LIÇÃO 04: DELEGUE SE VOCÊ QUISER FAZER MAIS E MELHOR – PARTE II

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 04: DELEGUE SE VOCÊ QUISER FAZER MAIS E MELHOR – PARTE II
esgostamento & stress

Link para a Parte I

II POR QUE DEVEMOS DELEGAR?

2.1 Para superar o dilema Resultados x Relacionamentos. Todo líder já enfrentou, está enfrentando ou enfrentará o dilema Resultados x Relacionamentos. Mas o que é, afinal, esse dilema? Liderar envolve duas coisas principais: atingir metas ou objetivos e atingi-los por meio de pessoas. Geralmente, os líderes se dividem assim: 1) quem se preocupa só com os resultados e esquece as pessoas, 2) quem se preocupa só com as pessoas e esquece os resultados, 3) quem não se preocupa com nenhum dos dois e, finalmente, o líder ideal: 4) aquele que atinge os resultados sem sacrificar as pessoas. Delegar, pois, fortalece a equipe ao permitir que as pessoas contribuam para que os resultados desejados sejam alcançados, tal como fez Moisés ao delegar a Josué a tarefa de liderar o exército de Israel (Dt 3.21,22).

2.2 Porque Deus nos dá os maiores exemplos de delegação já vistos. Delegação não significa que o detentor do poder não pode fazer ou não quer fazer alguma coisa e, então, delega a tarefa desagradável ou difícil para seu subordinado. Quando o Senhor formou o Jardim do Éden e colocou o homem para cuidar dele (Gn 2.15), era por que o Deus criador não tinha condições de cuidar daquele jardim? Claro que não. Seria uma tarefa chata cuidar do jardim e, por isso, o Senhor colocou outra pessoa para executar essa tarefa? Também não. Esses não são motivos justos para fazer uso da delegação. Delegar envolve atingir objetivos por meio da ação de outras pessoas e, como veremos a seguir, é uma importante ferramenta de desenvolvimento pessoal (Gn 1.28).

2.3 Para aperfeiçoar os colaboradores. Um dos bons motivos para se delegar é permitir que os liderados possam ser testados, ensinados, corrigidos, viverem experiências importantes e, claro, serem aperfeiçoados em meio a esse processo. A delegação permite que um colaborador mostre seu potencial e seu valor ao realizar as tarefas que lhe são atribuídas e, conforme vai crescendo em experiência e confiança, vai sendo destacado para tarefas mais complexas e importantes (2 Tm 4.11). Um líder saberá que obteve sucesso quando seus liderados entenderem que não são meras cópias suas e, principalmente, quando tiverem autonomia para produzir ótimos resultados mesmo sem que ele esteja por perto.

III O DILEMA: CONTROLE X CRESCIMENTO

3.1 Como liderar sem estar no controle. Na introdução da terceira lição eu falei brevemente sobre o dilema que algumas pessoas enfrentam: controlar ou crescer? Quanto mais controle, menos crescimento é o que a prática nos mostra. Porém, o descontrole pode ser desastroso também. Logo, como definir o quanto de controle é saudável e que não atrapalha o crescimento? Em primeiro lugar, controlar não é liderar. Liderar, como enfatiza John Maxwell, é influenciar. E um líder, às vezes, exerce sua influência mesmo sem estar presente, inspirando seus seguidores. Você quer ser um líder melhor? Experimente liderar sem estar no controle. Como? Lidere inspirando as pessoas pelo seu caráter e exemplo (2 Tm 3.10, 11).

3.2 Quem não delega mata o ânimo dos colaboradores. Muitas pessoas pensam que delegar é uma maneira de perder seu lugar ao dar oportunidade para que as pessoas mostrem do que são capazes, que revelem seu potencial de fazer algo bem feito. É um tremendo engano. As pessoas, em sua maioria, desejam ser úteis e contribuir para a realização de algo que seja importante para todos. E delegar é a melhor ferramenta para que elas possam deixar sua contribuição, mostrar seu talento e se sentirem parte do grupo (Tt 1.5). O líder que não delega simplesmente mata o ânimo daquele que deseja ajudar e ser útil, fazendo-o se sentir um inútil. Esse líder será cobrado por Deus pelos servos que ele inutilizou.

3.3 Quem não delega sabota sua própria liderança. Lembra que foi falado, no começo desta lição, que delegar é fazer mais com menos? Pois bem, deixar de delegar significa que o líder vai fazer menos com mais. Como assim? Vai levar mais tempo para terminar a tarefa, vai gastar mais dinheiro para fazer uma atividade ou executar um projeto, vai ter que se esforçar mais para atingir o mesmo resultado de antes e, por último mas não menos importante, vai se desgastar muito mais para alcançar o básico. Se delegar corretamente é o caminho mais curto para o sucesso (Gn 41.33,34, 39,40), não delegar é a receita certa para o seu fracasso. Não se sabote, delegue e torne-se um líder bem-sucedido e admirado por todos (Et 10.3). 

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos o que é delegação, alguns exemplos de homens de Deus que usaram a delegação ao seu favor de modo admirável, como Moisés, e como ela é importante para descobrir talentos e no desenvolvimento das pessoas que estão ao redor do líder. Vimos, também, porque é tão importante delegar que é, basicamente, seguir o exemplo de grandes homens de Deus que sabiam que não podiam fazer tudo sozinhos e que precisavam dos outros para alcançar seus objetivos de modo mais racional e com mais rapidez. Por fim, tratamos da armadilha Controle x Crescimento e quais as consequências de negligenciar essa importante ferramenta de gestão.

PRÓXIMA LIÇÃO 05: PLANEJAR, UM MANDAMENTO BÍBLICO PARA QUEM QUER ATINGIR SEUS OBJETIVOS

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!