer obstáculo à passagem da luz. A água é considerada potável quando é cristalina, transparente. Liderar em tempos difíceis só é possível sendo transparente, ou seja de forma justa e correta. Um líder deve ser alguém em quem as pessoas possam confiar para segui-lo. Paulo era transparente e todos podiam testificar de sua honestidade e da pureza de suas intenções (2 Co 11.8,9). Além disso, ele era admirado e respeitado com carinho por aqueles a quem liderou no passado porque era transparente com as pessoas (At 20.36-38). 

1.3 Seja equilibrado. Nos tempos atuais, é comum ver líderes desequilibrados que põem a perder as equipes e organizações, sejam empresas ou igrejas, que eles lideram. Ser equilibrado é necessário e complementa a resiliência, e está intimamente ligado ao domínio próprio, um dos frutos do Espírito (Gl 5.22,23). Ser equilibrado é ser flexível, realista sem ser pessimista e saber lidar com as emoções. É não perder o prumo e nem se inclinar para qualquer lado por preferência pessoal. Moisés, antes do deserto (Êx 2.11,12), e Paulo, antes de se converter (At 8.3), não eram equilibrados. Porém, cada um, ao seu modo, foi lapidado por Deus para se tornar um grande líder em situações delicadas e únicas, e se transformaram em exemplos de homens chamados por Deus para liderar em tempos difíceis (Nm 12.3 e At 13.2). 

No próximo post serão publicados os tópicos 2 e 3.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!