LIÇÃO 06: COMUNICAÇÃO, A FERRAMENTA MAIS UTILIZADA PELOS LÍDERES EFICAZES – Parte II

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 06: COMUNICAÇÃO, A FERRAMENTA MAIS UTILIZADA PELOS LÍDERES EFICAZES – Parte II

Capa rev EBD

Leia a Parte I aqui.

II FEEDBACK COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EFICAZ

2.1 O que é e não é feedback. Dentro do tema comunicação, o diálogo e o feedback assumem grande relevância para o sucesso de uma equipe e para os bons resultados do trabalho que ela realiza. Mas, afinal, o que é esse tal de feedback? A palavra vem do inglês e significa basicamente “retorno”. Ou seja, você dá sua avaliação em retorno sobre alguma coisa que você adquiriu ou recebeu. E o grande e melhor feedback que você pode dar é ser honesto sem ser grosso, ser sincero sem ser agressivo, falar a verdade sem a intenção de ferir ou machucar (Gl 4.16-20). Afinal, no feedback você quer ajudar a melhorar o produto, serviço ou até mesmo a pessoa com quem você está trabalhando para alcançar um objetivo comum (Mc 10.41-44).

2.2 Gerando impacto positivo com feedback. A comunicação é uma ferramenta tão poderosa que deve ser bem utilizada porque ela pode tanto construir como destruir relacionamentos, edificar como derrubar boas amizades, fortalecer ou romper sociedades. Enquanto muitos estão se comunicando querendo destruir sonhos (Gn 37.18-20) devemos usar a comunicação para propósitos mais nobres como animar as pessoas, levantar os abatidos e levar uma palavra de conforto e coragem para aqueles que estão passando por grandes dificuldades e provações (Pv 31.8-9). A Bíblia diz que tanto a morte como a vida estão no poder da língua, ou seja, você pode abençoar ou amaldiçoar alguém com suas palavras (Pv 18.21) então, escolha gerar impacto positivo quando se comunicar com as pessoas.

2.3 Tipos de Feedback que você pode usar. Se você fizer uma pesquisa, vai descobrir vários tipos de feedback mas, para esta lição vou falar de apenas dois que considero indispensáveis, o feedback positivo e o corretivo (alguns chamam de negativo, mas prefiro chamar de corretivo). O feedback positivo é o de reforço, que você usa para elogiar e incentivar a continuidade daquilo que está sendo bem feito. Já o feedback corretivo é usado para corrigir aquilo que não está sendo feito de forma adequada e, além disso, você ensina como se deve fazer (Mc 10.41-45). Geralmente, inicia-se com o feedback positivo, reforçando as coisas positivas, falando em seguida do que pode ser melhorado de forma clara, mas sem grosseria e, por fim, reforça o que vem sendo bem feito. 

III FORMAS EFICAZES DE MELHORAR A COMUNICAÇÃO

3.1 Seja humilde e esteja aberto a ouvir críticas. Se você deseja melhorar sua forma de se comunicar, você precisa conhecer melhor a si mesmo (Pv 3.13-15) e conhecer melhor as pessoas com quem está se comunicando. Esse é o primeiro passo. O segundo passo é aprender a lidar com as críticas e crescer por meio delas. Muitas pessoas serão sinceras e lhe dirão onde você está errando e o que fazer para melhorar se você lhes pedir isso. Infelizmente, muitos líderes não sabem lidar bem com as críticas e perdem excelentes oportunidades de crescimento e melhoria por causa do orgulho e porque não aceitam críticas honestas e sinceras. Um líder que não aceita críticas é como um motorista a caminho do precipício que ignora as pessoas lhe dizendo para não seguir em frente. Que esse tipo de líder não seja você (Jo 13.7-9).

3.2 Aprenda a se conectar com as pessoas. Um dos erros mais comuns que algumas pessoas cometem é não tentar se conectar com as pessoas com quem ele conversa, fazendo as pessoas se sentirem constrangidas e desrespeitadas. Durante uma entrevista na qual eu estava como observador, um candidato ficou mexendo no seu celular enquanto o diretor da área o entrevistava. Quando a entrevista encerrou e o rapaz saiu, o diretor avisou aos presentes: esse daí já pode cortar. Quer se conectar com as pessoas? Use mais a escutatória do que a oratória, escute mais e fale menos. Outra dica: coloque-se no lugar do outro, preste atenção ao que ele diz para entender o que ele sente para ganhar o seu respeito (Jo 4.11-19). E, por último, não fique querendo impor sua visão à força porque você vai afastar em vez de atrair ouvintes.

3.3 Aprenda a ouvir o que não é dito. Você sabia que a maior parte de uma comunicação é formada por coisas que não são ditas? A postura, a forma de se vestir, o tom de voz, os gestos e a forma de olhar chamam tanto a atenção do público como aquilo que é dito. Se você quer ser um bom comunicador, siga o exemplo de Jesus e aprenda a fazer as perguntas que as pessoas querem saber qual é a resposta. Jesus era exímio em fazer perguntas interessantes e chamou a atenção das pessoas para isso ainda criança (Lc 2.46,47). Outra característica de Jesus que vale a pena imitar é adaptar o discurso ao nível dos ouvintes (Mt 13.34,35). Por último, fale com simplicidade e naturalidade que você vai cativar seus ouvintes e, mais importante, eles vão entender e gostar do que você tem para lhes dizer.

CONCLUSÃO

É muito mais fácil obter sucesso em praticamente qualquer área da vida quando você sabe se comunicar bem. Todavia, o fato é que muitas pessoas enfrentam muitas dificuldades quando tentam se comunicar com os outros. Quem se comunica bem consegue se fazer entender e se aproximar com mais facilidade das pessoas. Porém, se há dificuldades na comunicação, muitos problemas surgem: desentendimentos, discussões, gerando um clima familiar, ministerial ou profissional desagradável. E, geralmente, a inabilidade em saber se comunicar é associada à falta de competência profissional, por isso você deve investir para melhorar sua comunicação pessoal.

Próxima lição: LIÇÃO 07: UM LÍDER DE VERDADE NÃO SE ESQUIVA DE TOMAR DECISÕES DIFÍCEIS

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!