LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA)
matter-doubt

FUNDAMENTO:  Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! 1 Reis 2:2

__________________________________________________________

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Josué 1:1-6

Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:

“Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.

Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.

Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste.

Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.

OBJETIVO GERAL

Entender a realidade atual em que vivemos, onde a volatilidade, as incertezas, a complexidade e a ambiguidade são os grandes desafios que o líder terá que encarar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender o que significa o termo VUCA e porque isso importa para o líder cristão. 

Entender que este período exige que o líder eleve suas habilidades de liderança.- Mostrar que tipos de líderes que o momento atual exige para superar essa crise.

LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – com Tania Moura

Mapa mental da lição 12 abaixo:

INTRODUÇÃO

Você já tinha ouvido falar em VUCA? Essa palavra vem do original em inglês que se traduz por Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. O conceito nasceu no ambiente militar e se expandiu para as organizações pois percebeu-se que essa maneira de enxergar e lidar com os desafios atuais também se encaixa nesse cenário. Como o mundo é um campo de batalha para o cristão, nada mais justo que estudar um conceito que surgiu para lidar com estratégias para enfrentar e vencer um inimigo numa guerra feroz e difícil.

I VIVEMOS EM TEMPOS VUCA

1.1 Volatilidade. O mundo hoje está em constante mudança, e a única certeza que temos é que as coisas continuarão mudando. E essas mudanças serão mais rápidas, mais profundas e exigirão cada vez mais dos líderes que estão à frente de uma equipe, seja da empresa, da igreja ou de um pelotão. Moisés tirou o povo do Egito e o liderou por 40 anos pelo deserto, mas chegou o momento de empossar o sucessor (Dt 31.2). O que Josué poderia fazer para reduzir o efeito da volatilidade ao liderar um povo totalmente diferente daquele que havia saído do Egito (Js 5.4)? Deus lhe deu a solução: possuir uma visão de longo prazo, sabendo que se o Senhor era com eles (Dt 31.6), eles não teriam nada a temer, por mais que a situação mudasse.

1.2 Incerteza e complexidade. A mudança constante é um fator que reduz a clareza sobre o hoje e o amanhã, criando um ambiente cada vez mais complexo. Essa complexidade, por sua vez, traz diversos fatores que dificultam a tomada de decisão pelo líder. O que Josué poderia fazer diante de um quadro com tanta complexidade e incerteza? Ele precisava reduzir a incerteza e aumentar o seu conhecimento da situação, por isso enviou os espias para saber o que o aguardava em Jericó e adjacências (Js 2.1). Além disso, ele enfrentou a complexidade focando com clareza um objetivo de cada vez, seguindo a estratégia que Deus lhe deu para conquistar aquele terra (Js 6.2-5).

1.3 Ambiguidade. Nos parágrafos anteriores vimos como Josué lidou com a volatilidade, a incerteza e a complexidade. Mas, como lidar com a ambiguidade, que é quando não se tem certeza se as coisas são como você as enxerga? O segredo é não se acomodar e tornar-se ágil o suficiente para mudar de estratégia ou de rota quando as dificuldades surgirem. E Josué era um líder ágil e dinâmico que, assim que conquistava um objetivo, já avançava para o próximo (Js 10.8,9). Outro líder que é exemplo de como lidar com a ambiguidade é Neemias, que analisava as coisas com clareza, focava no que era mais importante (Ne 4.15) e, desse modo, reconstruiu o muro com agilidade e destreza.

No próximo post trarei os tópicos 2 e 3 e a conclusão.

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!