LIÇÃO 08: CREDIBILIDADE, A ÚNICA MANEIRA DE CONQUISTAR CORAÇÕES – Parte II

  • Home
  • Artigos
  • LIÇÃO 08: CREDIBILIDADE, A ÚNICA MANEIRA DE CONQUISTAR CORAÇÕES – Parte II
powerful-words

Leia a Parte I aqui

II O MUNDO CLAMA POR LÍDERES ÍNTEGROS

2.1 As pesquisas revelam. James Kouzes e Barry Posner, em seu livro Credibilidade (2012) falam sobre uma pesquisa que foi realizada em vários países do mundo em três momentos distintos: 1987, 2002 e 2010. Dentre 20 qualidades admiráveis nos líderes, a honestidade foi a que mais se sobressaiu na votação. As outras quatro mais votadas foram visionário, inspirador, competente e inteligente. Perceba que o mundo clama por líderes honestos e íntegros não é de hoje. Saul foi um líder que, ao se mostrar indigno de confiança, perdeu tudo (1 Sm 15.11). Grandes líderes religiosos, políticos e empresariais caíram porque seus liderados perderam a confiança que depositavam em sua liderança. A confiança é o maior bem que alguém pode ter e deve ser guardado como a menina dos seus olhos (Pv 31.11).

2.2 As organizações precisam. Warren Buffett disse certa vez que quando você for procurar alguém para trabalhar para você, busque por essas três qualidades: integridade, inteligência e energia. Mas lembre-se que se a pessoa não tiver a primeira, as outras duas vão destruir você. Balaão é um exemplo de líder lembrado porque não agiu com integridade diante de Deus (Nm 22.32) e foi morto por causa disso (Js 13.22). Ele poderia ter deixado um legado de honestidade, mas ficou marcado pela desonestidade e pela forma traiçoeira de agir (Ap 2.14). O apóstolo Paulo nos exorta a escolhermos líderes fiéis, ou seja, confiáveis e honestos, para estarem à frente da obra de Deus (2 Tm 2.2). A igreja precisa de líderes íntegros para que goze de credibilidade junto à sociedade.

2.3 Os liderados confirmam. Poucos sabem, mas quem decide quem será o líder são os liderados. E como se dá esse processo de escolha? Um líder não é escolhido ao acaso ou por imposição, mas porque os liderados enxergam nele uma pessoa capaz de levá-los a um novo patamar ou a suprir uma necessidade que eles possuem. Davi é um bom exemplo de líder que o povo enxergou nele essas qualidades (1 Sm 18.5 e 22.2). Liderança não se impõe, ela é conquistada e, nos momentos de crise, é posta à prova e, se genuína, aprovada. Josué é outro excelente exemplo de líder cujos seguidores aprovavam sua liderança e o seguiam confiantemente (Js 10.7-9). Se você quer saber se um líder tem crédito junto aos seus liderados, basta ver se eles o seguem em suas decisões.

III PERDER A CREDIBILIDADE É…

3.1 Jogar o próprio nome no lixo. A Bíblia nos apresenta inúmeros exemplos de pessoas que decidiram jogar para o alto o que haviam conquistado no passado e depositar seu nome na lata do lixo da História. Os filhos de Samuel, homem conceituado e respeitado, optaram por seguir um caminho diferente do pai e não tinham qualquer credibilidade junto ao povo (1 Sm 8.1-5). Saul, o primeiro rei de Israel, é um exemplo clássico de como alguém pode destruir uma boa reputação junto ao povo devido à perda de sua integridade e intimidade com Deus. Saul começou bem, aclamado pelo povo (1 Sm 10.24) mas terminou sua carreira de forma vergonhosa para um rei valente (1 Sm 31.4). Demas, outrora companheiro de Paulo, também optou pelo amor mundano e jogar seu nome na sarjeta (2 Tm 4.10).

3.2 Destruir o que foi feito antes. O reino de Israel começou, mal mas começou, com Saul como vimos nos tópicos anteriores. Então veio Davi, unificou as tribos e consolidou seu reinado em termos de poderio econômico, militar e de influência em toda a região circunvizinha (2 Sm 7.1-3). Quando Salomão assumiu, deu sequência aos acertos que seu pai vinha fazendo e expandiu o reino para o seu apogeu graças à bênção que Deus derramou sobre ele e seu governo (Ec 1.16). Porém, Salomão não foi totalmente íntegro e Deus prometeu juízo por causa dessa ingratidão e rebeldia (1Rs 11.11). Então veio o esfacelamento do reino causado pelo orgulho de seu filho Roboão (1Rs 12.16) e ali teve início a derrocada daquele outrora reino tão admirável e próspero. A falta de integridade desmorona tudo o que foi construído no passado.

3.3 Sabotar o futuro de todos. Um bom líder é aquele que leva seus liderados para outro patamar, é capaz de fazer que eles cheguem aonde desejam chegar. Alguns poucos líderes são excepcionais a ponto de conduzir seus liderados a lugares que eles não se imaginavam capazes de chegar. Esse tipo de líder abre caminhos e pavimenta o futuro de todos, pois a integridade e a confiança são os ingredientes principais da credibilidade e os requisitos de um futuro promissor e próspero. Porém, líderes que abrem mão de sua fidelidade e integridade estão condenando seus liderados a um futuro incerto e sombrio. A grande maioria dos reis de Israel (Reino do Norte) agiu assim até que, finalmente, Deus se irou e os rejeitou de tal modo até expulsá-los completamente de sua presença (2 Rs 17.20-23). 

CONCLUSÃO

Hoje aprendemos a importância da credibilidade para a reputação de um líder, como ser íntegro, confiável e ser um homem (ou mulher) de palavra impacta seu legado e pode ser tanto um catalisador como um obstáculo para seu sucesso. Vimos, também, que a integridade é um clamor geral, que não é apenas a igreja mas o mundo clama por líderes em que se possa confiar. E, por fim, pudemos ver os grandes males que a falta de integridade de um líder causa na vida das pessoas, das organizações e até mesmo de nações inteiras. A credibilidade é resultado direto do caráter de um líder. Zele de seu caráter e deixe Deus cuidar de sua reputação que tudo se encaixa.

Próxima lição: LIÇÃO 09: O LÍDER EFICAZ INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE SEUS COLABORADORES

 

Que tal receber um aviso quando sair algo novo e interessante no blog?

Cadastre seu email e receba artigos que vão abençoar seu dia!

Tags:

Wallace

Just another little servant of the Lord Jesus Christ. Apenas mais um pequeno servo do Senhor Jesus Cristo. Editor do blog Desafiando Limites (https://wallysou.com). Crítico do cristianismo evangélico da prosperidade e pensador cristão amador.

Faça seu comentário e enriqueça o post!

Olá, agradecemos sua visita e seu comentário. Sua opinião enriquece a discussão e é importante para nós, obrigado!