LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 12: O LÍDER EM UM MUNDO VOLÁTIL, INCERTO, COMPLEXO E AMBÍGUO (VUCA) – Parte II
challenge

Leia a parte I clicando aqui

II ELEVE O NÍVEL DE SUA LIDERANÇA

2.1 Descobrindo seus dons e talentos. Deus nos presenteou com dons e talentos, ou seja, a habilidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe e de ser criativo. E quando você identifica com clareza quais são seus talentos (ou pontos fortes), você pode se tornar um líder melhor. Além disso, Deus nos criou com um propósito definido e para sermos exatamente como somos. (Sl 139.13,14). O apóstolo Paulo nos lembra que cada pessoa possui um papel importante conforme os dons que recebeu de Deus (I Co 12.1) e como esses dons são úteis na edificação de sua igreja. E os desafios e as dificuldades que enfrentamos, por sua vez, exercem um importante papel no aperfeiçoamento e polimento de nossos talentos.

2.2 Descobrindo seu propósito de vida. Muitas pessoas se iludem buscando dinheiro, poder e fama pensando que isso dará sentido a suas vidas, e acabam se tornando quem eles não gostariam de ser – arrogantes, gananciosos e mesquinhos. Grandes líderes encontram propósito em seu trabalho através da contribuição e do legado que eles deixam, não nas coisas que eles recebem. Veja os exemplos de José e de Ester – eles descobriram que foram colocados por Deus em uma situação específica para fazer algo que impactaria decisivamente a vida de muitos (Gn 50.20 e Et 4.14). Ao descobrir o propósito das situações que Deus está lhe permitindo passar ou o porquê Deus colocou você em determinado lugar, você terá encontrado a razão para viver e, se preciso for, morrer, como fez Ester (Et 4.16).

2.3 Apegando-se aos seus princípios e valores. Todo líder enfrenta momentos de decisão que podem tirar seu sono. Nesses momentos, se seus princípios e valores forem sólidos, ele tomará decisões que lhe farão encarar os maiores desafios com coragem, ousadia e serenidade. E, muitas vezes, esses líderes deixarão um exemplo que marcará a sua geração e que ficará registrado na história. Observe como os valores de Misael, Hananias e Azarias, amigos de Daniel, lhes deram coragem e fé para ficarem firmes diante do rei Nabucodonosor e da ameaça de serem lançados dentro da fornalha ardente (Dn 3.16-18). Daniel, diante da cova dos leões, também agiu com serenidade graças a sua fé inabalável no Senhor (Dn 6.10 e 22).

III O MUNDO CLAMA POR NOVOS LÍDERES

3.1 O mundo passa por uma crise de liderança. Além de o mundo atualmente ser volátil, cheio de incertezas, complexidades e ambiguidades, ele passa por uma crise de liderança. Muitos líderes não se mostraram à altura do seu chamado, seja por medo, insegurança, inveja ou falta de caráter e acabaram trazendo muito mais prejuízos do que benefícios durante o tempo em que estiveram à frente da missão que lhes foi designada. O reino de Israel sob a liderança de Saul entrou em crise por causa de seu líder que, em momentos decisivos, hesitou e fraquejou (1 Sm 15.11). O próprio Davi também mergulhou seu reinado na crise ao agir de forma inconsequente (2 Sm 11.3,4). A seguir veremos que tipos de líderes o mundo precisa hoje.

3.2 O mundo carece de líderes íntegros. No tópico anterior vimos que a falta de integridade é a causa principal da queda de empresas centenárias, igrejas milionárias e organizações poderosas. Um dos maiores pregadores pentecostais do século XX, Jimmy Swaggart, caiu em desgraça por causa de uma falha moral e nunca mais se reergueu. Por outro lado, Billy Graham foi conselheiro pessoal de vários presidentes americanos e faleceu aos 99 anos sem uma mancha sequer em sua reputação. Jó era um homem tão íntegro que até o próprio Deus deu testemunho de sua integridade: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal” (Jó 1:8 – NVI).

3.3 O mundo carece de líderes que temam a Deus. E, por fim, o mundo precisa de líderes tementes a Deus. Jó, como vimos anteriormente, era um homem íntegro, que temia a Deus e se desviava do mal. Ele foi perseguido pelo diabo e acabou na miséria, mas não abriu a boca para reclamar ou culpar a Deus por sua desgraça (Jó 1.21). Homens tementes a Deus são fiéis quando as coisas vão bem e permanecem fiéis quando as coisas desandam, como José na casa de Potifar (Gn 39.8,9). Líderes tementes a Deus como Jó e José são abençoados com discernimento e sabedoria que os tornam capazes de alcançar um sucesso inigualável: Jó foi o homem mais rico do Oriente (Jó 1.3) e José era possuidor de uma sabedoria ímpar (Gn 41.39). 

CONCLUSÃO

A lição de hoje abordou um conceito não muito comum, principalmente no meio cristão que é o termo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) mas muito útil para entendermos o momento atual. Vimos, também, como endereçar esses temas e seguir exemplos de personagens bíblicos para nos inspirar a desenvolver e elevar nosso nível de liderança para fazer frente a esses desafios. E, por fim, vimos que tipos de líderes e suas principais qualidades são necessários para enfrentar e superar a crise pela qual o mundo passa. Que esta lição possa ser útil para que você, caro leitor, se torne esse tipo de líder.

Próxima lição: LIÇÃO 13: LÍDER-SERVO – O MODELO DE LIDERANÇA QUE JESUS ENSINOU

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!